Uma Professora de Belezas

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 

A aposentadoria de Maria Izabel causou tristeza na pequena cidade do interior de São Paulo onde, há muitas décadas, lecionava. Todos os moradores da cidade, de uma maneira ou de outra, foram seus alunos e era impossível não se encantar com as aulas de matemática, que transformando números em brinquedos conquistava a todos, mas sobretudo, nas aulas de sextas-feiras, quando terminava o trabalho com os conteúdos curriculares uma hora mais cedo para ensinar beleza.

Afirmando sempre que sentidos educados percebem bem mais, saía com sua classe pelo pátio, pela estrada, pelo pasto e pela mata mostrando o encantamento das cores e dos aromas, com paciência revelando o segredo da estética para se descobrir o belo. O tato e o paladar, o olfato e a visão eram explorados para descobrirem a presença de Deus em cada folha, o registro do belo em cada momento.

Ao mudarem de série e não mais terem aulas com Maria Izabel, os alunos haviam se transformado para sempre, descobrindo belezas em cada passo, encantamentos em toda parte. Sem nem mesmo saber transformaram-se pelas singelas lições de ética e de estética que acolhiam pelas serras e pelos campos que aprendiam a olhar. Para seus alunos os regatos e as cachoeiras, as flores do mato e os velhos troncos, os caminhos pisados e os campos arados se faziam paisagens de beleza infinda, tristemente oculta para sentidos sem seu habitual treino e que por isso confundiam “olhar” com “ver”, “escutar com ouvir”, “falar” com “dizer”.


Celso Antunes
Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências Humanas e Especialista em Inteligência e Cognição; Membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (UNESCO); Embajador de la Educacion – Organización de Estados Americanos; colaborador emérito do Exército Brasileiro; sócio fundador do Todos pela Educação - Sociedade Civil que reúne lideranças sociais, representantes da iniciativa privada e educadores; autor de cerca de 180 livros e consultor de diversas revistas especializadas em Ensino e Aprendizagem; ministrou palestras e cursos em todos os estados do país, mais de 500 municípios; ministrou palestras e cursos na Argentina, Uruguai, Peru, México e outros países.
Email: celso@celsoantunes.com.br
Site: www.celsoantunes.com.br




Mais textos deste colunista:
Quem ama o feio... ou Darwin que disse
Se assim somos é porque assim imitamos
O cérebro e a sala de aula
Deficiência
Alienação
Cuidado! O nazismo pode estar voltando...
Um "ET" em minha sala (I) - O que aprender
A criança e o mundo dos números
Ensinar o que? II
Competências do Ensino Médio
Saber fazer é bom, saber porque fazer é mais...
Ser leitor
A disciplina em sala de aula
Margarida
Olhar Empático do Mestre
Um sol que não tem tamanho
Um Programa Alternativo
Os Bichos e os Homens
Cérebro Adolescente
Por que ensinar valores?
Nesta escola não existe...
Bota a gente calça e calça a gente bota...
A Plástica e a Caminhada
Por que as crianças se estressam?
O Espaço Tenebroso
Dificuldade de Aprendizagem ou de Sensibilidade?

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 7.247.536 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.