√Āgua, l√≠quido precioso

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
Silvestre Gonçalez
silvestre@desktop.com.br
 

Desde a criação do mundo segundo a Bíblia já havia água no Planeta Terra. No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

A √°gua √© fonte de vida. Desde a nossa gesta√ß√£o, no √ļtero de nossa m√£e, j√° estamos envoltos em √°gua, mais de 70% do nosso corpo √© composto de √°gua.

A superfície de nosso planeta é constituída por apenas 30% de terra firme. Os outros 70% são de água, só que cerca de 97% é água salgada, restando apenas 3% de água doce e apenas 0,6% está disponível na superfície dos rios e lagos para consumo. O restante está congelado nos pólos, ou na forma de vapor d’água na atmosfera ou em lençóis freáticos.

Para que a √°gua possa ser consumida ela passa por v√°rios processos. Primeiramente come√ßa a retirada da √°gua dos rios, lagos, represas ou subsolo, depois √© submetido a v√°rios tratamentos segundo os padr√Ķes internacionais para consumo, somente ap√≥s esses processos serem realizados e testados quanto √† qualidade, a√≠ sim que ir√° abastecer as resid√™ncias, hospitais, escolas, ind√ļstrias e com√©rcio em geral. A √°gua √© essencial em todas as atividades humanas: alimenta√ß√£o, higiene, transporte, lazer, processos industriais, comerciais e agr√≠colas. E ainda, atrav√©s da √°gua se move turbinas para gera√ß√£o de eletricidade.

‚ÄúCuidar da √°gua √© cuidar da Natureza, da vida na Terra e, especialmente do ser humano‚ÄĚ, temos que trabalhar a favor da natureza n√£o contra ela. Para muitos a √°gua de boa qualidade s√≥ ter√° valor quando um dia acabar, quem sabe at√© l√° ser√° tarde demais. Por isso, o uso racional da √°gua se faz necess√°rio. Muitas pessoas reclamam quando falta √°gua nas torneiras, mas quando o precioso l√≠quido chega √†s casas esquecem de economizar.

Infelizmente os nossos rios são usados para escoamento de esgotos domésticos e industriais. A selva de pedra em que vivemos gera redução de áreas de infiltração de água no solo, produzindo com isso enchentes. O desmatamento próximo às margens dos rios também contribuem para a erosão do solo. Sem vegetação nos morros, as águas das chuvas em vez de entrarem no solo e irem alimentar os mananciais, correm rapidamente para os rios provocando enchentes nas cidades.

Pra se ter uma pequena ideia da import√Ęncia da √°gua em nosso corpo, foi provado que podemos ficar at√© 5 minutos sem respirar, at√© 35 dias sem comer, mas morremos em uma semana se n√£o ingerirmos l√≠quidos.

As perdas de √°gua tratada que passam pelas tubula√ß√Ķes variam de 40% a 60% , quando deveriam variar de 5% a 15% como nos pa√≠ses desenvolvidos, isso acontece por falta de investimento, pois as tubula√ß√Ķes al√©m antigas est√£o deterioradas. Segundo a Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde, cada d√≥lar investido em saneamento b√°sico significa uma redu√ß√£o de quatro d√≥lares nas despesas hospitalares.

Existe uma previs√£o que o nosso planeta atingir√° 8 bilh√Ķes de habitantes at√© 2025. Muitos n√£o estar√£o aqui para presenciar este fato, mas os conflitos decorrentes da utiliza√ß√£o do precioso l√≠quido ser√£o inevit√°veis.
Em alguns países, as fontes de água são disputadas diariamente, como no Oriente Médio, onde dominar a água é estopim de guerras desde a antiguidade. Israelenses e palestinos lideram as disputas.

Quando se fala em substitui√ß√£o do combust√≠vel f√≥ssil para mover carros, ind√ļstrias, trens, etc., v√°rias alternativas aparecem, como o etanol, e√≥lica, c√©lula de hidrog√™nio, energia solar e nuclear. Agora para substituir a √°gua √© praticamente imposs√≠vel.

O que fazer para evitar o desperdício de água? Passo alguns exemplos simples: não lavar calçada ou automóvel em casa; não deixar torneira pingando; utilize um regador para molhar as plantas; mantenha as torneiras das pias e do chuveiro fechadas enquanto faz a barba, escova os dentes e se ensaboa. Se não tomarmos os devidos cuidados quanto à utilização da água, fatalmente a escassez aumentará cada dia. Vamos ser mais responsáveis.


Silvestre Gonçalez
Jornalista, publicit√°rio, p√≥s‚Äďgraduado em Administra√ß√£o e Marketing.
Email: silvestre@desktop.com.br




Mais textos deste colunista:
Passado no presente
Palavras
Sonhos
Maldade
Destacar-se
Distanciamento
Planejamento
Teimosia
Confiança
Escolha
Perseverança
Gratid√£o
Esperança
Valorize-se
Humildade
Ansiedade
Desapego
A tecnologia nos distancia
Aproveitando as oportunidades do Marketing
Removendo as m√°scaras
Novo perfil econ√īmico de Sumar√©
Os perigos das redes sociais
Uma paix√£o nacional
Um recado aos políticos
Presente de Natal
Superando suas metas
Afinal, qual é o seu talento?
Inimigo dos relacionamentos
Deserto financeiro
O impacto do des√Ęnimo
Atitudes de algumas pessoas
Não ceder à corrupção
Escassez de profissional especializado
Investindo no futuro
Fazendo uma fezinha
Déficit habitacional na RMC
Nota fiscal solid√°ria
Energia com sustentabilidade
Como é bom ser brasileiro
Perigo no tr√Ęnsito
A inveja destrói
Você é feliz no seu trabalho?
Use a raiva a seu favor
Chega de empurrar com a barriga
Em busca do conhecimento
Traçando objetivos
Pra que sofrer?
Superando as adversidades
Aproveitando melhor o tempo
Quebrando a rotina
O valor da disciplina
A intoler√Ęncia com os outros
Reta final
Você decidiu em quem votar?
Voto Regional
Meu voto não tem mistério
Faça parte dessa história
Por que Sumaré merece ter Deputado?
Networking gera benefícios e amplia relacionamentos
O perigo da murmuração
O que faz um deputado?
Espírito empreendedor
Em quem voc√™ votou nas √ļltimas elei√ß√Ķes?
O prazer em viajar
Entre vitórias e derrotas
As aparências enganam
Ecologicamente correto
A experiência de um sábio
Acreditar é diferente de confiar
Política se discute?
A Influência da Assessoria na Liderança
Os olhos n√£o mentem
Fale menos, faça mais
2012 ser√° o fim do mundo?
Crescimento desorganizado provoca rea√ß√Ķes da natureza
Aos meus amigos
Sustentabilidade para garantir futuras gera√ß√Ķes
Natal, presente de Deus

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.741.098 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.