Espírito empreendedor

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
Silvestre Gonçalez
silvestre@desktop.com.br
 


Alegro-me muito quando vejo pessoas com vontade de vencer na vida. A garra com que elas se empenham para conquistar e atingir os seus alvos chega a nos contaminar. Todos nós temos sonhos e para se tornar realidade deverá transformá-los em projetos.

Para conseguir o ideal desejável é importante não deixar com que as nuvens negras dominem o ambiente onde se atua caso contrário isso criará uma atmosfera negativa.

Por exemplo, um empreendedor sem direção, sem projetos, sem sonhos é como uma águia com as asas cortadas. Um empreendedor com objetivos bem definidos terá quer ter determinação, obstinação, perseverança, decisão, persistência e garra. Quem tem objetivo aumenta a sua motivação e é muito mais feliz. A concorrência sempre será acirrada, portanto fazer o melhor é primordial. Muitos estarão torcendo para que não tenha sucesso, desembaraçar-se do que atrapalha é fundamental para conseguir a vitória. Nunca compartilhe o seu projeto (sonhos) com pessoas incrédulas, pessimistas e invejosas.

Empresários bem sucedidos deveriam passar as suas experiências de acertos e erros para os futuros jovens empreendedores, estimulando-os dessa forma para que vejam como se saíram bem em algumas ações e como erraram feio em outras ocasiões, dando assim uma noção de como administrar uma empresa. Caso o jovem empreendedor não tenha essa facilidade de ouvir ou conhecer esses empresários bem sucedidos, é importante que ele participe de congressos e leia muitos livros sobre o assunto.

As pessoas com espírito empreendedor são aquelas que acreditam e vão em frente realizando os seus sonhos (projetos). O princípio de um bom empreendedor é ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas.

No Brasil, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 57,3% dos empregos formais e respondem por aproximadamente 2,2% das exportações e 20% do PIB. A formação de novas empresas gera empregos, distribui renda e cria oportunidades.

Não tenho dúvida nenhuma que o Brasil ainda tem a necessidade de formação de jovens empreendedores para atender à demanda que o mercado exige. Mas por outro lado eles precisam de estímulos para seguir em frente.

A maioria das faculdades com os cursos de administração insiste nos seus currículos a formação de gerentes de grandes empresas privadas, quanto ao jovem empreendedor e a pequena e média empresas são tratados com pouca ênfase. Com isso, a maioria dos estudantes pensa em trabalhar nesses grandes setores, deixando para trás o seu lado empreendedor. Se estes estudantes recebessem estímulos ao empreendedorismo certamente resultariam na formação de um profissional diferenciado.

Com mais esclarecimentos estes profissionais poderiam criar empreendimentos inovadores e proporcionar oportunidades de trabalho e realização profissional para outros trabalhadores. E com isso exercer muito mais a sua criatividade, autonomia e liderança, ocupando futuramente um lugar de destaque na nossa sociedade.


Silvestre Gonçalez
Jornalista, publicitário, pós–graduado em Administração e Marketing.
Email: silvestre@desktop.com.br


Comentários deste artigo:
VLAJ(@)
03/06/2010 - 15:27
Oi Silvestre, gostei deste artigo e concordo quando diz que temos que ter muita garra para conquistar nossos objetivos e sonhos.
Estou comentando seu artigo também para lhe informar que já está funcionando este sistema de comentários. rs. Abraço.


Mais textos deste colunista:
Passado no presente
Palavras
Sonhos
Maldade
Destacar-se
Distanciamento
Planejamento
Teimosia
Confiança
Escolha
Perseverança
Gratidão
Esperança
Valorize-se
Humildade
Ansiedade
Desapego
A tecnologia nos distancia
Aproveitando as oportunidades do Marketing
Removendo as máscaras
Novo perfil econômico de Sumaré
Os perigos das redes sociais
Uma paixão nacional
Um recado aos políticos
Presente de Natal
Superando suas metas
Afinal, qual é o seu talento?
Inimigo dos relacionamentos
Deserto financeiro
O impacto do desânimo
Atitudes de algumas pessoas
Não ceder à corrupção
Escassez de profissional especializado
Investindo no futuro
Fazendo uma fezinha
Déficit habitacional na RMC
Nota fiscal solidária
Energia com sustentabilidade
Como é bom ser brasileiro
Perigo no trânsito
A inveja destrói
Você é feliz no seu trabalho?
Use a raiva a seu favor
Chega de empurrar com a barriga
Em busca do conhecimento
Traçando objetivos
Pra que sofrer?
Superando as adversidades
Aproveitando melhor o tempo
Quebrando a rotina
O valor da disciplina
A intolerância com os outros
Reta final
Você decidiu em quem votar?
Voto Regional
Meu voto não tem mistério
Faça parte dessa história
Por que Sumaré merece ter Deputado?
Networking gera benefícios e amplia relacionamentos
O perigo da murmuração
O que faz um deputado?
Em quem você votou nas últimas eleições?
Água, líquido precioso
O prazer em viajar
Entre vitórias e derrotas
As aparências enganam
Ecologicamente correto
A experiência de um sábio
Acreditar é diferente de confiar
Política se discute?
A Influência da Assessoria na Liderança
Os olhos não mentem
Fale menos, faça mais
2012 será o fim do mundo?
Crescimento desorganizado provoca reações da natureza
Aos meus amigos
Sustentabilidade para garantir futuras gerações
Natal, presente de Deus

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 6.982.681 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.