Política no Brasil é tema de deboche

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
Mariana Dorigatti
maridorigatti@gmail.com
 



Nas ruas, no mercado, no trabalho... está todo mundo comentando. A política no Brasil virou tema de deboche na voz do humorista e também candidato a deputado federal, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca.

O que para alguns pode ser considerado uma afronta ao Congresso Nacional e ao poder público em geral, para outros representa apenas uma gozação de alguém que já desacreditou na seriedade da política brasileira.

Mas a piada vira problema e atinge proporções desastrosas quando uma parcela de eleitores que não são engajados politicamente decide indicar, “por brincadeira”, personagens como o Tiririca, cujos concorrentes inclui-se o estilista Ronaldo Ésper e o ex-pugilista Maguila, além de cantores e “mulheres-fruta”. É um show de talentos no horário eleitoral gratuito!

E assim, movidos por uma insatisfação geral, milhares de cidadãos desperdiçam seu voto, indicando um personagem cômico, sem nenhuma história na política, a exemplo do que aconteceu com o ex-deputado federal Clodovil Hernandes, que foi eleito com 493.951 de votos, ou seja, foi o terceiro deputado mais votado do país.

Sabemos que escolher um candidato não é tarefa fácil, independente do cargo, mas não podemos partir pro tudo ou nada, assim como não podemos perder a esperança de que um dia esta realidade será mudada.

Portanto, não vamos desperdiçar nosso voto, pois, apesar de muitas vezes merecer o deboche, política é coisa séria.





Mariana Dorigatti
Bacharel em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Produtora do videodocumentário “Opção Camelô”, que retrata a realidade em que vive o trabalhador informal de Campinas (2º colocado no II Prêmio Bosch de Talentos em Comunicação). Atua no jornalismo como repórter, assessora de imprensa, editora e colunista.
Email: maridorigatti@gmail.com




Mais textos deste colunista:
O vendedor de histórias
A míope
Natal é tempo de renovação
Crônica: Adelaide
Primavera está chegando
Fanatismo musical
Como perder um grande amor
A síndrome de Peter Pan

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 10.238.853 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.