Sustentabilidade para garantir futuras gera√ß√Ķes

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
Silvestre Gonçalez
silvestre@desktop.com.br
 

N√£o vai demorar muito tempo √† humanidade ter√° que mudar radicalmente a sua forma de encarar a natureza. O ritmo desenfreado em agredir o meio ambiente e explorar os recursos naturais colocar√° em breve a sua pr√≥pria exist√™ncia em perigo, caso n√£o reveja urgentemente o seu conceito e a forma de encarar e interferir no meio ambiente. As altera√ß√Ķes clim√°ticas no mundo j√° est√£o nos afetando e nos assustando. As precau√ß√Ķes devem ser tomadas urgentemente quanto √† preserva√ß√£o, pois √© quest√£o de vida ou morte.

A mídia tem alertado frequentemente quanto à responsabilidade de todos em preservar o meio ambiente, mas muitos ainda não assimilaram esse conceito e continuam agredindo o planeta. Não será muito fácil mudar os costumes de alguns países, onde as pessoas valem mais pelo que elas possam consumir e pelo que elas têm do que pelos exemplos que elas podem dar quanto à preservação do meio em que vivem.

A terra n√£o ag√ľenta mais esse ritmo atual de consumo e da maneira como vivemos, explorando os recursos naturais sem consci√™ncia. Eu sei que as coisas n√£o mudar√£o da noite para o dia, mas tamb√©m n√£o podemos mais esperar. Precisamos ter consci√™ncia da preserva√ß√£o e √© importante que as crian√ßas aprendam desde j√° cuidar do meio ambiente com sustentabilidade. O tema sustentabilidade est√° sendo debatido em todos os cantos do mundo, por se tratar de um assunto que afeta diretamente a vida do planeta e por conseq√ľ√™ncia a continuidade da exist√™ncia da esp√©cie humana.

E o que √© sustentabilidade? E pra que serve? Sustentabilidade √© o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gera√ß√£o atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gera√ß√Ķes, ou seja, √© o desenvolvimento sustent√°vel que n√£o esgota os recursos para o futuro.

Para que as coisas comecem a dar certo temos que ter algumas atitudes sustentáveis, tais como: reciclar os plásticos, embalagens, papéis e latas, não queimar lixo, economizar água, energia elétrica e outros combustíveis, não consumir produtos extraídos ou fabricados através de meios prejudiciais a natureza. Agindo assim criará em sua volta uma onda que influenciará outras pessoas a tomarem as mesmas medidas

√Č um sonho, mas ainda tenho uma esperan√ßa em ver uma melhora no planeta atrav√©s das energias alternativas ou renov√°veis como as hidroel√©tricas, e√≥lica, oce√Ęnica, solar, geot√©rmica e a biomassa, essas energias s√£o obtidas de fontes naturais praticamente inesgot√°veis. Porque o combust√≠vel f√≥ssil, al√©m de ser altamente poluente causa um grande impacto ambiental e um dia ir√° se esgotar.

O uso desenfreado desses produtos tem mudado substancialmente o meio ambiente causando um desequil√≠brio como, degelo nos p√≥los, chuvas √°cidas, mudan√ßas clim√°ticas, desequil√≠brio t√©rmico do planeta e envenenamento da natureza. O perigo est√° √† porta, depende de cada um conscientizar-se da necessidade em cuidar do nosso ‚Äúhabitat‚ÄĚ.


Silvestre Gonçalez
Jornalista, publicit√°rio, p√≥s‚Äďgraduado em Administra√ß√£o e Marketing.
Email: silvestre@desktop.com.br




Mais textos deste colunista:
Passado no presente
Palavras
Sonhos
Maldade
Destacar-se
Distanciamento
Planejamento
Teimosia
Confiança
Escolha
Perseverança
Gratid√£o
Esperança
Valorize-se
Humildade
Ansiedade
Desapego
A tecnologia nos distancia
Aproveitando as oportunidades do Marketing
Removendo as m√°scaras
Novo perfil econ√īmico de Sumar√©
Os perigos das redes sociais
Uma paix√£o nacional
Um recado aos políticos
Presente de Natal
Superando suas metas
Afinal, qual é o seu talento?
Inimigo dos relacionamentos
Deserto financeiro
O impacto do des√Ęnimo
Atitudes de algumas pessoas
Não ceder à corrupção
Escassez de profissional especializado
Investindo no futuro
Fazendo uma fezinha
Déficit habitacional na RMC
Nota fiscal solid√°ria
Energia com sustentabilidade
Como é bom ser brasileiro
Perigo no tr√Ęnsito
A inveja destrói
Você é feliz no seu trabalho?
Use a raiva a seu favor
Chega de empurrar com a barriga
Em busca do conhecimento
Traçando objetivos
Pra que sofrer?
Superando as adversidades
Aproveitando melhor o tempo
Quebrando a rotina
O valor da disciplina
A intoler√Ęncia com os outros
Reta final
Você decidiu em quem votar?
Voto Regional
Meu voto não tem mistério
Faça parte dessa história
Por que Sumaré merece ter Deputado?
Networking gera benefícios e amplia relacionamentos
O perigo da murmuração
O que faz um deputado?
Espírito empreendedor
Em quem voc√™ votou nas √ļltimas elei√ß√Ķes?
√Āgua, l√≠quido precioso
O prazer em viajar
Entre vitórias e derrotas
As aparências enganam
Ecologicamente correto
A experiência de um sábio
Acreditar é diferente de confiar
Política se discute?
A Influência da Assessoria na Liderança
Os olhos n√£o mentem
Fale menos, faça mais
2012 ser√° o fim do mundo?
Crescimento desorganizado provoca rea√ß√Ķes da natureza
Aos meus amigos
Natal, presente de Deus

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 7.065.304 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.