Marketing para Pessoas Empreendedoras

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Maurício Góis
contato@mauriciogois.com.br
 

As 10 a√ß√Ķes essenciais da vit√≥ria

Durante décadas o marketing viveu na Era da Incerteza.

Era um momento bom para os empreendedores, pois incerto era tudo o que poderia dar
errado. Para ter sucesso bastava fazer planejamento estrat√©gico, perguntando: - que a√ß√Ķes
vamos implementar se, por acaso, o plano A n√£o der certo e a vaca for para o brejo?

Estrat√©gia, ent√£o, era fazer exerc√≠cios de futurologia transformando dados em previs√Ķes e
certeza subjetiva em incerteza objetiva. Espiar o futuro dava lucro.

Mas, hoje, vivemos na Era da Imprevisibilidade Louca. Chegou a Era do Caos.

√Č um momento ruim, pois a imprevis√£o total faz a estrat√©gia paralizar, a t√°tica empacar e o
medo tomar conta. Mas diante deste quadro, o que um empreendedor pode fazer? Vejamos
algumas coisas essenciais:

1. Duvide das declara√ß√Ķes cl√°ssicas infal√≠veis. Uma empresa, rec√©m chegada no Brasil,
duvidou que o melhor argumento para se vender amaciantes era o ‚Äúbranco total radiante‚ÄĚ,
paradigma tido como verdade até pelas agências de propaganda. A empresa questionou -
Ora, quando uma dona de casa lava uma roupa branca, ela fica admirando o branco alvo ou
cheira a roupa e sente o odor de limpeza? Colocaram mais perfumes nos amaciantes e as
vendas dispararam. Duvidar para crescer, - este é o novo desafio dos empreendedores.

2. Esqueça o segmento e busque nichos. Mulheres, - é segmento. Mulheres grávidas, - é
nicho. Mulheres que se engravidaram aos 45 anos, - é um super nicho. Hoje, quem não tiver
um nicho, ter√° um lixo de mercado. Descobrir e encantar nichos d√° mais resultados que
vender para segmentos. Quanto menor você for, - maior você será. Para isso, use o
Database marketing para conversar com seu p√ļblico-alvo. √Č o seu desafio para crescer.

3. Conquiste vantagem competitiva. Você ainda faz isso, basicamente, com preço baixo e
diferencia√ß√£o. N√£o ganha mais quem √© melhor e, sim, diferente. Ser percebido como √ļnico
em alguma coisa é o seu desafio diante da concorrência predatória, nem que seja com senso
de humor: Meu caldo de galinha √© o √ļnico que cont√©m corococ√≥. Crie posicionamento, pois
a batalha continua sendo pela mente do cliente.

4. Tenha pesquisa numa mão e intuição na outra. Pela pesquisa a cama é o lugar mais
perigoso do mundo, pois é onde mais se morreu até hoje. O empreendedor de sucesso sabe
que pesquisa sem intuição é fracasso. E intuição sem pesquisa é derrota. Seu desafio é
acreditar em seus palpites.

5. Não use míssel para matar minhocas. Para a maioria dos empreendedores o que mais
funciona ainda é a mídia seletiva, o marketing direto, mala direta e telemarketing com
enfoques novos. Obtenha uma resposta direta de seu cliente e mantenha um di√°logo de
relacionamento..

6. Adote o cardiomarketing. O mundo mudou mas o coração humano continua carente de
reconhecimento e afeto, portanto, não satisfaça, deslumbre; não venda, seduza.

7. Transforme subordinados em parceiros de sedução. A razão é simples: funcionários
encantados encantar√£o clientes desencantados. Primeiro seduza os seus, depois os de fora.
Vale lembrar: Peter Drucker já dizia: - dentro de uma empresa só existem custos e
expectativas. O lucro est√° l√° fora.

8. Preocupe-se com uma causa, - não com seu negócio. Há empreendedores que se
desesperam: - Será que a internet vai destruir meu negócio? Ora, com essa pergunta errada,
você mostra que está orientado para você mesmo, não para o mercado e que não tem
voca√ß√£o para servir. A atitude certa √©: - √ďtimo, a internet cresce, √© mais um canal de
alternativa para eu atender meu amado cliente. Se você não estiver centrado e concentrado
na mudança, - você vai desaparecer ou comer muita poeira.

9. Irrite-se positivamente, pois a criatividade nasce da ang√ļstia. Um marido se irritou
quando viu sua esposa limpando a orelha do nenê com um palito de fósforos e inventou os
cotonetes. Um executivo se irritou, quando foi pagar a conta num restaurante e percebeu
que estava sem dinheiro vivo na carteira, e inventou o Diners Club. O êxito nasce da
irritação. Marketing ainda é a administração da criatividade.
Para vencer os desafios que virão atualize paradigmas, seja fanático pela inovação contínua,
desenvolva uma emoção competitiva e troque o medo do futuro pelas ferramentas certas.

10. Tenha o slogam do empreendedorismo vencedor: Micro pode ser minha empresa,
- não minha cabeça. Com iniciativa, capital intelectual, poder de foco, ética e moralidade,
auto-estima de vencedor, auto-imagem de campe√£o, intelig√™ncia emocional para rela√ß√Ķes
humanas positivas, visão, missão e capacidade para encantar seus Clientes você chega lá
mais cedo. Para chegar além do topo do empreendedorismo excelente são necessárias mais
que 10 a√ß√Ķes. Mas essas 10 dar√£o a arrancada que voc√™ precisa para atingir o sucesso que
você merece.


Maurício Góis
Consultor filiado ao IBCO ‚Äď Instituto Brasileiro de Consultores de Organiza√ß√£o desde 1983.
Ficou conhecido nacionalmente como autor da obra ‚ÄúChefia e Lideran√ßa‚ÄĚ da IOB-INFORMA√á√ēES OBJETIVAS, um best seller na √°rea por quase uma d√©cada.

Email: contato@mauriciogois.com.br
Site: www.mauriciogois.com.br




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