O que é um wiki?

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
José Justino da Silva Filho
josejustinos@gmail.com
 

O que é um wiki

‚ÄúWiki‚ÄĚ √© um termo proveniente do idioma havaiano, que significa "r√°pido". Um Wiki √© um conjunto de p√°ginas na Internet que qualquer pessoa pode editar e aprimorar; √© uma esp√©cie de documento colaborativo. Pode-se editar qualquer p√°gina simplesmente clicando na op√ß√£o "editar p√°gina" no final desta.

Uma das caracter√≠sticas definitivas da tecnologia wiki √© a facilidade com que as p√°ginas s√£o criadas e alteradas - geralmente n√£o existe qualquer revis√£o antes de as modifica√ß√Ķes serem aceitas, e a maioria dos wikis s√£o abertos a todo o p√ļblico ou pelo menos a todas as pessoas que t√™m acesso ao servidor wiki. Por isso, em menos de dez anos o wiki se tornou uma ferramenta extraordin√°ria para a cria√ß√£o cooperativa de hipertextos.

√Ä primeira vista, todo mundo suspeita que um wiki rapidamente vai se transformar num verdadeiro caos, isto se n√£o for vandalizado de vez. Nada mais errado, felizmente! Algumas vezes, at√© pode se encontrar artigos feitos por pessoas que nem sempre s√£o especialistas no assunto, ou at√© vandalismo, substituindo o conte√ļdo do artigo. Por√©m, o intuito √©, justamente, que a p√°gina acabe por ser editada por algu√©m com mais conhecimentos. Existem press√Ķes sociais e normas da comunidade, mas talvez isso apenas n√£o constitua burocracia, pois qualquer pessoa pode fazer as altera√ß√Ķes que deseja. Nem o registro de usu√°rios √© obrigat√≥rio em todos os wikis. E as outras pessoas geralmente gostam disso. N√£o h√° engarrafamentos, qualquer pessoa entra no site e contribui para o seu progresso. O projeto se auto-policia. A supervis√£o editorial √© mais ou menos paralela √†s edi√ß√Ķes, o que acaba sendo muito eficiente.

Uso do wiki

O uso eficiente do wiki exige alguma prática e observação. Posteriormente, exige também alguma base teórica para melhor organizar as idéias.

Alguns mecanismos de edi√ß√£o wiki mais recentes suportam a edi√ß√£o "WYSIWYG" ("What You See Is What You Get", que significa basicamente "o que se v√™ √© o que ser√°"), geralmente com o suporte de um controle ActiveX ou um plug-in que traduz instru√ß√Ķes graficamente introduzidas como "negrito" ou "it√°lico" nas tags correspondentes de HTML. Em tais implementa√ß√Ķes, salvar uma edi√ß√£o corresponde ao envio de uma nova vers√£o HTML da p√°gina ao servidor, embora o usu√°rio seja preservado desse detalhe t√©cnico, uma vez que o c√≥digo √© gerado automaticamente, de forma transparente. Usu√°rios que n√£o possuem o plug-in necess√°rio podem, em geral, editar a p√°gina do mesmo modo, editando diretamente o texto em c√≥digo HTML. As instru√ß√Ķes de formata√ß√£o permitidas por um wiki variam consideravelmente, dependendo do mecanismo wiki utilizado.

Wikis simples permitem apenas a formata√ß√£o b√°sica, enquanto os mais complexos suportam tabelas, imagens, f√≥rmulas, ou at√© elementos interativos, como vota√ß√Ķes e jogos. Wikis s√£o verdadeiras m√≠dias hipertextuais, com estrutura de navega√ß√£o n√£o-linear. Cada p√°gina geralmente cont√©m um grande n√ļmero de liga√ß√Ķes para outras p√°ginas. P√°ginas com navega√ß√£o hier√°rquica s√£o freq√ľentemente usadas em grandes wikis, mas n√£o devem ser usadas. As liga√ß√Ķes s√£o criadas usando-se uma sintaxe espec√≠fica, o chamado "padr√£o link".

Dentro de um universo wiki, n√£o devem existir dois artigos com t√≠tulos repetidos, pois faz parte da filosofia wiki utilizar-se da tecnologia de armazenamento para ajudar a eliminar ambig√ľidades. Entretanto, o wiki tem a sensibilidade de distinguir mai√ļsculas de min√ļsculas como letras distintas para o armazenamento, o que pode facilitar a exist√™ncia de t√≠tulos repetidos, que difiram apenas nas letras mai√ļsculas e min√ļsculas. Al√©m disso, a pr√≥pria ambig√ľidade do idioma utilizado pode, facilmente, gerar artigos repetidos, at√© mesmo com t√≠tulos extremamente parecidos, diferenciados apenas pelo caps (ingl√™s para "mai√ļsculas e min√ļsculas", observado na maioria dos teclados ocidentais).

Criando novas p√°ginas

Podem-se criar novas p√°ginas fazendo refer√™ncias a documentos wiki: faz-se isso colocando duas (ou mais) palavras juntas, com mai√ļsculos e min√ļsculos combinados e nenhum espa√ßo entre elas ‚ÄúDesteJeito‚ÄĚ. Uma vez que a p√°gina √© salva, ela apresentar√° um link onde foi colocado um nome wiki que permite clicar nele e, caso aquela p√°gina ainda n√£o exista, edit√°-la. Tamb√©m podem se criar refer√™ncias a p√°ginas j√° existentes usando nomes wiki. H√° alguns softwares que viabilizam ou facilitam a cria√ß√£o, edi√ß√£o e uso de wikis, como MediaWiki, MoinMoin, UseModWiki e TWiki.

Conduta do usu√°rio

√Č considerada m√° educa√ß√£o alterar e estragar o trabalho de outras pessoas (Etiqueta Wiki). Mas como sempre h√° algu√©m que insiste fazer isso, a op√ß√£o √© que o criador do arquivo copie o banco de dados para seu computador. Tamb√©m h√° o hist√≥rico de altera√ß√Ķes, que permite ver o estado anterior das √ļltimas mudan√ßas. Mas o ideal mesmo √© cada um sempre ter uma c√≥pia do que colocou ali.

Exemplos de ‚Äúwikis‚ÄĚ

A Wikipedia √© um projeto para produzir uma enciclop√©dia de conte√ļdo livre que pode ser editada por todos. Come√ßou, formalmente, em 15 de Janeiro de 2001, e hoje √©, de longe, o wiki mais rico em informa√ß√£o. Em junho de 2004, a Wikipedia apresentava quase 300.000 verbetes (a Enciclop√©dia Britannica tem 100.000), que est√£o sendo traduzidos para aproximadamente 60 idiomas.

A qualidade da Wikipedia n√£o √© uniforme. Os verbetes que conseguem uma grande converg√™ncia de contribuintes atingem uma qualidade primorosa em pouco tempo. Outras p√°ginas s√£o mais ‚Äúpobres‚ÄĚ, mas todas est√£o numa curva de aprimoramento crescente. A Wikip√©dia existe gra√ßas √† entidade sem fins lucrativos Wikimedia Foundation. A Wikimedia opera v√°rios projetos em diversas l√≠nguas, sempre com conte√ļdo livre:

- wikiquote: coletanea de cita√ß√Ķes

- wiquinoticias: fonte de notícias livre

- wikidiversidade: Centro ilimitado do aprender

- wikicionario: Dicionário em várias línguas

- wikisource: Documentos originais livres

- wikilivros: Livros e manuais livres

- wikispecies: Diretório de espécies

- wikimedia commons: Imagens, sons e vídeos

- meta-wiki: Coordenação dos projetos

O Wikicion√°rio √© um dos projetos mais conhecidos, g√™meo da Wikip√©dia, que pretende, colaborativamente, criar um dicion√°rio livre e completo em todas as l√≠nguas. Esta palavra resulta da fus√£o do havaiano wiki e do latim dictionarium. A vers√£o do Wikicion√°rio foi criada a 12 de Dezembro de 2002. Alguns membros do projeto est√£o a planejar a integra√ß√£o das v√°rias vers√Ķes do Wikicion√°rio em idiomas diferentes num Wiki s√≥.

Fonte: http://www.fafich.ufmg.br


José Justino da Silva Filho
Formado em t√©cnico em inform√°tica pela Escola T√©cnica de Hortol√Ęndia (atual Paula Souza) em Processamento de Dados, atua como t√©cnico de suporte da Prefeitura de Hortol√Ęndia e presta servi√ßos para empresas da regi√£o como desenvolvedor web, manuten√ß√£o de PC, notebooks e impressoras. Gerencia o site: www.makingsite.com.br. √Č certificado: ITIL V3. Atualmente faz o curso superior em Gest√£o P√ļblica.
Email: josejustinos@gmail.com




Mais textos deste colunista:
Kaspersky descobre rede de espionagem
Lave suas roupas com um pouco mais de 1 copo d'√°gua
Parabéns macintosh!
MS armazenar√° dados fora dos EUA
Vício por jogos online vira documentário
O que estamos fazendo das lembranças?
Facebook pode sair do ar no Brasil
Governo aguarda explica√ß√Ķes dos EUA, afirma ministro da Justi√ßa
Bug da Apple se espalha no twitter e promove caos digital
Projeto que estimula 'lan house' é aprovado pela CAE
CRE quer saber se empresas de telecomunica√ß√Ķes conheciam esquema de espionagem no Brasil
2013 com muitas novidades
Lista negra
Não é magia, é tecnologia
Mito ou verdade: processadores com mais n√ļcleos s√£o sempre melhores?
Anatel autoriza venda do iPhone 5 no Brasil
Youtube explica a retirada do vídeo que levou o diretor geral no Brasil para a prisão
Senha do banco central francês era 123456
Empresa chinesa lança cópia do iPhone 5
Samsung paga 1 bilh√£o da Apple
Internet via rede elétrica: o futuro?
HTML5 é a bola da vez!
Motorola mobility vai cortar 4 mil empregos, 20% do total
Hotmail.com ser√° cancelado!
Ultrathins?
C√Ęmera digital ou smartphone?
O perigo de vivermos desconectados da vida real
Google pode lançar cinco smartphones Nexus até o fim do ano
Vantagens e desvantagens dos ultrabooks
Google lança armazenamento na "nuvem"
O que fazer com meu micro velho?
Vale a pena montar um micro?
Pinterest, o que é isso?
Após fechamento do megaupload, filesonic pára compartilhamento de arquivos
Governo dos EUA fecha megaupload e prende seu fundador
Em rumo ao sucesso: sua empresa é conectada?
4G
Computação em nuvem
Uma homenagem a você!
Videogames atrapalha vida sexual masculina
Boas Festas Digital
Amazon poder√° chegar ao Brasil
Linkedin abre escritório regional no Brasil
Google anuncia encerramento de wave, friend connect, knol e outros produtos
Transformando ar em √°gua
Cloud computing
Bicicletas com freios wireless
Computador de US$25 dolares chega em dezembro
Smartphone com tela flexível em 2012
Como escolher seu proximo computador
Sal aumenta em seis vezes a capacidade do HD
Morre Dennis Ritchie, pai do Unix e da linguagem de programação C
Galaxy tab proibido na Austr√°lia
Oito dia sem Jobs
Morre Steve Jobs
Facebook messenger é a nova ameaça ao google e às operadoras
Google lança o sua nova rede social
Como escolher um tablet?
Senhoras e senhores os "ULTRABOOKS".
IBM comemora 100 anos de existência
Celular pode causar cancer?
Proteção para seu HD
Hortolandia ter√° L√≠der mundial de produtos e servi√ßos de telecomunica√ß√Ķes
Vovó pára internet no país inteiro
Relembrando o Passado
Lei para regulamentação da área de T.I.
Chip nos automóveis a partir de junho é obrigatório!
Urgente! microsoft alerta sobre nova vulnerabilidade do Windows
Motorola apresenta tablet Xoom e o Atrix 4G, smartphone que funciona como dublê de laptop
Tablet PC, o que é isso?
Geração Y
Sete t√°ticas de vendas em TI
Potência RMS x PMPO
TV 3D na sua sala de estar!
Perigos de invas√£o no windows
Compras de natal na net: Segurança nas compras pela web.
Sherlok Holmes digital
Sete termos de tecnologia para serem desmistificados
Até a microsoft tem programas gratuitos
Como garantir segurança e disponibilidade da infraestrutura
Vídeo currículo: a nova tendêndencia do mercado de trabalho
Chega o kinect: Tecnologia da microsoft para vídeo-game sem controle.
Solu√ß√Ķes para o lixo tecnol√≥gico
Descubra o que diferencia um bom currículo na área de TI
Apple anuncia iPhone 4
Escritório online
Microsoft confirma lançamento do projeto natal
Seja capaz
Introdução

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.702.799 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.