Até a microsoft tem programas gratuitos

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
José Justino da Silva Filho
josejustinos@gmail.com
 

Dez programas gratuitos da Microsoft

Não é doando softwares que a gigante Microsoft ganha seus bilhões de dólares todo mês. Mas até ela não resiste à política de oferecer programas grátis como forma de aumentar a lealdade do consumidor.

Já tivemos o CEO Steve Ballmer distribuindo novos smartphones com Windows Phone 7 a todos os desenvolvedores da Professional Developers Conference – e todos os 89 mil empregados da empresa terão seu próprio celular com Windows.

Mas você não tem de peregrinar a Redmond ou trabalhar para a Microsoft para aproveitar as tecnologias gratuitas de uma das maiores empresas de software do mundo.

Vamos dar uma olhada em alguns dos programas gratuitos da empresa que podem agradar a consumidores, usuários corporativos e profissionais de TI.

Security Essentials
Feito para PCs com Windows, o produto antimalware gratuito da Microsoft foi lançado em setembro de 2009. Recentemente a Microsoft alterou o acordo de licenciamento para permitir que as pequenas empresas rodem o Security Essentials em até dez computadores.

A Microsoft também oferece o EMET (Enhanced Mitigation Experience Toolkit), um download gratuito para melhor proteger aplicações antigas e que pode tornar mais difícil a exploração das vulnerabilidades de software pela Internet.

Network Access Protection
Esta “NAP grátis e básica para ambientes exclusivamente Windows” vem incluída no Windows XP, Vista, Windows 7 e Server 2008. “Os recursos são relativamente primitivos”, de acordo com o analista de testes Joel Snyder, da Network World/EUA. Para ele, “a NAP da Microsoft funcionará melhor em um ambiente formado apenas por máquinas com Windows, no qual todos os dispositivos são ligados a um domínio Windows”.

Ferramentas de desenvolvimento do Windows Phone 7
Como preparação para o lançamento do smartphone WP7, a Microsoft liberou versões gratuitas das ferramentas de desenvolvimento Visual Studio 2010, Silverlight 4 e Expression Blend 4 para ajudar os desenvolvedores a construir aplicações para os novos aparelhos.

Claro que os celulares em si não são gratuitos, mas há diversos exemplos de oferta gratuita de ferramentas pela Microsoft. A plataformas .Net Framework e Silverlight são gratuitas, e a Microsoft oferece uma versão Express, também grátis, de seu Visual Studio.

Office Web Apps
As versões gratuitas online do Word, PowerPoint, Excel e OneNote foram lançadas este ano quando a empresa passou a oferecer os Office Web Apps, um serviço de nuvem para o consumidor.

A versão gratuita dos Office Web Apps não é feita para uso corporativo, mas pode servir bem a muitos usuários. No entanto, algumas das primeiras análises das ferramentas da Microsoft indicam que os Google Apps ainda são melhores.

Hyper-V
Resposta da Microsoft ao VMware, a plataforma de virtualização de servidores Hyper-V está disponível gratuitamente, e também com novas versões do Windows Server. Embora a maioria dos clientes use o Hyper-V para virtualizar o Windows, a Microsoft submeteu o código fonte ao kernel do Linux para permitir que o Linux funcione sob o hipervisor da Microsoft.

Windows Live Essentials
Projetado para incrementar os PCs com Windows com diversos programas gratuitos, o Windows Live Essentials inclui uma galeria de fotos, produtor de vídeo, mensageiro instantâneo, e-mail e rede social.

Ele também inclui o Live Writer (para blogueiros) e o Live Mesh, para sincronização de fotos e documentos entre computadores pessoais e o serviço de nuvem SkyDrive, também da Microsoft.

Windows Azure Platform Introductory Special
O Windows Azure em si não é grátis, mas a Microsoft oferece acesso livre em uma oferta especial que termina em 31 de março de 2011. Esta oferta inclui 25 horas de uma pequena instância de computação por mês, mais 500 MB de armazenamento e 10 mil transações de armazenamento.

SQL Server 2008 R2 Express
A Microsoft faz muito dinheiro vendendo licenças do SQL Server, mas oferece esta versão grátis para “o desenvolvimento e a instalação de aplicações para desktop ,web e pequenos servidores”.

Embora não seja tão bem equipado como a versão paga, este download gratuito oferece 10 GB de armazenamento de banco de dados, o mesmo motor de banco de dados usado em outras versões do SQL Server, e é compatível com o SQL Server 2008 e o serviço de nuvem SQL Azure Database.

A Microsoft oferece em separado o SQL Server Compact, um banco de dados gratuito para a construção de aplicações móveis, para desktop e na web.

Search Server 2010 Express
A Microsoft lançou um servidor de busca gratuito em 2007, e continuou a atualizar seus recursos de busca. O resultado está agora disponível na forma do Search Server 2010 Express. O software exige o Windows Server 2008. Pense nele como um Google (ou melhor, Bing) para seus sistemas corporativos.

BizSpark
O BizSpark não é um simples produto. A Microsoft explica que ele é um programa gratuito de três anos projetado para ajudar as startups de software a crescer mediante a oferta de “ferramentas de desenvolvimento, tecnologias e licenças de produção de software para servidores (incluindo a Plataforma Windows Azure)”.

Para ter direito aos benefícios, as startups devem ter menos de três anos de idade e menos de 1 milhão de dólares em receita. Ao nutrir a próxima geração de startups antes que elas se tornem lucrativas, a Microsoft realmente espera criar futuras ondas de clientes pagantes.

Tem mais
Nem tudo que é “grátis” é realmente sem custo. O Internet Explorer é gratuito, claro, mas oficialmente funciona apenas em PCs com Windows, e o IE9 funciona apenas em máquinas com o Windows 7 ou o Vista.

A Microsoft também alardeia a oferta gratuita de seu System Center Virtual Machine Manager Self-Service Portal, mas os requisitos do sistema mostram que o consumidor precisa primeiro comprar o Windows Server, o Virtual Machine Manager 2008 R2 Administrator Console e o SQL Server 2008.

No entanto, a Microsoft oferece um período de testes de 180 dias para o System Center VMM e diversos outros produtos.

A Microsoft também oferece programas gratuitos de treinamento para aqueles que pagaram por seu software, incluindo um conjunto de ferramentas grátis de treinamento para usuários finais voltados para o domínio do Microsoft Office e do Windows 7.

E algumas ferramentas gratuitas para migrar usuários para o Windows 7, tais como o Microsoft Deployment Toolkit e o User State Migration Tool.


José Justino da Silva Filho
Formado em técnico em informática pela Escola Técnica de Hortolândia (atual Paula Souza) em Processamento de Dados, atua como técnico de suporte da Prefeitura de Hortolândia e presta serviços para empresas da região como desenvolvedor web, manutenção de PC, notebooks e impressoras. Gerencia o site: www.makingsite.com.br. É certificado: ITIL V3. Atualmente faz o curso superior em Gestão Pública.
Email: josejustinos@gmail.com




Mais textos deste colunista:
Kaspersky descobre rede de espionagem
Lave suas roupas com um pouco mais de 1 copo d'água
Parabéns macintosh!
MS armazenará dados fora dos EUA
Vício por jogos online vira documentário
O que estamos fazendo das lembranças?
Facebook pode sair do ar no Brasil
Governo aguarda explicações dos EUA, afirma ministro da Justiça
Bug da Apple se espalha no twitter e promove caos digital
Projeto que estimula 'lan house' é aprovado pela CAE
CRE quer saber se empresas de telecomunicações conheciam esquema de espionagem no Brasil
2013 com muitas novidades
Lista negra
Não é magia, é tecnologia
Mito ou verdade: processadores com mais núcleos são sempre melhores?
Anatel autoriza venda do iPhone 5 no Brasil
Youtube explica a retirada do vídeo que levou o diretor geral no Brasil para a prisão
Senha do banco central francês era 123456
Empresa chinesa lança cópia do iPhone 5
Samsung paga 1 bilhão da Apple
Internet via rede elétrica: o futuro?
HTML5 é a bola da vez!
Motorola mobility vai cortar 4 mil empregos, 20% do total
Hotmail.com será cancelado!
Ultrathins?
Câmera digital ou smartphone?
O perigo de vivermos desconectados da vida real
Google pode lançar cinco smartphones Nexus até o fim do ano
Vantagens e desvantagens dos ultrabooks
Google lança armazenamento na "nuvem"
O que fazer com meu micro velho?
Vale a pena montar um micro?
Pinterest, o que é isso?
Após fechamento do megaupload, filesonic pára compartilhamento de arquivos
Governo dos EUA fecha megaupload e prende seu fundador
Em rumo ao sucesso: sua empresa é conectada?
4G
Computação em nuvem
Uma homenagem a você!
Videogames atrapalha vida sexual masculina
Boas Festas Digital
Amazon poderá chegar ao Brasil
Linkedin abre escritório regional no Brasil
Google anuncia encerramento de wave, friend connect, knol e outros produtos
Transformando ar em água
Cloud computing
Bicicletas com freios wireless
Computador de US$25 dolares chega em dezembro
Smartphone com tela flexível em 2012
Como escolher seu proximo computador
Sal aumenta em seis vezes a capacidade do HD
Morre Dennis Ritchie, pai do Unix e da linguagem de programação C
Galaxy tab proibido na Austrália
Oito dia sem Jobs
Morre Steve Jobs
Facebook messenger é a nova ameaça ao google e às operadoras
Google lança o sua nova rede social
Como escolher um tablet?
Senhoras e senhores os "ULTRABOOKS".
IBM comemora 100 anos de existência
Celular pode causar cancer?
Proteção para seu HD
Hortolandia terá Líder mundial de produtos e serviços de telecomunicações
Vovó pára internet no país inteiro
Relembrando o Passado
Lei para regulamentação da área de T.I.
Chip nos automóveis a partir de junho é obrigatório!
Urgente! microsoft alerta sobre nova vulnerabilidade do Windows
Motorola apresenta tablet Xoom e o Atrix 4G, smartphone que funciona como dublê de laptop
Tablet PC, o que é isso?
Geração Y
Sete táticas de vendas em TI
Potência RMS x PMPO
TV 3D na sua sala de estar!
Perigos de invasão no windows
Compras de natal na net: Segurança nas compras pela web.
Sherlok Holmes digital
Sete termos de tecnologia para serem desmistificados
O que é um wiki?
Como garantir segurança e disponibilidade da infraestrutura
Vídeo currículo: a nova tendêndencia do mercado de trabalho
Chega o kinect: Tecnologia da microsoft para vídeo-game sem controle.
Soluções para o lixo tecnológico
Descubra o que diferencia um bom currículo na área de TI
Apple anuncia iPhone 4
Escritório online
Microsoft confirma lançamento do projeto natal
Seja capaz
Introdução

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.702.832 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.