PotĂȘncia RMS x PMPO

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
José Justino da Silva Filho
josejustinos@gmail.com
 

Na hora de comprar um novo equipamento de som para seu computador, som externo ou atĂ© mesmo um microsystem residencial nos deparamos com: 7 mil watts de potĂȘncia, 10 mil, 12 mil
 Ao vermos, imaginamos: “uau, eu com um som desses vou fazer a casa virar do avesso”. Mas, nem sempre essa potĂȘncia significa tudo o que pensamos. Vamos aos detalhes tĂ©cnicos.

PotĂȘncia de Áudio

Quais sĂŁo as diferenças? PotĂȘncia de ĂĄudio Ă© a potĂȘncia elĂ©trica transferida de um amplificador de audiofrequĂȘncia para uma ou mais unidades de saĂ­da, conversoras, chamadas sonofletores ou altofalantes. É a medida em potĂȘncia do sinal de ĂĄudio anteriormente convertido em sinal elĂ©trico (eletrĂŽnico) e, agora, reconvertido ou recuperado na forma sonora, para os fins de utilização especĂ­fica (audição).

Por meio do SI (Sistema Internacional de Unidades) a potĂȘncia sonora Ă© medida em Watts (nome derivado do matemĂĄtico e engenheiro James Watt).

O sinal de audiofrequĂȘncia na saĂ­da de um canal de amplificador de audiofrequĂȘncia Ă© variĂĄvel. É expressado por funçÔes de onda complexa (compostas de vĂĄrias frequĂȘncias), tipicamente variĂĄveis no tempo, tanto para a tensĂŁo e para a corrente, como para a potĂȘncia e a energia. Em seu aspecto grĂĄfico apresentam formas caracterĂ­sticas, ditas formas de onda, e podem ser analisadas completamente com o auxĂ­lio de transformadas de Fourier tanto no modo analĂ­tico quanto no de espectro de frequĂȘncias.

As audiofrequĂȘncias tambĂ©m podem ser descritas por alguns indicadores caracterĂ­sticos, como: valor mĂ©dio, valor de pico, valor de pico-a-pico ou amplitude total etc. A esta potĂȘncia tambĂ©m usa-se a associação com o nome de “potĂȘncia RMS de aĂșdio“. Isso Ă© um equĂ­voco conceitual precisa ser esclarecido.

PotĂȘncia RMS

altofalante 400 watts rms 241x300 RMS vs. PMPO: Quais sĂŁo as diferenças?RMS (Root Mean Square ou Raiz MĂ©dia Quadrada) Ă© a potĂȘncia mĂĄxima que um equipamento pode gerar com baixo nĂ­vel de distorção e em toda a gama audĂ­vel Hi-Fi (de 20Hz a 20.000Hz), por tempo indeterminado, onde o som Ă© uma tensĂŁo alternada e a medida RMS diz qual a potĂȘncia elĂ©trica aplicada efetivamente Ă© convertida em som. Por exemplo, em um aplificador de 10 Watts RMS por canal, significa que em cada saĂ­da (esquerda e direita) a mĂĄxima potĂȘncia sonora gerada serĂĄ de 10 Watts.

O que se chama de potĂȘncia RMS na prĂĄtica Ă© potĂȘncia mĂ©dia. No processo de conversĂŁo de energia elĂ©trica na saĂ­da de um amplificador de aĂșdio para um dado alto falante, mĂșltiplas e sucessivas conversĂ”es sĂŁo presentes: de energia elĂ©trica para energia eletromagnĂ©tica, desta para energia mecĂąnica nĂŁo sonora e para energia sonora audĂ­vel. Em todas essas conversĂ”es hĂĄ intervenção entrĂłpica e, assim, parte da energia Ă© convertida em energia tĂ©rmica (calor). Isso Ă© quantificado pela apuração do parĂąmetro eficiĂȘncia em cada um dos estĂĄgios.

PotĂȘncia PMPO

home theater 2100 watts 300x300 RMS vs. PMPO: Quais sĂŁo as diferenças?PMPO (Power Music Pic Output ou Pico de Força de SaĂ­da Musical) Ă© a potĂȘncia que mede a potĂȘncia pico-a-pico, ou seja, mede a potĂȘncia elĂ©trica aplicada no altofalante ao invĂ©s da potĂȘncia que Ă© convertida em som (RMS). Com isso, o valor numĂ©rico da potĂȘncia declarada pelo fabricante Ă© bem maior do que a potĂȘncia real (RMS) do amplificador.

Teoricamente, a potĂȘncia RMS equivale a 35% da potĂȘncia de pico-a-pico (PMPO). Na prĂĄtica, a maioria dos fabricantes acabam arredondando para mais, onde a potĂȘncia PMPO Ă© assumida como o quĂĄdruplo da RMS (RMS x 4). Em sistemas estĂ©reo (dois canais), Ă© muito comum o fabricante adotar como potĂȘncia mĂĄxima do amplificador a soma das potĂȘncias dos canais esquerdo e direito (por exemplo, um amplificador de 10 Watts por canal Ă© vendido como um amplificador de 20 Watts – de potĂȘncia mĂĄxima). Portanto, um amplificador de 10 Watts RMS por canal acaba sendo vendido como um amplificador de 80 Watts PMPO (ou, em alguns casos, 100 Watts PMPO).

O multiplicador RMS para PMPO nĂŁo Ă© um valor Ășnico e real. Cada fabricante adota um padrĂŁo para medir as potĂȘncias de seus amplificadores. Em estudos realizados, podemos encontrar valores que vĂŁo de 4 atĂ© 12 vezes, onde 10 Watts RMS, por exemplo, equivalem de 40 a 120 Watts PMPO.

Mas afinal, em qual devo confiar?

desconfiado 150x150 RMS vs. PMPO: Quais sĂŁo as diferenças?Sabemos quais sĂŁo as diferenças, e tambĂ©m suas diversas variaçÔes. Os fabricantes cada vez mais estĂŁo usando e abusando das medidas de potĂȘncia PMPO, visto que esta sempre serĂĄ um valor muito alto e atrativo aos olhos. Mas atenção, esses valores podem ser atrativos para os olhos, mas na hora de comprar um aparelho de som, este deve ser apreciado pelos ouvidos!

Se vocĂȘ procura um som para ambiente interno, procure dar preferĂȘncia para valores PMPO com sinal Hi-Fi. NĂŁo exagere. PotĂȘncias muito altas nĂŁo sĂŁo recomendadas para ambientes internos, tornando o som desagradĂĄvel e impossĂ­vel de ser suportado.

No seu caso, se for um som externo, procure sempre potĂȘncias altas (em RMS) e de acordo com o nĂșmero de caixas de som a serem utilizadas. Verifique a potĂȘncia total de cada caixa e sempre utilize-se de potĂȘncias que tenham sobra (jamais utilize duas caixas de 500 watts em uma potĂȘncia de 1000 watts). Procure, tambĂ©m, utilizar Divisores de FrequĂȘncia nas caixas, para que o som seja dividido corretamente e distribuĂ­do pelos equipamentos dentro do ambiente acĂșstico.

Para usuĂĄrios de computador que optarem por um som de melhor qualidade, dĂȘ preferĂȘncia a potĂȘncias PMPO. Sistemas de som de 2.1 canais, que hoje em dia sĂŁo comuns, nĂŁo possuem uma alta potĂȘncia em valores mĂ©dios reais (RMS). Portanto, pode ser desanimador verificar esta potĂȘncia real. Mas nĂŁo se preocupe: nĂŁo Ă© a mais alta potĂȘncia, mas a qualidade, com certeza, serĂĄ bem melhor.

Fonte: Zoomdigital


José Justino da Silva Filho
Formado em tĂ©cnico em informĂĄtica pela Escola TĂ©cnica de HortolĂąndia (atual Paula Souza) em Processamento de Dados, atua como tĂ©cnico de suporte da Prefeitura de HortolĂąndia e presta serviços para empresas da regiĂŁo como desenvolvedor web, manutenção de PC, notebooks e impressoras. Gerencia o site: www.makingsite.com.br. É certificado: ITIL V3. Atualmente faz o curso superior em GestĂŁo PĂșblica.
Email: josejustinos@gmail.com




Mais textos deste colunista:
Kaspersky descobre rede de espionagem
Lave suas roupas com um pouco mais de 1 copo d'ĂĄgua
Parabéns macintosh!
MS armazenarĂĄ dados fora dos EUA
VĂ­cio por jogos online vira documentĂĄrio
O que estamos fazendo das lembranças?
Facebook pode sair do ar no Brasil
Governo aguarda explicaçÔes dos EUA, afirma ministro da Justiça
Bug da Apple se espalha no twitter e promove caos digital
Projeto que estimula 'lan house' Ă© aprovado pela CAE
CRE quer saber se empresas de telecomunicaçÔes conheciam esquema de espionagem no Brasil
2013 com muitas novidades
Lista negra
NĂŁo Ă© magia, Ă© tecnologia
Mito ou verdade: processadores com mais nĂșcleos sĂŁo sempre melhores?
Anatel autoriza venda do iPhone 5 no Brasil
Youtube explica a retirada do vĂ­deo que levou o diretor geral no Brasil para a prisĂŁo
Senha do banco central francĂȘs era 123456
Empresa chinesa lança cópia do iPhone 5
Samsung paga 1 bilhĂŁo da Apple
Internet via rede elétrica: o futuro?
HTML5 Ă© a bola da vez!
Motorola mobility vai cortar 4 mil empregos, 20% do total
Hotmail.com serĂĄ cancelado!
Ultrathins?
CĂąmera digital ou smartphone?
O perigo de vivermos desconectados da vida real
Google pode lançar cinco smartphones Nexus até o fim do ano
Vantagens e desvantagens dos ultrabooks
Google lança armazenamento na "nuvem"
O que fazer com meu micro velho?
Vale a pena montar um micro?
Pinterest, o que Ă© isso?
ApĂłs fechamento do megaupload, filesonic pĂĄra compartilhamento de arquivos
Governo dos EUA fecha megaupload e prende seu fundador
Em rumo ao sucesso: sua empresa Ă© conectada?
4G
Computação em nuvem
Uma homenagem a vocĂȘ!
Videogames atrapalha vida sexual masculina
Boas Festas Digital
Amazon poderĂĄ chegar ao Brasil
Linkedin abre escritĂłrio regional no Brasil
Google anuncia encerramento de wave, friend connect, knol e outros produtos
Transformando ar em ĂĄgua
Cloud computing
Bicicletas com freios wireless
Computador de US$25 dolares chega em dezembro
Smartphone com tela flexĂ­vel em 2012
Como escolher seu proximo computador
Sal aumenta em seis vezes a capacidade do HD
Morre Dennis Ritchie, pai do Unix e da linguagem de programação C
Galaxy tab proibido na AustrĂĄlia
Oito dia sem Jobs
Morre Steve Jobs
Facebook messenger é a nova ameaça ao google e às operadoras
Google lança o sua nova rede social
Como escolher um tablet?
Senhoras e senhores os "ULTRABOOKS".
IBM comemora 100 anos de existĂȘncia
Celular pode causar cancer?
Proteção para seu HD
Hortolandia terå Líder mundial de produtos e serviços de telecomunicaçÔes
VovĂł pĂĄra internet no paĂ­s inteiro
Relembrando o Passado
Lei para regulamentação da årea de T.I.
Chip nos automĂłveis a partir de junho Ă© obrigatĂłrio!
Urgente! microsoft alerta sobre nova vulnerabilidade do Windows
Motorola apresenta tablet Xoom e o Atrix 4G, smartphone que funciona como dublĂȘ de laptop
Tablet PC, o que Ă© isso?
Geração Y
Sete tĂĄticas de vendas em TI
TV 3D na sua sala de estar!
Perigos de invasĂŁo no windows
Compras de natal na net: Segurança nas compras pela web.
Sherlok Holmes digital
Sete termos de tecnologia para serem desmistificados
Até a microsoft tem programas gratuitos
O que Ă© um wiki?
Como garantir segurança e disponibilidade da infraestrutura
VĂ­deo currĂ­culo: a nova tendĂȘndencia do mercado de trabalho
Chega o kinect: Tecnologia da microsoft para vĂ­deo-game sem controle.
SoluçÔes para o lixo tecnológico
Descubra o que diferencia um bom currĂ­culo na ĂĄrea de TI
Apple anuncia iPhone 4
EscritĂłrio online
Microsoft confirma lançamento do projeto natal
Seja capaz
Introdução

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.702.792 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.