Esporte é Saúde?

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 

Muitos me perguntam quase afirmando se esporte é saúde; pasmem com minha posição sobre o assunto; pois digo que não é.
Quando me refiro ao esporte me refiro a auto rendimento, ao esporte competitivo como profissão, onde o ganhar é mais importante do que se manter articulações e ligamentos inteiros. A preocupação com os resultados é bem maior do que qualquer lesão, na maioria das vezes o atleta nem imagina quais conseqüências resultarão de tão exaustivo treinamento ou imagina, mas a ambição de ganhar geralmente prevalece, muitas vezes, até conduzindo a depressão ao término de sua carreira que não costuma ser tão longa devido às limitações fisiológicas de seu organismo. Isso está bem longe de ser saúde, está mais para um grande negócio onde o produto são os atletas.
Em contra partida a atividade física voltada a qualidade de vida e bem estar pode ser chamada de saúde pois não importa a idade do praticante ou classe social e sim o mero prazer de se praticar o esporte seja ele coletivo ou individual, pois os limites fisiológicos são respeitados sendo desde uma terna criança ou de um individuo de mais experiência, todos podem praticar e usufruir de seus benefícios.


Rodney Silva
Bacharel e Licenciado em Educação Física (Unasp – Campus III), Diretor Executivo da Academia Seven Fitness em Hortolândia/SP, Coordenador de núcleo Projeto 2º Tempo em Hortolândia/SP, Faixa Preta de Karatê pela (FPK) Federação Paulista de Karatê
Email: academiaseven@hotmail.com
Site: http://www.academiaseven.com.br


Comentários deste artigo:
clevert vidal(@)
25/05/2011 - 13:35
"A boa saude é un dom de Deus e deve ser a todo custo preservada pois somos templos do espirito de Deus acima de tudo"
Clevert Vidal


Mais textos deste colunista:
MMA para Vida
Cabeça e não cauda
O karatê e o cidadão moderno
Deus e a política
Porque do Seven?
Um Dia Especial
Responsabilidade social

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.712.816 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.