Os Seis Lados da Verdade

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
Maurício Góis
contato@mauriciogois.com.br
 

A sua verdade é verdadeira? A dos outros é falsa? Então, você é um líder ou funcionário problema.

Um diretor, um gerente, funcion√°rio, estudante ou qualquer profissional que tira falsas conclus√Ķes ou dedu√ß√Ķes apressadas sobre fatos, pessoas e coisas poder√° descontrolar sua produtividade, comprometer seus resultados e fazer o clima em seu setor ou reuni√Ķes ficar t√≥xico. Como n√£o fazer isso e deixar de ser profissional-problema? Charles Phillips da AMA cita seis fatos sobre coisas e pessoas que os cientistas acreditam ser verdade quando o assunto √© analisar, julgar e comunicar id√©ias, conceitos, ju√≠zos e teorias. E se voc√™ quiser que a paz, a harmonia e a sintonia entrem pelos port√Ķes da frente de sua vida pessoal e profissional adote esses seis fatos:

1. Conforme meus conhecimentos, isto √© verdade. O mais alto fasc√≠nio da ci√™ncia √© que ela √© feita de verdades provis√≥rias. Uma gota de sangue vista √† olho nu √© uma coisa vermelha, redonda, dotada de certas subst√Ęncias. Uma gota de sangue vista ao microsc√≥pio, j√° nem sequer √© vermelha. A mesma gota de sangue vista por um microsc√≥pio eletr√īnico √© um universo complex√≠ssimo a milh√Ķes de anos-luz da verdade inicial. Ent√£o, se voc√™ √© um l√≠der use mais a verdade de seu diretor, supervisor, faxineira, tia do caf√©, etc.

2. Nada √© totalmente branco ou totalmente preto. Ningu√©m √© completamente mau ou totalmente bom. Nenhum grupo de trabalho √© profundamente eficiente ou desgra√ßadamente ineficiente. Nenhum m√©todo √© melhor ou pior. Apesar disto, as pessoas t√™m a tend√™ncia de pensarem √† maneira do sim e do n√£o. Elas dizem para si pr√≥prias ‚ÄúEste grupo de trabalho √© eficiente ou incapaz. Ele √© √≥timo ou p√©ssimo. Ou terei sucesso ou fracassarei (polariza√ß√£o)‚ÄĚ. Em outras palavras: muitos n√£o pensam em termos de grada√ß√£o. Quer ser o melhor l√≠der que sua empresda j√° teve? Acrescente √† sua verdade, a verdade dos outros.

3. Isto √© verdade para mim. Em outras palavras: a meu ver parece-me. Em minha opini√£o, na minha percep√ß√£o isto √© verdade. Se meu filho pegar uma metralhadora e assaltar um banco e matar o gerente ele n√£o √© ruim. Mas se o filho de algum infeliz pisar no rabo de meu cachorrinho ele √© a ruindade em pessoa. Quando voc√™ diz que √≥pera √© ruim e eu digo que √© algo maravilhoso, n√≥s n√£o estamos discutindo sobre √≥pera ou arte, mas sim expressando valores pessoais, opini√Ķes, forma√ß√£o, conceitos, sentimentos, culturas, maneiras de ver. Para ser o melhor profissional onde voc√™ est√° lembre-se: pessoas s√£o mais importantes que opini√Ķes pessoais.

4. Isto acontece com A, mas n√£o necessariamente com B. N√≥s temos o p√©ssimo h√°bito de falar e comunicar como se todos f√īssemos iguais. Pare de pensar e trabalhar atrav√©s de estere√≥tipos e clich√™s. Jamais diga: ‚ÄúOs funcion√°rios de hoje n√£o s√£o mais nem leais e nem fi√©is √† empresa‚ÄĚ. Ora, quais funcion√°rios? A generaliza√ß√£o √© irm√£ da burrice emocional e do insucesso em qualquer.

5. Isto é verdade aqui, mas não necessariamente verdade lá. Uma política de administração que dá resultados em empresas americanas pode não vingar no Brasil. Talvez você precise reunir seu pessoal e gritar: - Gestão tupiniquim, sim senhor! A verdade de uma empresa da Barra da Tijuca é diferente da verdade daquela instituição sem-fins-lucrativos na selva que fica a três horas de barco no rio Amazonas. Quando você pensa assim se torna um gestor de flexibilidade que é um das características do crescimento escolar, da competição inteligente e da lucratividade certa.

6. Isto era verdade ontem, mas n√£o √© necessariamente verdade hoje. A relatividade de uma verdade dita a adequa√ß√£o dos resultados. Uma pessoa que viveu na Idade M√©dia e fosse ressuscitada hoje morreria de susto se entrasse num Shopping Center ou aparecesse de repente na Avenida Paulista. Mas se ela fosse colocada dentro de muitas escolas que funcionam hoje talvez n√£o notasse l√° muita diferen√ßa! Parece que o mundo mudou, menos algumas empresas. Mas mesmo assim, a verdade da empresa de ontem n√£o √© a mesma da de hoje porque a verdade das pessoas mudou. Administre sua empresa ou o trabalho que voc√™ faz l√° olhando por estes 6 √Ęngulos e voc√™ ser√° mais do que um
profissional competente. Você será amado por todos porque a verdade das pessoas que trabalham com você será refletida através do diamante burilado de sua alta performance.


Maurício Góis
Consultor filiado ao IBCO ‚Äď Instituto Brasileiro de Consultores de Organiza√ß√£o desde 1983.
Ficou conhecido nacionalmente como autor da obra ‚ÄúChefia e Lideran√ßa‚ÄĚ da IOB-INFORMA√á√ēES OBJETIVAS, um best seller na √°rea por quase uma d√©cada.

Email: contato@mauriciogois.com.br
Site: www.mauriciogois.com.br




Mais textos deste colunista:
Minhas 15 "profecias" sobre globalização e outros bichos
Tomada de Decis√£o: 101 perguntas que resolvem qualquer problema
Os órfãos da auto-ajuda
Os h√°bitos inteligentes que constroem um vencedor
Os melhores exercícios de dicção para você ter um melhor desempenho profissional
Os mortos e os vivos no planeta dos negócios
Os nocautes da pessoa eficaz
Os Onze Mitos sobre o Planejamento do Tempo dos Líderes
Os quatro gritos do cliente silencioso
Os Vinte Bandidos da Venda
Para que você existe?
Pare de engolir sapos... e venda
Parem de falar mal da AIDA
Porque Pelé seria um bom vendedor
Senso de Humor em Vendas
Sete maneiras de comprometer sua equipe
Tese, Antitese e Síntese
Tornar-se Mais Inovador
Você está vivo? Então você é cliente de funerária!
Abaixo a √Āguia, Viva a Galinha
O Marketing dos Medíocres
Como abrir clientes fechados
O trabalho, o futebol e a motivação
O Titanic das Vendas
O Telemarketing do Conde Dr√°cula
Copa 1998: O que realmente aconteceu no jogo Brasil e França
O que é dar descontos na Era da Descontomania
O que é comprometimento?
O que ainda n√£o lhe contaram sobre atendimento
Marketing para Pessoas Empreendedoras
As três piores frases do mundo (para os que querem vencer)

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 6.982.750 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.