Como escolher um tablet?

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
José Justino da Silva Filho
josejustinos@gmail.com
 

Tarefa dif√≠cil essa! Durante as √ļltimas 3 semanas, foram testados pela equipe do Olhar Digital tudo que puderam dos principais tablets √† venda no pa√≠s. E a disputa entre eles n√£o foi f√°cil. Em cada canto do ringue, um advers√°rio forte. Num canto, o iPad 2, fen√īmeno da Apple. Num outro, o Xoom, aposta de peso da Motorola. No terceiro corner, o Galaxy Tab, a surpresa da Samsung. Vamos ao combate!

Sistema operacional. √Č aqui que boa parte dos segredos repousam. O sistema operacional que controla os tablets √© respons√°vel por uma boa parte do sucesso ou do fracasso de qualquer m√°quina. O iPad 2 traz o iOS, sistema criado pela Apple inicialmente para o iPhone e que evoluiu para o iPad. Ele praticamente s√≥ tem pontos fortes: √© f√°cil de usar, √© super leve e est√°vel. Al√©m disso, ainda tem a seguran√ßa. O iOs ainda est√° invicto quando o assunto s√£o v√≠rus e outras pragas virtuais. No segundo degrau, fica o Xoom. Ele traz o Android 3.0, apelidado de Honeycomb ‚Äď ou favo de mel. O pessoal do Google gosta de dar nomes doces ao seus softwares. Ele √© a primeira vers√£o do Android para tablets. √Č verdade que ele oferece recursos super interessantes, como a integra√ß√£o com os mecanismos do Google. Mas... esse √© um sistema menos intuitivo que o iOs do iPad. N√£o d√° para dizer que seja complicado, mas √© menos simples. Por √ļltimo, chega o Galaxy, da Samsung. Ele √© controlado pelo Android 2.2 ‚Äď uma vers√£o do sistema que j√° est√° ficando velhinha... Resumindo, no quesito sistema operacional, o iPad sai na frente.

Navegador. Se a Apple saiu na frente com o sistema operacional, no quesito seguinte, levou a pior. O Safari √© um bom navegador. Mas, nos tablets e smartphones, ele n√£o exibe v√≠deos ou anima√ß√Ķes em Flash. E isso pode ser irritante na hora de procurar aquele restaurante que resolveu fazer seu site cheio de anima√ß√Ķes em flash. Al√©m disso, enquanto o navegador do Android j√° oferece a possibilidade das abas, o Safari ainda n√£o pensou nisso. Ou seja, nesse quesito, o brinquedinho da Apple amarga o √ļltimo lugar.

Hardware. Esse quesito tem muito a ver com o anterior. De nada adianta ter um hardware super poderoso se o sistema operacional n√£o ajuda. Aqui, iPad 2 e Xoom se equivalem. Ambos t√™m processadores com dois n√ļcleos, que conferem boas velocidades de opera√ß√£o. Mas... o iPad acaba passando uma sensa√ß√£o de mais agilidade gra√ßas ao sistema operacional mais eficiente. At√© por ser de uma gera√ß√£o anterior de tablets, o Galaxy vem um pouco atr√°s. Mas, o desempenho do pequenino da Samsung n√£o √© ruim. Ele tamb√©m √© √°gil em tarefas menos complicadas.

O iPad e o Xoom trazem c√Ęmeras frontais e traseiras. O Galaxy, apenas frontal. O iPad come√ßa com 16 giga de armazenamento e pode chegar a 64 giga. O Xoom, sai de 32 e tamb√©m pode chegar a 64. O Galaxy tem apenas a op√ß√£o de 32 Giga.

Quando o assunto s√£o conex√Ķes, o Xoom ganha de lavada. O tablet da Motorola oferece USB, entrada para cart√£o de mem√≥ria e at√© sa√≠da HDMI. Bem legal. O Galaxy oferece conex√£o USB. J√° o iPad, continua nessa segunda vers√£o do aparelho, a n√£o oferecer conex√£o quase nenhuma. S√≥ mesmo o dock para ligar no USB do micro. Uma pena.

Mas, a Apple se recupera quanto o assunto são as telas. Além do iPad oferecer a melhor tela em termos de nitidez e reprodução de cores, ela também é a que responde com mais precisão e velocidade ao toque. O Xoom fica em segundo lugar com uma tela muito boa, mas não tão precisa no toque. Por fim, fica o Samsung, com uma nitidez e resposta menores.

Recep√ß√£o. Esse √© um item que, provavelmente, voc√™ n√£o viu avaliado em outros lugares. Mas, a verdade √© que os tablets dependem muito da sua capacidade de conex√£o. Seja pelo 3G, seja pelo Wi-Fi. C√° entre n√≥s, n√£o d√° para levar a s√©rio o 3G no Brasil... as conex√Ķes s√£o lentas e inst√°veis ‚Äď para n√£o dizer vergonhosas... Ent√£o o jeito √© se contentar com o Wi-Fi, onde ele est√° dispon√≠vel. E a√≠, a surpresa. Como era de se esperar, o iPad 2 mostrou a que veio, conectando-se rapidamente e mantendo a conex√£o est√°vel. O Galaxy tamb√©m foi bastante bem: r√°pido e est√°vel. A decep√ß√£o veio com o Xoom. Enquanto os outros dois j√° estavam dando play em v√≠deos, o Xoom ainda estava tentando se conectar. Ponto negativo para a Motorola.

O design √© a primeira coisa que voc√™ v√™, e √© uma das que mais pode te causar aborrecimento. O Xoom √© o maior, o mais largo e o mais pesado, com 730 gramas. Em seguida, vem o iPad, mais fino e leve, pesando 600 gramas. E aqui, novamente, a surpresa do Galaxy. Com seu tamanho diminuto ‚Äď a tela dele tem apenas 7 polegadas, contra 10,1 polegadas do Xoom e 9,7 do iPad ‚Äď ele se mostrou muito pr√°tico para levar para cima e para baixo. Pesa apenas 380 gramas! Agradou principalmente as mulheres ‚Äď j√° que √© super f√°cil lev√°-lo na bolsa.

Pre√ßo. Esse quesito √© dif√≠cil de explicar em qualquer lugar do mundo. Os tablets vendidos no Brasil s√£o os mais caros do mundo! √Č mole? O iPad 2 come√ßa em 1.650 reais e pode chegar a 2.600 reais! Para voc√™ ter uma ideia, nos Estados Unidos, os pre√ßos come√ßam em 500 d√≥lares, algo perto de 800 reais, menos da metade do que pagamos aqui. Mas, se voc√™ acha isso ruim, o pior √© que ‚Äď na sua vers√£o mais b√°sica ‚Äď o iPad 2 √© o tablet mais barato. O Xoom da Motorola come√ßa em 1900 reais. E o Galaxy come√ßa em 1750 reais.
Conclus√£o. Somando pr√≥s e contras, a escolha do Olhar Digital como melhor tablet √† venda no Brasil vai para o iPad 2, da Apple. O aparelho de Steve Jobs se deu melhor em praticamente todos os quesitos. S√≥ perdeu nas conex√Ķes e no navegador de internet. E, supresa das supresas, na sua vers√£o mais b√°sica, ainda √© o mais barato. A√≠, fica dif√≠cil derrubar a ma√ß√£.

Em breve, a Samsung deve lançar aqui no Brasil a segunda geração do Galaxy. Quando chegar, vamos colocá-lo no ringue para enfrentar os competidores.

Fonte: Olhar Digital


José Justino da Silva Filho
Formado em t√©cnico em inform√°tica pela Escola T√©cnica de Hortol√Ęndia (atual Paula Souza) em Processamento de Dados, atua como t√©cnico de suporte da Prefeitura de Hortol√Ęndia e presta servi√ßos para empresas da regi√£o como desenvolvedor web, manuten√ß√£o de PC, notebooks e impressoras. Gerencia o site: www.makingsite.com.br. √Č certificado: ITIL V3. Atualmente faz o curso superior em Gest√£o P√ļblica.
Email: josejustinos@gmail.com




Mais textos deste colunista:
Kaspersky descobre rede de espionagem
Lave suas roupas com um pouco mais de 1 copo d'√°gua
Parabéns macintosh!
MS armazenar√° dados fora dos EUA
Vício por jogos online vira documentário
O que estamos fazendo das lembranças?
Facebook pode sair do ar no Brasil
Governo aguarda explica√ß√Ķes dos EUA, afirma ministro da Justi√ßa
Bug da Apple se espalha no twitter e promove caos digital
Projeto que estimula 'lan house' é aprovado pela CAE
CRE quer saber se empresas de telecomunica√ß√Ķes conheciam esquema de espionagem no Brasil
2013 com muitas novidades
Lista negra
Não é magia, é tecnologia
Mito ou verdade: processadores com mais n√ļcleos s√£o sempre melhores?
Anatel autoriza venda do iPhone 5 no Brasil
Youtube explica a retirada do vídeo que levou o diretor geral no Brasil para a prisão
Senha do banco central francês era 123456
Empresa chinesa lança cópia do iPhone 5
Samsung paga 1 bilh√£o da Apple
Internet via rede elétrica: o futuro?
HTML5 é a bola da vez!
Motorola mobility vai cortar 4 mil empregos, 20% do total
Hotmail.com ser√° cancelado!
Ultrathins?
C√Ęmera digital ou smartphone?
O perigo de vivermos desconectados da vida real
Google pode lançar cinco smartphones Nexus até o fim do ano
Vantagens e desvantagens dos ultrabooks
Google lança armazenamento na "nuvem"
O que fazer com meu micro velho?
Vale a pena montar um micro?
Pinterest, o que é isso?
Após fechamento do megaupload, filesonic pára compartilhamento de arquivos
Governo dos EUA fecha megaupload e prende seu fundador
Em rumo ao sucesso: sua empresa é conectada?
4G
Computação em nuvem
Uma homenagem a você!
Videogames atrapalha vida sexual masculina
Boas Festas Digital
Amazon poder√° chegar ao Brasil
Linkedin abre escritório regional no Brasil
Google anuncia encerramento de wave, friend connect, knol e outros produtos
Transformando ar em √°gua
Cloud computing
Bicicletas com freios wireless
Computador de US$25 dolares chega em dezembro
Smartphone com tela flexível em 2012
Como escolher seu proximo computador
Sal aumenta em seis vezes a capacidade do HD
Morre Dennis Ritchie, pai do Unix e da linguagem de programação C
Galaxy tab proibido na Austr√°lia
Oito dia sem Jobs
Morre Steve Jobs
Facebook messenger é a nova ameaça ao google e às operadoras
Google lança o sua nova rede social
Senhoras e senhores os "ULTRABOOKS".
IBM comemora 100 anos de existência
Celular pode causar cancer?
Proteção para seu HD
Hortolandia ter√° L√≠der mundial de produtos e servi√ßos de telecomunica√ß√Ķes
Vovó pára internet no país inteiro
Relembrando o Passado
Lei para regulamentação da área de T.I.
Chip nos automóveis a partir de junho é obrigatório!
Urgente! microsoft alerta sobre nova vulnerabilidade do Windows
Motorola apresenta tablet Xoom e o Atrix 4G, smartphone que funciona como dublê de laptop
Tablet PC, o que é isso?
Geração Y
Sete t√°ticas de vendas em TI
Potência RMS x PMPO
TV 3D na sua sala de estar!
Perigos de invas√£o no windows
Compras de natal na net: Segurança nas compras pela web.
Sherlok Holmes digital
Sete termos de tecnologia para serem desmistificados
Até a microsoft tem programas gratuitos
O que é um wiki?
Como garantir segurança e disponibilidade da infraestrutura
Vídeo currículo: a nova tendêndencia do mercado de trabalho
Chega o kinect: Tecnologia da microsoft para vídeo-game sem controle.
Solu√ß√Ķes para o lixo tecnol√≥gico
Descubra o que diferencia um bom currículo na área de TI
Apple anuncia iPhone 4
Escritório online
Microsoft confirma lançamento do projeto natal
Seja capaz
Introdução

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.702.802 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.