O que é comprometimento?

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Maurício Góis
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Pare de acreditar em historinhas bobas e comprometa-se.

Prometo que não vou contar a metáfora do bife-a-cavalo onde temos a presença de dois seres: a galinha que está envolvida porque só botou um ovo e o boi que está comprometido porque deu o sangue. Prometo também que não contarei a história da galinha que convidou o porco para abrir uma empresa de bacon com ovos e onde se conclui que a galinha apenas cumpriu seu papel e o porco colocou sua vida no projeto.

Quero ser ousado para dizer que comprometimento não é uma característica que o profissional da área de calçados e acessórios tem que procurar em si mesmo e, sim, que o gerente tem que colocar no cérebro emocional dele. Deixado por si só, quase todo profissional tem mesmo é comprometimento com o dinheiro.

O comprometimento nasce da dignidade e da identificação das metas. O gerente precisa fazer a equipe aceitar que o profissional de vendas é uma das colunas da macroeconomia mundial, é a atividade onde se é o próprio patrão e que o mundo só gira por que alguém está vendendo. Se todos aceitarem isso, você, gerente, despertou em sua equipe a centelha da dignidade que é a mãe do comprometimento. Falta agora o pai que é a identificação das metas. Ninguém se compromete com as metas dos outros. Portanto, a função do gerente é fazer com que todo profissional pense: - eu quero estas metas da empresa para mim.

Comprometimento tem tudo a ver com metas, at√© na palavra: ‚ÄúcomproMETA-se‚ÄĚ A fun√ß√£o do novo gerente √© esclarecer metas e n√£o reunir a turma e falar baboseiras do tipo: - Temos que dar o sangue pela empresa! Ora, com este neg√≥cio de AIDS ningu√©m quer mais dar o sangue. Pare de gritar na reuni√£o: - Temos que vestir a camisa da empresa. O dono da empresa √© gordo de t√£o rico e a camisa dele n√£o vai caber em corpo de funcion√°rio pobre.

Voc√™ compromete uma pessoa quando traduz as metas da organiza√ß√£o para os sonhos de cada profissional. Diga a ele: - Se voc√™ cumprir suas metas, ganhar√° pontos em nossa pol√≠tica de promo√ß√£o. Pronto. Voc√™ disparou nele o comprometimento com o crescimento. Abrace-o e diga: - Se voc√™ me fornecer dados reais em seu relat√≥rio eu lhe darei informa√ß√Ķes corretas para voc√™ ser cada vez melhor. Pronto. Voc√™ disparou nele o comprometimento para o treinamento.

Saia com ele para um almo√ßo e comente: - Comentamos l√° na reuni√£o de diretoria que voc√™ est√° cada vez melhor. Pronto. Voc√™ disparou nele o comprometimento para a supera√ß√£o. Envie uma pizza para a resid√™ncia dele escrito na embalagem: - amanh√£ eu sei que os clientes v√£o ser surpreendidos por voc√™. Pronto. Voc√™ disparou nele o comprometimento com as rela√ß√Ķes saud√°veis. Diga numa conven√ß√£o: - Se atingirmos essas metas vamos ganhar pontos em cima de nosso concorrente e seremos todos vencedores. Pronto. Ao entender o porqu√™ das metas ele se identifica com elas e, por isso, se programa para atingi-las.

Comprometimento √© a uni√£o de metas, identifica√ß√£o e programa√ß√£o. Transformar desempenho em reconhecimento ‚Äď tem fun√ß√£o melhor para um gerente? Tem: √© construir e gerenciar comprometimentos. O resultado disso chama-se clima organizacional. Mas se voc√™ acredita que comprometimento √© um atributo que o vendedor dispara sozinho em si mesmo, ent√£o, conte historinhas do tipo bife-a-cavalo, galinha e o porco e outras da motiva√ß√£o de blablabl√°. Quem sabe ele vai se comprometer...com o concorrente.


Maurício Góis
Consultor filiado ao IBCO ‚Äď Instituto Brasileiro de Consultores de Organiza√ß√£o desde 1983.
Ficou conhecido nacionalmente como autor da obra ‚ÄúChefia e Lideran√ßa‚ÄĚ da IOB-INFORMA√á√ēES OBJETIVAS, um best seller na √°rea por quase uma d√©cada.

Email: contato@mauriciogois.com.br
Site: www.mauriciogois.com.br




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