Os Onze Mitos sobre o Planejamento do Tempo dos Líderes

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
Maurício Góis
contato@mauriciogois.com.br
 

Na gest√£o empresarial veja as mentiras que contaram aos dirigentes

Não quero escrever um artigo sobre como administrar o tempo e sim sobre as mentiras que nos disseram na gestão empresarial quando o assunto é tempo versus planejamento.

Vejamos as onze mais importantes:

1. A MENTIRA DA A√á√ÉO. √Č aquela que diz: - Precisamos planejar bem o tempo. A verdade correspondente √© que precisamos planejar o que fazer no tempo. Precisamos planejar a n√≥s mesmos, pois o tempo j√° foi planejado pelo Eterno.

2. A MENTIRA DA RESPONSABILIDADE. Mais outra mentira: a delega√ß√£o de poderes alivia a carga de responsabilidade, poupa preocupa√ß√Ķes e faz ganhar tempo. √Č mesmo? A verdade verdadeira √© que delegamos autoridade, pois responsabilidade √©, muitas vezes, indeleg√°vel, no seu todo.

3. A MENTIRA DA DEMORA. Quanto mais demoramos em tomar uma decis√£o, mais ela ser√° acertada. Que pena que voc√™ pensa assim! Mude para esta verdade: Se um dirigente tem os dados corretos, se ele levanta as informa√ß√Ķes, se critica alternativas, a decis√£o deve ser tomada imediatamente.

4. A MENTIRA DA ALTURA. Quanto mais alto for o n√≠vel em que a decis√£o for tomada, mais acertada ser√° em seus aspectos gerenciais. Caramba! E tem dirigente adoidado que pensa assim! O certo √© que a decis√£o deve ser tomada partindo do n√≠vel mais baixo poss√≠vel, desde que tenham todas as informa√ß√Ķes. Quanto mais baixo for o n√≠vel, mais acertada √© a decis√£o. Em outras palavras: a faxineira acerta mais que o diretor.

5. A MENTIRA DA EFIC√ĀCIA. Quanto mais ativos somos, mais eficazes seremos e mais produzimos como gestores empresariais. Olha o Pin√≥quio a√≠, gente! A verdade √© que n√£o √© a atividade que conta na efic√°cia e sim os resultados finais que s√£o obtidos. Uma pessoa at√© pode conseguir resultados sem ser ativa.

6. A MENTIRA DA AUTOCOMPET√äNCIA. Nesta empresa somente eu sou capaz de fazer as coisas bem feitas. √Č mesmo, seu espertinho! Pois saiba que todas as pessoas s√£o capazes de fazer t√£o bem quanto voc√™ se forem treinadas para isto e se suas expectativas s√£o que elas v√£o conseguir. E uma das piores coisas do mundo √© fazer bem feito o que n√£o era importante.

7. A MENTIRA DA MATURIDADE. Veja que mentirona de pernas compridas: com o tempo crescemos em maturidade e experi√™ncia. N√£o pense nesta dire√ß√£o. Raciocine assim: √Č o ser humano que √© escultor de sua pr√≥pria experi√™ncia e arquiteto de sua pr√≥pria maturidade e n√£o o tempo. E √© claro que eu n√£o vou dizer que cabelos brancos podem n√£o significar nada, tendo em vista que os bob√Ķes tamb√©m envelhecem. (eu fiquei sem jeito de escrever canalhas).

8. A MENTIRA DA PORTA. Meus funcion√°rios, sejam gerentes, supervisores, etc n√£o poder√£o reclamar de nada, pois estou sempre com a ‚Äúporta aberta‚ÄĚ para ouvi-los. Ah! Essa √© boa! Os funcion√°rios de sua empresa dir√£o: - Ora, por que ele n√£o usa esta mesma porta que est√° aberta, para sair de onde est√° para chegar at√© n√≥s e nos ouvir?

9. MENTIRA DA SOBRECARGA. Acontece quando voc√™ diz: estou sempre sobrecarregado de trabalho. T√° n√£o. Voc√™ est√° √© sobrecarregado de ‚Äúdesplanejamento‚ÄĚ, desorganiza√ß√£o, ansiedade e inefic√°cia.

10. A MENTIRA DA ANTIGUIDADE. Aparece quando você cai na tentação de pensar: como gestor empresarial devo promover os mais antigos. Faz isso não. Promova os mais eficazes.

11. A MENTIRA DA PRESENÇA. Surge quando você raciocina: numa empresa, o empregado modelo é o que sempre está presente e nunca faltou. Mude para: Numa empresa o empregado modelo é o que consegue resultados. E ponto final.

Enfim, acabe com estes onze mitos básicos e você verá o planejamento de seu tempo dar certo e o sucesso vestido de verdade entrar pelas portas lucrativas de sua organização.


Maurício Góis
Consultor filiado ao IBCO ‚Äď Instituto Brasileiro de Consultores de Organiza√ß√£o desde 1983.
Ficou conhecido nacionalmente como autor da obra ‚ÄúChefia e Lideran√ßa‚ÄĚ da IOB-INFORMA√á√ēES OBJETIVAS, um best seller na √°rea por quase uma d√©cada.

Email: contato@mauriciogois.com.br
Site: www.mauriciogois.com.br




Mais textos deste colunista:
Minhas 15 "profecias" sobre globalização e outros bichos
Tomada de Decis√£o: 101 perguntas que resolvem qualquer problema
Os órfãos da auto-ajuda
Os h√°bitos inteligentes que constroem um vencedor
Os melhores exercícios de dicção para você ter um melhor desempenho profissional
Os mortos e os vivos no planeta dos negócios
Os nocautes da pessoa eficaz
Os quatro gritos do cliente silencioso
Os Seis Lados da Verdade
Os Vinte Bandidos da Venda
Para que você existe?
Pare de engolir sapos... e venda
Parem de falar mal da AIDA
Porque Pelé seria um bom vendedor
Senso de Humor em Vendas
Sete maneiras de comprometer sua equipe
Tese, Antitese e Síntese
Tornar-se Mais Inovador
Você está vivo? Então você é cliente de funerária!
Abaixo a √Āguia, Viva a Galinha
O Marketing dos Medíocres
Como abrir clientes fechados
O trabalho, o futebol e a motivação
O Titanic das Vendas
O Telemarketing do Conde Dr√°cula
Copa 1998: O que realmente aconteceu no jogo Brasil e França
O que é dar descontos na Era da Descontomania
O que é comprometimento?
O que ainda n√£o lhe contaram sobre atendimento
Marketing para Pessoas Empreendedoras
As três piores frases do mundo (para os que querem vencer)

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 7.247.613 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.