Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 

Este é um período do ano em que professores e alunos retornam às salas de aula.Olhando a transformação pela qual passa o ensino brasileiro, não tem como passar despercebido as mudanças que estão ocorrendo nas escolas, causadas pelo impacto das novas tecnologias que estão modificando as formas de aprendizado e a relação entre professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem.

At√© h√° pouco tempo, com raras exce√ß√Ķes, as escolas dispunham de quadro negro e giz, slides e livros impressos. Hoje, na era do desenvolvimento das tecnologias de informa√ß√£o e comunica√ß√£o, sobretudo com o acesso cada vez maior √† internet (rede mundial de computadores), os professores precisam se adaptar ao uso de novos instrumentos de trabalho: a antiga lousa √© substitu√≠da pela lousa digital; livros d√£o lugar a tablets; notebooks s√£o vistos cada vez com mais freq√ľ√™ncia sobre as carteiras e os alunos tem cada vez mais acesso a bibliotecas virtuais e a banco de dados (pesquisas) com apenas um click; tel√Ķes de videoconfer√™ncia diminuem as dist√Ęncias entre professores e alunos; o uso de projetor multim√≠dia contribui para a cria√ß√£o de novas estrat√©gias de aprendizado e cada vez mais pilhas de livros s√£o substitu√≠das por livros e apostilas baixadas da internet e os seus conte√ļdos s√£o armazenados no pequeno pen drive.

A tecnologia √© vista com bons olhos pela maioria dos profissionais da educa√ß√£o, pois os recursos tecnol√≥gicos permitem produzir e compartilhar conte√ļdos como textos, fotos e v√≠deos, criando interatividade e modificando a l√≥gica do aprendizado. As salas de aula modernas s√£o mais interessantes do que as tradicionais e quando os recursos tecnol√≥gicos s√£o utilizados corretamente oferecem uma grande gama de recursos e est√≠mulos aos alunos.

Os professores tem grandes desafios a serem superados diante de tanta tecnologia. √Č imprescind√≠vel que o professor de hoje esteja aberto √†s novas descobertas e veja as novas tecnologias como auxiliares no seu desenvolvimento educacional e, atrav√©s dessas tecnologias que fazem parte do dia a dia dos seus alunos, aprendam a interagir e criar neles o gosto pela pesquisa. A comunidade virtual fornece uma aprendizagem colaborativa tanto ao aluno como para o professor, pois ao fazer debates sobre certos temas, eles podem aprofundar seus conhecimentos nos bancos de dados dispon√≠veis na internet.

J√° as escolas tradicionais que ainda t√™m em suas salas de aula, espa√ßos compostos apenas por lousa, giz, carteiras, livros impressos, cadernos e ainda persistem nos m√©todos tradicionais de ensino onde o professor fala, o aluno escuta; o professor dita, o aluno escreve; ou seja, um ambiente pouco estimulante para as crian√ßas e adolescentes de hoje, que vivem num mundo bombardeado por informa√ß√Ķes e interatividade, podem estar com os dias contados.

No mundo globalizado, a educação baseada no método tradicional de ensino se torna cada vez mais obsoleta e perde espaço para a nova eduçação, que tem por finalidade atender a uma crescente demanda de estudantes mais autossuficientes que passam a ver o professor como orientador. As escolas por sua vez, pressionadas por pais e alunos e pela própria sociedade, sentem-se obrigadas a se adaptarem aos crescentes avanços tecnológicos para se manterem no competitivo mercado da educação.

Nos √ļltimos anos, muitas escolas buscaram adaptar os novos recursos tecnol√≥gicos aos seus padr√Ķes de ensino, com isso proporcionaram maior aprendizado e melhoria na qualidade do ensino. Diante desta realidade, o grande desafio para educadores e educandos √© aprender a lidar com a pluralidade e aliar a tecnologia √† educa√ß√£o, que quando bem utilizadas trazem grandes benef√≠cios pedag√≥gicos e proporcionam significativos avan√ßos nas formas de ensinar e aprender.


Rosemary Ross
Formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco ‚Äď Paran√°. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperan√ßa. Livros: ‚ÄúUma mensagem por dia, o ano todo‚ÄĚ (Paulinas Editora) e ‚ÄúMensagens e ora√ß√Ķes para diversas situa√ß√Ķes do dia a dia‚ÄĚ (Paulinas Editora).√Č colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do pa√≠s.
Email: rose.ross@brturbo.com.br
Site: www.rosemaryross.com.br




Mais textos deste colunista:
Dia das M√£es
Páscoa é a festa da vida, da esperança, da fé e do amor!
Campanha da Fraternidade e a juventude
Este ano, tenha atitude e faça diferente!
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados.
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados
20 de novembro - Dia nacional da consciência negra
O professor e seu papel frente às novas tecnologias
Semana da p√°tria e os desafios contempor√Ęneos
No mundo moderno ser pai é um grande desafio
GRIPE A (H1N1) ‚Äď PREVEN√á√ÉO AINDA √Č O MELHOR REM√ČDIO
O Brasil √© sede das comemora√ß√Ķes do Dia Mundial do Meio Ambiente
Mensagem para as m√£es
A expans√£o das redes sociais no Brasil e no mundo.
Celebrar a P√°scoa...
Comprometa-se com sua sa√ļde e tenha uma vida longa e saud√°vel
Dia internacional da mulher ‚Äď uma hist√≥ria de lutas e conquistas
O que você pretende mudar em 2012?

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.712.826 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.