Dia internacional da mulher ‚Äď uma hist√≥ria de lutas e conquistas

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 



Ao longo da hist√≥ria da humanidade a discrimina√ß√£o e o preconceito contra as mulheres sempre esteve presente. Elas eram (e muitas ainda s√£o) submetidas a viverem dependentes e debaixo do jugo dos homens sofrendo agress√Ķes f√≠sicas, morais e psicol√≥gicas, amea√ßas sexuais e viol√™ncia econ√īmica.
A data de 08 de mar√ßo de 1857 foi um marco na vida das mulheres. Na ocasi√£o, um grande n√ļmero de oper√°rias de uma f√°brica de tecidos de Nova Iorque, cansadas de sofrerem discrimina√ß√Ķes e preconceitos se uniram para reivindicar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e √† sua vida. A forma que encontraram para manifestar o descontentamento que sentiam foi fazendo greve e dentre as muitas reivindica√ß√Ķes que fizeram, podemos destacar: diminui√ß√£o da carga hor√°ria de trabalho de dezesseis para dez horas di√°rias; equipara√ß√£o salarial entre homens e mulheres, uma vez que chegavam a receber at√© um ter√ßo do sal√°rio de um homem para fazer o mesmo tipo de trabalho e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifesta√ß√£o foi reprimida com muita viol√™ncia e as mulheres grevistas foram trancadas dentro da f√°brica, que foi incendiada. Neste ato totalmente desumano, morreram carbonizadas cerca de cento e trinta tecel√£s.
Durante uma conferência na Dinamarca em 1910, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.
No ano de 1975, a ONU (Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas) oficializou a data atrav√©s de um decreto e de l√° para c√°, passaram a ser realizadas confer√™ncias, debates e reuni√Ķes no dia 08 de Mar√ßo na maioria dos pa√≠ses, com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual e num esfor√ßo conjunto tentar diminuir e quem sabe extinguir o preconceito e a desvaloriza√ß√£o da mulher no mundo.
No Brasil, durante o governo do presidente Get√ļlio Vargas as coisas come√ßaram a tomar um novo rumo. No dia 24 de fevereiro de 1932 foi institu√≠do o voto feminino. As mulheres brasileiras conquistavam, depois de muitos anos de reivindica√ß√Ķes e discuss√Ķes, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
No dia 7 de agosto de 2006 foi sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva a lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais maltratadas e espancadas por seus maridos ou companheiros. Com esta lei, o Brasil passou a coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Nos √ļltimos s√©culos, as mulheres v√™m se destacando e se tornaram respons√°veis por muitas transforma√ß√Ķes ocorridas na sociedade. S√£o cada vez mais numerosas na educa√ß√£o, na pol√≠tica, na cultura, no esporte, na economia e na vida da Igreja. Apesar de muitos considerarem as mulheres como sexo fr√°gil e acharem que o lugar delas √© no fog√£o , a mulher tem se mostrado forte e esta cada vez mais preparada para ocupar cargos que at√© bem pouco tempo eram exclusivos dos homens, demonstram firmeza na tomada de decis√Ķes e encaram os desafios do mercado de trabalho com convic√ß√£o e vontade de vencer. Mesmo dedicando-se cada vez mais ao trabalho fora de casa, consegue conciliar e administrar as quest√Ķes familiares, profissionais e sociais com esmero.
Mesmo em meio a esse processo de conquistas e transforma√ß√Ķes, as mulheres n√£o deixaram de cultivar seu lado de esposa, m√£e e dona-de-casa. S√£o femininas, delicadas, sonhadoras, charmosas, batalhadoras, guerreiras e sens√≠veis... enfim , s√£o mulheres!
Parabéns Mulher!


Rosemary Ross
Formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco ‚Äď Paran√°. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperan√ßa. Livros: ‚ÄúUma mensagem por dia, o ano todo‚ÄĚ (Paulinas Editora) e ‚ÄúMensagens e ora√ß√Ķes para diversas situa√ß√Ķes do dia a dia‚ÄĚ (Paulinas Editora).√Č colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do pa√≠s.
Email: rose.ross@brturbo.com.br
Site: www.rosemaryross.com.br




Mais textos deste colunista:
Dia das M√£es
Páscoa é a festa da vida, da esperança, da fé e do amor!
Campanha da Fraternidade e a juventude
Este ano, tenha atitude e faça diferente!
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados.
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados
20 de novembro - Dia nacional da consciência negra
O professor e seu papel frente às novas tecnologias
Semana da p√°tria e os desafios contempor√Ęneos
No mundo moderno ser pai é um grande desafio
GRIPE A (H1N1) ‚Äď PREVEN√á√ÉO AINDA √Č O MELHOR REM√ČDIO
O Brasil √© sede das comemora√ß√Ķes do Dia Mundial do Meio Ambiente
Mensagem para as m√£es
A expans√£o das redes sociais no Brasil e no mundo.
Celebrar a P√°scoa...
Comprometa-se com sua sa√ļde e tenha uma vida longa e saud√°vel
Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias
O que você pretende mudar em 2012?

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.712.837 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.