As três piores frases do mundo (para os que querem vencer)

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
Maurício Góis
contato@mauriciogois.com.br
 

Conheça as três principais frases que farão você ficar eternamente pobre e não sair do lugar.

Você quer vencer? Quer chegar além do topo dos bem-sucedidos e felizes? Então é melhor evitar aquelas frases da parte ruim da auto-ajuda irresponsável que travam seu empenho, acorrentam seu desempenho e criam clima para minar a motivação e destruir o desafio em sua carreira. Colecionei muitas delas, mas três são detestáveis, porque podem acabar com seu futuro seja na empregabilidade ou no empreendedorismo. Há tempos que venho pensando: qual a pior frase no mundo dos negócios e também na vida pessoal, profissional e empresarial?

Seria aquela de Erasmus Wilson que teria dito: - Quando a Bienal de Paris terminar, ningu√©m mais falar√° desta tal de luz el√©trica? N√£o, esta n√£o √© a pior delas. Seria a daquele descobridor de talentos que olhou para o jovem Fred Astaire e disse: - √Č careca e dan√ßa um pouquinho? N√£o, ainda n√£o √© esta. Ou ser√° aquela frase dita por algu√©m que, quando soube que um manifestante jogou uma galinha contra uma prefeita, comentou: - √Č o mesmo que jogar um veado num pol√≠tico enquanto ele pronuncia seu discurso. Tamb√©m n√£o √©. Muito menos tamb√©m n√£o √© a frase de Bill Gates que teria profetizado que, na virada do s√©culo passado, jornais, revistas e livros iriam perder mercado, pois tudo seria virtual.

AS TR√äS PIORES FRASES DO MUNDO TRANSFORMAM UM EXTRAORDIN√ĀRIO NUM ORDIN√ĀRIO E UM PROFISSIONAL INCOMUM NUM COMUM. Fuja delas agora.
Eu elegi as três piores frases do mundo que destroem a sua capacidade de ganhar dinheiro e amarram sua capacidade de vencer. Mais do que o troféu abacaxi, essas três frases vão receber o Oscar dos bloqueadores da riqueza e da ascensão profissional. Mas não percamos tempo. Vamos chamar a frase que ficou em terceiro lugar.


A FRASE QUE RECEBEU O OSCAR ‚ÄúPRIVADA DO OBSOLETISMO‚ÄĚ

E esse prêmio vai para...
- Em time que est√° ganhando n√£o se mexe. Ora, se este √© o lema de sua vida prepare-se para o pior. Se o mundo est√° mudando e voc√™ n√£o muda, vai acabar pegando a lepra do conformismo. Em time que est√° ganhando se mexe, sim senhor. E se mexe porque os outros est√£o mexendo e mudando as regras do jogo. Voc√™ tem que mexer sempre porque a novidade est√° ficando obsoleta. Hoje quase n√£o adianta mais fazer exerc√≠cios de futurologia para tentar adivinhar o pr√≥ximo lance dos acontecimentos sociais, pol√≠ticos e econ√īmicos. Algu√©m sabe qual o pr√≥ximo lance da vida? Tamb√©m n√£o faz muito sentido ficar observando vari√°veis control√°veis e incontrol√°veis de micro e macro ambientes para detectar tend√™ncias. Algu√©m sabe quais as tend√™ncias reais do futuro? O segredo dos vencedores √© este: jogar, ganhar, mexer, jogar, ganhar e mexer de novo. A n√£o ser que voc√™ combine com os concorrentes quais os pr√≥ximos movimentos estrat√©gicos deles.
Mas vamos chamar a frase que ficou em segundo lugar.

COM VOC√äS PARA GANHAR O OSCAR ‚ÄúGANGRENA NA PERNA DE PAU‚ÄĚ...
E esse prêmio vai para a frase: Não dê um pulo maior que a perna. Ora, se você pensa assim, seu cérebro está lhe dando ordens diárias: - Concentre-se na perna, não no pulo. Pense no problema, não na solução. Diga sempre que a taça está meio vazia e não meio cheia. Fale sempre que o sol está morrendo ao entardecer e jamais que está nascendo para inundar de luz e amor um outro país. Grite bem alto que você tem uma dificuldade e não uma oportunidade. Berre sempre que uma objeção no mundo dos negócios é uma rejeição e não uma chance para a fidelização de clientes. Pregue sempre que o mercado está difícil e jamais diga que você precisa hoje de novos desafios.

Conven√ßa a voc√™ mesmo que todo cliente quer saber mesmo √© de pre√ßo baixo e n√£o de vantagem competitiva e de valor agregado. Quer pensar diferente? Ent√£o, mude esta frase. O segredo √© voc√™ sentir e agir estrategicamente: use a perna dos outros para dar um pulo maior. Invente uma ponte chamada Conhecimento no abismo onde voc√™ vai ter que pular. Coloque molas em seus p√©s, isto √©, seja t√°tico. Afaste-se mais, tome dist√Ęncia para dar um pulo com maior velocidade, isto √©, retroceda aos estudos para adquirir f√īlego para o seu pulo, mas jamais acredite que para vencer voc√™ precisa dar um pulo menor que sua perna. Bem, mas vamos agora √† frase campe√£, a melhor delas para voc√™ se transformar num Man√© na arte de viver e vencer.

A CAMPEÃ DAS CAMPEÃS PARA LEVAR O OSCAR INTITULADO "POBREZA FILHA DA MÃE"
E o pr√™mio vai para a frase: - Sou pobre, mas sou honesto ou a vari√°vel dela: mais vale um pobre honesto que um rico ladr√£o. Ora, quem foi que lhe disse que honestidade √© um atributo? Pobreza e riqueza n√£o s√£o qualidades. S√£o estados sociais ou posturas mentais. Da mesma forma, honestidade n√£o √© uma qualidade e, sim, um valor, um princ√≠pio, um dever da alma. Quando voc√™ diz que √© pobre, mas honesto, voc√™ deixa espa√ßo para que seu subconsciente encontre desculpas para o fracasso. √Č o mesmo que formatar o c√©rebro para sentir e pensar: - Eu nunca vou sair desta em que estou, meu destino √© a desilus√£o, mas nem tudo est√° perdido: tenho car√°ter e dignidade. Em vez de ser um pobre honesto por que voc√™ n√£o coloca um desafio em sua carreira: ser um rico √©tico? Para ser um vencedor pegue estas tr√™s frases e siga o contr√°rio delas. Diga: Sempre mexerei em time que est√° ganhando porque nada √© est√°tico e n√£o h√° crescimento sem revolu√ß√Ķes de mudan√ßas. Algu√©m j√° disse que para melhorar tem que piorar primeiro. Ent√£o, o slogan dos que vencer√£o √©: mude, piore e melhore. Para dar um pulo maior que a perna a partir de agora buscarei a sabedoria-ponte. E para atingir a prosperidade respons√°vel quero ser um honesto rico: terei responsabilidade social e espiritualidade para ter compaix√£o e comprometimento para com meu semelhante. Sempre posso progredir financeiramente em busca de melhores resultados se evitar as frases malditas do lado negro da auto-ajuda mentirosa. Se pensar nestas tr√™s dire√ß√Ķes voc√™ ser√° mais que um profissional vencedor e bem-sucedido. Ser√° um ser humano feliz e motivado.


Maurício Góis
Consultor filiado ao IBCO ‚Äď Instituto Brasileiro de Consultores de Organiza√ß√£o desde 1983.
Ficou conhecido nacionalmente como autor da obra ‚ÄúChefia e Lideran√ßa‚ÄĚ da IOB-INFORMA√á√ēES OBJETIVAS, um best seller na √°rea por quase uma d√©cada.

Email: contato@mauriciogois.com.br
Site: www.mauriciogois.com.br




Mais textos deste colunista:
Minhas 15 "profecias" sobre globalização e outros bichos
Tomada de Decis√£o: 101 perguntas que resolvem qualquer problema
Os órfãos da auto-ajuda
Os h√°bitos inteligentes que constroem um vencedor
Os melhores exercícios de dicção para você ter um melhor desempenho profissional
Os mortos e os vivos no planeta dos negócios
Os nocautes da pessoa eficaz
Os Onze Mitos sobre o Planejamento do Tempo dos Líderes
Os quatro gritos do cliente silencioso
Os Seis Lados da Verdade
Os Vinte Bandidos da Venda
Para que você existe?
Pare de engolir sapos... e venda
Parem de falar mal da AIDA
Porque Pelé seria um bom vendedor
Senso de Humor em Vendas
Sete maneiras de comprometer sua equipe
Tese, Antitese e Síntese
Tornar-se Mais Inovador
Você está vivo? Então você é cliente de funerária!
Abaixo a √Āguia, Viva a Galinha
O Marketing dos Medíocres
Como abrir clientes fechados
O trabalho, o futebol e a motivação
O Titanic das Vendas
O Telemarketing do Conde Dr√°cula
Copa 1998: O que realmente aconteceu no jogo Brasil e França
O que é dar descontos na Era da Descontomania
O que é comprometimento?
O que ainda n√£o lhe contaram sobre atendimento
Marketing para Pessoas Empreendedoras

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 7.065.311 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.