O Brasil √© sede das comemora√ß√Ķes do Dia Mundial do Meio Ambiente

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 


O dia mundial do meio ambiente √© comemorado no dia 05 de junho. A data foi criada em Estocolmo em 1972, em virtude de um encontro promovido pela Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU) para tratar de assuntos sobre o meio ambiente, que englobam o planeta, conhecido como Confer√™ncia das Na√ß√Ķes. Neste encontro criaram-se v√°rios documentos relacionados √†s quest√Ķes ambientais e tamb√©m um plano para tra√ßar as a√ß√Ķes e metas da humanidade e dos governantes diante do problema.
Este ano, o Brasil √© sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, que tem como tema ‚ÄúEconomia Verde: Ela te inclui?‚ÄĚ Este √© um tema que convida o mundo a analisar onde a economia verde est√° no dia a dia de cada um e avaliar como ela pode gerar resultados econ√īmicos e ambientais para um futuro sustent√°vel em um planeta de sete bilh√Ķes de pessoas e que poder√° chegar a nove bilh√Ķes em 2050. No Dia Mundial do Meio Ambiente, de forma intensiva no mundo todo e com muitas atividades ambientais, √© feita a conscientiza√ß√£o a respeito da forma como a humanidade deve agir diante da natureza, bem como das conseq√ľ√™ncias que teremos se n√£o houver conscientiza√ß√£o e mudan√ßa de atitudes, tudo isso num esfor√ßo coletivo de preservar a natureza e alcan√ßar o crescimento com um desenvolvimento sustent√°vel em todas as na√ß√Ķes do mundo.
No Dia Mundial do Meio Ambiente de 1992, o Brasil foi sede de um encontro que reuniu l√≠deres globais e tinha como objetivo tomar decis√Ķes importantes sobre o bem-estar do planeta e sobre quest√Ķes de desenvolvimento. Hoje, 20 anos depois, relembrando a Rio 92 onde as primeiras a√ß√Ķes voltadas para a preserva√ß√£o do meio ambiente e a difus√£o das id√©ias sustent√°veis foram realizadas, o Brasil √© sede da Rio+20 - Confer√™ncia das Na√ß√Ķes Unidas sobre Desenvolvimento Sustent√°vel, que acontece no Rio de Janeiro de 13 a 22 deste m√™s.
A Confer√™ncia Rio+20 ter√° como tema central a economia verde no contexto do desenvolvimento sustent√°vel e da erradica√ß√£o da pobreza e, a estrutura institucional para o desenvolvimento sustent√°vel. O objetivo desta Confer√™ncia √© a renova√ß√£o do compromisso pol√≠tico com o desenvolvimento sustent√°vel, por meio da avalia√ß√£o do progresso e das lacunas na implementa√ß√£o das decis√Ķes adotadas pelas principais c√ļpulas sobre o assunto e tratar de temas novos e emergentes, tamb√©m visa definir quais as a√ß√Ķes que devem ser tomadas para que o planeta tenha um desenvolvimento sustent√°vel e dentre outros, tem como objetivos:
 Estabelecer metas para serem desenvolvidas pelos pa√≠ses nos pr√≥ximos anos:
 Aprovar objetivos de desenvolvimento sustent√°vel;
 Buscar solu√ß√Ķes para os problemas ligados √† extrema pobreza, mortalidade materna e infantil e saneamento b√°sico.

Estes objetivos, não se aplicam somente aos países pobres, mas devem ser assumidos pelo mundo inteiro, inclusive deve haver conscientização que empresas, consumidores, governo, entidades não governamentais e cada um de nós, em particular, devemos fazer nossa parte pelo meio ambiente, uma vez que somos todos responsáveis.

Concluindo, podemos dizer que o Brasil tem buscado se adequar ao modelo de desenvolvimento sustent√°vel e apesar de que muito ainda precisa ser feito, pois o Brasil √© um pa√≠s de contrastes e ainda convivemos com situa√ß√Ķes de cidades que n√£o realizam a coleta seletiva do lixo, que possuem lix√Ķes a c√©u aberto, que n√£o possuem saneamento b√°sico para toda a popula√ß√£o, √© importante mostrar que o pa√≠s em alguns termos, tem feito a sua parte e com isso est√° contribuindo para um futuro melhor.


Rosemary Ross
Formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco ‚Äď Paran√°. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperan√ßa. Livros: ‚ÄúUma mensagem por dia, o ano todo‚ÄĚ (Paulinas Editora) e ‚ÄúMensagens e ora√ß√Ķes para diversas situa√ß√Ķes do dia a dia‚ÄĚ (Paulinas Editora).√Č colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do pa√≠s.
Email: rose.ross@brturbo.com.br
Site: www.rosemaryross.com.br




Mais textos deste colunista:
Dia das M√£es
Páscoa é a festa da vida, da esperança, da fé e do amor!
Campanha da Fraternidade e a juventude
Este ano, tenha atitude e faça diferente!
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados.
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados
20 de novembro - Dia nacional da consciência negra
O professor e seu papel frente às novas tecnologias
Semana da p√°tria e os desafios contempor√Ęneos
No mundo moderno ser pai é um grande desafio
GRIPE A (H1N1) ‚Äď PREVEN√á√ÉO AINDA √Č O MELHOR REM√ČDIO
Mensagem para as m√£es
A expans√£o das redes sociais no Brasil e no mundo.
Celebrar a P√°scoa...
Comprometa-se com sua sa√ļde e tenha uma vida longa e saud√°vel
Dia internacional da mulher ‚Äď uma hist√≥ria de lutas e conquistas
Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias
O que você pretende mudar em 2012?

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.712.820 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.