GRIPE A (H1N1) – PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 

Em 2009, o subtipo do vírus de influenza denominado A (H1N1), foi responsável pela pandemia de influenza. Conhecida como gripe A, a doença teve em sua grande maioria casos que foram considerados leves, mas também foram constatados casos graves, principalmente em gestantes, idosos, crianças, portadores de doenças crônicas e pessoas obesas e o elevado número de óbitos colocou o Brasil em estado de alerta.
Em 2010 a Organização Mundial da Saúde (OMS), decretou o fim da pandemia da gripe A (H1N1), porém, surtos localizados continuam aparecendo em vários lugares do mundo, mesmo com grande parcela da população imunizada pela vacina ou pela infecção natural.
As baixas temperaturas do inverno favorecem a proliferação de vários subtipos do vírus de influenza, possibilitando a proliferação da gripe A, bem como de outras síndromes respiratórias, e este ano, o Brasil está novamente em alerta, uma vez que estão sendo constatados muitos casos de pessoas infectadas pelo vírus da gripe A, principalmente nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), inclusive com casos de óbitos.
Quando é constatada a gripe A (H1N1), os médicos são orientados a prescreverem o antiviral oseltamivir, conhecido pela marca Tamiflu, o mais precocemente possível, sem aguardar resultados de laboratório ou sinais de agravamento, em todas as pessoas que apresentarem a síndrome gripal, particularmente nos grupos vulneráveis para complicações, como as gestantes, crianças pequenas, idosos, obesos e portadores de doenças crônicas. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o medicamento para as redes pública e privada.
Muitos dos sintomas da gripe A são parecidos com os da gripe comum: febre (39º), tosse, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória, dores de cabeça, cansaço, coriza, vômito e diarréia em alguns casos. O período de incubação varia entre 24 horas a duas semanas. Segundo a OMS e o Ministério da Saúde, não é preciso apresentar todos esses sintomas para ter a doença.
Em casos de suspeita de contaminação, a orientação é que você procure seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo para receber o tratamento adequado, o mais rápido possível, pois, a medicação é mais efetiva nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos sintomas, e o porcentual de cura é de quase 100%.
Cuidados básicos que ajudam na prevenção da contaminação pelo vírus da gripa A:
─ Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente após tossir, espirrar ou tocar em superfícies como mesas, maçanetas, computadores de uso comum, os botões de elevadores e etc.
─ Não compartilhe alimentos, toalhas, talheres, copos e objetos de uso pessoal.
─ Evite ficar em ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas.
─ Procure cobrir a mão e o nariz com lenço descartável sempre que tossir ou espirrar.
─ Mantenha os ambientes bem ventilados, abra janelas e portas para melhorar a circulação do ar.
─ Sempre que possível utilize o álcool gel para higienizar as mãos.
─ Se estiver com febre acima de 38ºC, tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.
Como a Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente através de tosse, espirro ou contato com secreções de vias aéreas de pessoas infectadas, vale lembrar que a prevenção ainda é o melhor remédio e cada um deve fazer a sua parte!


Rosemary Ross
Formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco – Paraná. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperança. Livros: “Uma mensagem por dia, o ano todo” (Paulinas Editora) e “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia” (Paulinas Editora).É colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.
Email: rose.ross@brturbo.com.br
Site: www.rosemaryross.com.br




Mais textos deste colunista:
Dia das Mães
Páscoa é a festa da vida, da esperança, da fé e do amor!
Campanha da Fraternidade e a juventude
Este ano, tenha atitude e faça diferente!
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados.
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados
20 de novembro - Dia nacional da consciência negra
O professor e seu papel frente às novas tecnologias
Semana da pátria e os desafios contemporâneos
No mundo moderno ser pai é um grande desafio
O Brasil é sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
Mensagem para as mães
A expansão das redes sociais no Brasil e no mundo.
Celebrar a Páscoa...
Comprometa-se com sua saúde e tenha uma vida longa e saudável
Dia internacional da mulher – uma história de lutas e conquistas
Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias
O que você pretende mudar em 2012?

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.712.822 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.