No mundo moderno ser pai é um grande desafio

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 

Desempenhar o papel de pai nos dias atuais é mais complexo do que anos atrás. A forma de educar e a maneira de se comunicar com os filhos são bem diferentes dos costumes de 30, 20, 10 anos atrás. As necessidades, os desejos e anseios dos filhos de hoje são muito diferentes das dos filhos de antigamente, porque eles estão diferentes.
O grande desafio dos pais hoje é saber como educar os filhos com todas as mudanças que estão ocorrendo, como o advento da internet, as redes sociais, a influência da mídia, o acesso fácil às drogas, a prática sexual precoce, a pornografia e a busca pela independência ainda na adolescência.
Afinal, nos tempos modernos o que é ser pai? Responder a essa pergunta não é muito simples, mas uma coisa é certa: é totalmente diferente ser pai hoje do que era há décadas atrás. Atualmente o pai assume mais responsabilidades na educação, nas atividades no dia a dia das crianças do que há tempos atrás. Hoje o pai e a mãe ocupam o mesmo lugar na família, com as mesmas responsabilidades e com a mesma importância na vida dos filhos. A maioria das mulheres de hoje trabalham fora e muitas também estudam, isso faz com que a divisão das tarefas domésticas e o cuidado com os filhos, fiquem sob a responsabilidade tanto da mãe como do pai.
E como deve ser o pai moderno? Em primeiro lugar, para ser o pai que os filhos de hoje precisam, ele deve conhecer de fato seus filhos. É preciso saber suas idéias, seus pontos de vista, seus gostos, quem são seus melhores amigos, como estão suas notas na faculdade, na escola, qual é a sua cor preferida, qual o estilo musical de que mais gosta, o que o deixa nervoso, o que o faz rir, perceber quando o filho está chateado ou triste, saber quando está bem ou quando está mal. O pai moderno precisa ser “plugado” para se inteirar com todas as inovações tecnológicas e poder conversar com os filhos “plugados” sobre internet, redes sociais, iPad, iPhone , tablet, celulares, e também participar nas discussões sociais que tocam diretamente o jovem. O pai de hoje tem que se inteirar dos assuntos e linguagens usadas pelos filhos, para poder entender o que eles pensam sobre amor, família, sociedade, liberdade, drogas, sexo, etc, e assim poder aconselhar e interagir com os filhos.
Em meio a tantas mudanças, o que não mudou e nem muda com o passar das décadas é a imposição de limites na criação e educação dos filhos. Sabemos que as regras e limites são necessários para os filhos, pois, educar não é só fazer obedecer, mas mostrar as fronteiras entre o certo e o errado, os valores e os limites. É preciso educar os filhos para que saibam viver a liberdade de forma responsável, sem perder os valores e bons princípios.
Os desafios diários são inúmeros para desempenhar bem o papel de ser pai, mas é preciso acompanhar a evolução dos tempos e ao mesmo tempo educar os filhos com sabedoria. A paternidade responsável inclui orientar, ensinar, educar e corrigir a trajetória humana!


Rosemary Ross
Formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco – Paraná. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperança. Livros: “Uma mensagem por dia, o ano todo” (Paulinas Editora) e “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia” (Paulinas Editora).É colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.
Email: rose.ross@brturbo.com.br
Site: www.rosemaryross.com.br




Mais textos deste colunista:
Dia das Mães
Páscoa é a festa da vida, da esperança, da fé e do amor!
Campanha da Fraternidade e a juventude
Este ano, tenha atitude e faça diferente!
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados.
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados
20 de novembro - Dia nacional da consciência negra
O professor e seu papel frente às novas tecnologias
Semana da pátria e os desafios contemporâneos
GRIPE A (H1N1) – PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO
O Brasil é sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
Mensagem para as mães
A expansão das redes sociais no Brasil e no mundo.
Celebrar a Páscoa...
Comprometa-se com sua saúde e tenha uma vida longa e saudável
Dia internacional da mulher – uma história de lutas e conquistas
Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias
O que você pretende mudar em 2012?

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.712.824 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.