Postura faz diferença

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Maria Regina Canhos Vicentin
contato@mariaregina.com.br
 

Rosa* é funcionária pública há muitos anos e faz parte de uma grande repartição. Dia desses foi surpreendida pelo comentário da faxineira que sempre faz a limpeza do local. Passando o pano nos móveis, Maria* disse a Rosa que ela devia ser a funcionária mais querida daquele lugar. Surpresa com a afirmação, Rosa quis saber o motivo. Maria logo esclareceu que as pessoas iam até a seção constantemente procurando por ela e não a encontrando preferiam voltar outro dia a serem atendidas pelos demais. Rosa secretamente comemorou, pois considerou válido todo o empenho em servir com amor.

Esse é um episódio bonito, não é mesmo? Sinal de que as pessoas notam como nos comportamos no trabalho e nos contatos interpessoais. Já que temos de executar nosso serviço, que seja de forma amorosa e interessada. Normalmente, gastamos quase o mesmo tempo realizando uma tarefa de modo prestativo ou atabalhoado. Então, devemos primar pela segunda opção. Aqui vão algumas dicas interessantes para aqueles que desejam fazer a diferença no atendimento ao cliente ou às pessoas em geral:

1. Receba as pessoas sempre com um sorriso nos lábios, pois não existe melhor acolhida. 2. Chame-as pelo nome; como afirmou o autor norteamericano Dale Carnegie, o som mais doce para alguém é o de seu próprio nome. 3. Olhe nos olhos da pessoa com quem você fala, assim demonstrará consideração e respeito pelo o que ela tem a lhe dizer. 4. Ouça atentamente (e até o final) o que lhe está sendo dito, depois faça um breve resumo do que entendeu para que a pessoa verifique se é isso mesmo que ela queria dizer. 5. Fale objetivamente se pode ajudar ou se a pessoa terá de se dirigir a uma outra seção para conseguir o que deseja. 6. Interesse-se genuinamente em auxiliar a pessoa, dispensando-lhe o tratamento que empregaria consigo mesmo. 7. Forneça à pessoa um meio de contato com você (e.mail, telefone) para que ela possa socorrer-se caso tenha esquecido de perguntar algo ou desejar mais alguma informação.

Ainda que a pessoa lhe seja rude procure manter a calma, já que nem todos tiveram as mesmas oportunidades nem foram educados como você. Muitas vezes, o outro está apenas num mau dia. Não encare essas demonstrações de irritação como pessoais. Siga prestando seu serviço de forma amável e cordial até que a pessoa se perceba em descompasso com a situação de atendimento. Quando se procede desta forma, mesmo as pessoas grosseiras costumam se desculpar, reconhecendo que foram ríspidas com quem não merecia tal tratamento.

Enfim, a postura que adotamos no trabalho e também em casa mostra muito de quem somos. Se você deseja, como Rosa, ser benquisto e estimado, procure desenvolver habilidades no trato com as pessoas, policiando comportamentos que expressem intolerância, desrespeito, discriminação ou preconceito frente aos demais. Tenha atitudes amorosas e compreensivas, fazendo com que o outro se sinta valorizado e merecedor de atenção. Fazendo assim, você conseguirá cultivar amigos para sempre.


Maria Regina Canhos Vicentin
Natural de Jaú/SP. Formou-se em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto e em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Especializou-se em Educação pela Faculdade Claretianas de Batatais. Psicóloga Judiciária no Fórum da Comarca de Jaú. Profissional Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Jurídica.Autora dos livros: Buscando a Felicidade (Ed.Celebris), Sementes de Esperança (Ed.Santuário), Temas do Cotidiano (Ed.Santuário), e Superdicas para ser feliz no amor (Ed.Celebris). Agente de Pastoral da Evangelização da Paróquia de São João Batista em Jaú (SP) escreve regularmente para diversos jornais; entre eles, Folha da Região (Araçatuba – SP) e O Lutador (Belo Horizonte – MG), além da Revista O Mensageiro de Santo Antônio (Santo André – SP), e Família Cristã Online (São Paulo – SP).
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Site: www.mariaregina.com.br




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