Semana da pátria e os desafios contemporâneos

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 

Durante esta semana comemoramos a Semana da Pátria, o que nos coloca diante de um grande desafio: que tipo de Pátria queremos fazer do Brasil, que é de todos nós brasileiros e brasileiras? Como podemos participar da história desse país? O que vamos deixar como legado aos que vierem depois de nós?
A história da Independência do Brasil (7 de setembro de 1822) é conhecida pela maioria do povo brasileiro. Dom Pedro I, às margens do Riacho Ipiranga (hoje atual cidade de São Paulo), proclama a independência do Brasil em relação à Portugal, gritando: “Independência ou morte” e a partir desse momento o Brasil não era mais colônia de Portugal.
A Independência do Brasil completa 190 anos. O que mudou, em termos econômicos e sociais, desde a sua independência até hoje? Certamente muitas mudanças ocorreram, mas ainda há muito a ser feito:
─ O Brasil é o país mais desigual da América Latina, segundo o 5º Fórum Urbano Mundial da ONU, realizado no Rio de Janeiro, em 25 de março de 2010. Apesar da imensidão do seu território (850 milhões de hectares), o Brasil ainda não fez a reforma agrária e a terra continua concentrada nas mãos de poucos, com grandes áreas improdutivas.
─ Os mais ricos que são 10%, ficam com a metade da riqueza brasileira (50,6%), enquanto que os 10% mais pobres levam apenas 0,8% dos recursos do país. E ainda há 4,8 milhões de famílias rurais sem terra.
─ Atualmente o nosso país tem uma população de 193.946.886 (quase 194 milhões) de pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa população, 55 milhões são jovens entre 15 e 29 anos, dos quais 31% são considerados miseráveis, com uma renda per capita familiar inferior a meio salário mínimo, e outros 54% com renda entre meio e dois salários mínimos.
─ Apesar da independência política ocorrida no Brasil, mantivemos a mesma forma social e econômica, o que ainda hoje nos atinge, pois continuamos a depender de fatores externos, seja no contexto geopolítico, econômico e principalmente no tecnológico.
Todos nós sonhamos com uma sociedade mais fraterna e justa, inspirada na paz, nos princípios da verdade e da igualdade, onde as pessoas tenham um trabalho digno, justa distribuição de renda, boas condições de moradia, saúde e educação de boa qualidade. Porém, estes são grandes desafios a serem vencidos pelo Brasil, que devem nos motivar a caminhar e lutar por nossos direitos em direção a uma nação mais igualitária, já que a realidade está em permanente mudança.
A Independência do Brasil é um processo que continua atual dentro da nossa história, e a responsabilidade de fazer dele um país melhor é nossa, construindo-o com trabalho e justiça, promovendo o progresso e a igualdade para todos!


Rosemary Ross
Formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco – Paraná. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperança. Livros: “Uma mensagem por dia, o ano todo” (Paulinas Editora) e “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia” (Paulinas Editora).É colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.
Email: rose.ross@brturbo.com.br
Site: www.rosemaryross.com.br




Mais textos deste colunista:
Dia das Mães
Páscoa é a festa da vida, da esperança, da fé e do amor!
Campanha da Fraternidade e a juventude
Este ano, tenha atitude e faça diferente!
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados.
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados
20 de novembro - Dia nacional da consciência negra
O professor e seu papel frente às novas tecnologias
No mundo moderno ser pai é um grande desafio
GRIPE A (H1N1) – PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO
O Brasil é sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
Mensagem para as mães
A expansão das redes sociais no Brasil e no mundo.
Celebrar a Páscoa...
Comprometa-se com sua saúde e tenha uma vida longa e saudável
Dia internacional da mulher – uma história de lutas e conquistas
Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias
O que você pretende mudar em 2012?

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.712.866 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.