O professor e seu papel frente às novas tecnologias

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 


No dia 15 de outubro comemoramos o dia do professor. Essa data foi criada no ano de 1827, quando D. Pedro I decretou que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”. Esse decreto falava sobre a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.
No ano de 1947 - 120 anos após o referido decreto - ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. A comemoração dessa data começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para comemorar seu dia e também traçar novos rumos para o próximo ano. A comemoração foi um sucesso e espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682/63. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Aproveitamos a comemoração dessa importante data, para levantar alguns questionamentos sobre as novas tecnologias que invadem as salas de aulas:
- Qual é o papel do professor frente às novas tecnologias que estão sendo utilizadas como suporte às aulas presenciais, semipresenciais, para os cursos tradicionais e cursos à distância?
- As metodologias de ensino e as práticas educativas mudaram muito nos últimos anos. Diante desta realidade, novas competências serão necessárias. Mas e o professor? Ele quer mudar? Acha necessário adequar-se às mudanças? Consegue interagir de forma satisfatória com os alunos da era da tecnologia?
 Será que as mídias e as tecnologias são recursos que podem fazer diferença no ensino? Certamente que sim, uma vez que tornam as aulas mais atrativas, dinâmicas e motivadoras.
A escola precisa acompanhar os avanços tecnológicos, investir em estratégias e recursos de ensino, precisa ampliar sua comunicação a partir de novas linguagens, para que haja maior sintonia entre professor-aluno. A linguagem escrita, como forma prioritária de comunicação, perdeu muito espaço, visto que a linguagem das mídias repletas de imagens, sons e movimentos, atraem bem mais os jovens e as crianças que dominam com facilidade as novas tecnologias. O aluno precisa ir para a escola e encontrar no professor alguém que o ajude a interpretar, relacionar e contextualizar as informações que recebe, esclarecendo suas dúvidas.

Estamos diante de uma nova realidade educacional, onde surge a figura do professor como “educomunicador”, e diante deste novo perfil, o professor deve congregar as funções de educador e comunicador, não ficando limitado às formas tradicionais de ensino, que devido ao advento das novas tecnologias deixa de ser restrita ao âmbito escolar. Para se transformar neste “novo” profissional, o professor enfrenta muitos desafios, entre eles, estudar sempre, trocar experiências com outros colegas, buscar desenvolver as suas habilidades beneficiando-se da presença das novas tecnologias e fazendo uso delas, para mediar o conhecimento e levar benefícios para os seus alunos.
As mídias e as novas tecnologias não vieram para substituir o professor, mas para serem aliadas na construção de uma nova comunicação entre professor-aluno e não devem ser vistas como oposição aos métodos convencionais de educação, mas devem ser integradas aos mesmos, para que o processo educacional seja enriquecido e seja resgatada nos alunos a motivação pelo aprendizado, contribuindo até mesmo para a redução da evasão escolar.


Rosemary Ross
Formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco – Paraná. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperança. Livros: “Uma mensagem por dia, o ano todo” (Paulinas Editora) e “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia” (Paulinas Editora).É colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.
Email: rose.ross@brturbo.com.br
Site: www.rosemaryross.com.br




Mais textos deste colunista:
Dia das Mães
Páscoa é a festa da vida, da esperança, da fé e do amor!
Campanha da Fraternidade e a juventude
Este ano, tenha atitude e faça diferente!
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados.
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados
20 de novembro - Dia nacional da consciência negra
Semana da pátria e os desafios contemporâneos
No mundo moderno ser pai é um grande desafio
GRIPE A (H1N1) – PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO
O Brasil é sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
Mensagem para as mães
A expansão das redes sociais no Brasil e no mundo.
Celebrar a Páscoa...
Comprometa-se com sua saúde e tenha uma vida longa e saudável
Dia internacional da mulher – uma história de lutas e conquistas
Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias
O que você pretende mudar em 2012?

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.712.828 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.