Campanha da Fraternidade e a juventude

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 

“Os jovens como protagonistas da sua historia e da nova evangelização".

A juventude é o tema da Campanha da Fraternidade lançada este ano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De acordo com o texto base da CF 2013, o objetivo geral da campanha é “acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”.
Este tema da CF 2013 propõe uma reflexão sobre a atual condição dos jovens na sociedade e foi escolhido para este ano, em que o Brasil será a sede da Jornada Mundial da Juventude. O encontro reunirá jovens católicos de todo o mundo no mês de julho, no Rio de Janeiro, sendo que, a JMJ 2013 foi uma forma a mais encontrada para "unir a sociedade, a família e a igreja para que nossa juventude seja ouvida e respeitada, pois vivemos em uma sociedade de transformação".
O tema da campanha é Fraternidade e Juventude e o lema é “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Esta é a 50ª campanha, realizada anualmente pela Igreja Católica, sempre no período da quaresma. No contexto do Ano da Fé, esta campanha visa mobilizar a Igreja e, o quanto possível, os segmentos da sociedade, a fim de se solidarizarem com os jovens, mostrando que eles são importantes protagonistas da sua historia e da nova evangelização, além de que podem contribuir de forma significativa para a construção de uma sociedade melhor.
Sabemos que são muitos os desafios enfrentados pela juventude nos dias atuais, como a violência, as drogas, o uso excessivo de bebidas alcoólicas, desemprego, crise de valores, crise pessoal, familiar e financeira. Muitos jovens perderam seus “pontos de referência” e com a desestruturação familiar ficam a mercê do que aprendem fora do seio da família, assim, valores como amor, amizade, honestidade, valorização do ser humano, educação e tantos outros, muitas vezes ficam esquecidos de seu mundo e a CF 2013 se propõe a refletir sobre a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades, convidando-os a se tornarem agentes transformadores da sociedade, da família, da igreja, enfim, do meio em que vivem.


Rosemary Ross
Formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco – Paraná. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperança. Livros: “Uma mensagem por dia, o ano todo” (Paulinas Editora) e “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia” (Paulinas Editora).É colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.
Email: rose.ross@brturbo.com.br
Site: www.rosemaryross.com.br




Mais textos deste colunista:
Dia das Mães
Páscoa é a festa da vida, da esperança, da fé e do amor!
Este ano, tenha atitude e faça diferente!
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados.
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados
20 de novembro - Dia nacional da consciência negra
O professor e seu papel frente às novas tecnologias
Semana da pátria e os desafios contemporâneos
No mundo moderno ser pai é um grande desafio
GRIPE A (H1N1) – PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO
O Brasil é sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
Mensagem para as mães
A expansão das redes sociais no Brasil e no mundo.
Celebrar a Páscoa...
Comprometa-se com sua saúde e tenha uma vida longa e saudável
Dia internacional da mulher – uma história de lutas e conquistas
Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias
O que você pretende mudar em 2012?

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 10.241.236 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.