Páscoa é a festa da vida, da esperança, da fé e do amor!

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 


Os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo na Páscoa. De acordo com os evangelhos narrados na Bíblia, depois que Jesus morreu na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro por José de Arimatéia, onde permaneceu por três dias até a sua ressurreição, que ocorreu em um dia de Domingo. A Páscoa é considerada a maior festa dos cristãos e faz referência à última ceia de Jesus com seus discípulos, sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e a ressureição. O período da celebração pascal na Senana Santa inicia-se com o Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa. Para os cristãos, a Páscoa é a festa da vida, da esperança, da fé e do amor!
Festa da vida - somos convidados a libertar-nos de todo tipo de escravidão para vivermos a vida em sua plenitude.
Festa da esperança - a ressurreição de Cristo enche nosso coração de esperança e instaura um novo tempo diante dos sofrimentos. Esperança e fé andam juntas e são elas que nos dão forças para não desistirmos, para irmos em frente, acreditando que as coisas podem mudar.
Festa da fé – a fé e uma força interior poderosa que nos possibilita quebrar barreiras aparentemente difíceis de serem superadas e como definiu o escritor Russo Leon Tolstoi, ela é a “força motriz da vida” que nos motiva quando estamos desanimados, nos dá forças para continuarmos a lutar quando fracassamos, nos mantêm firmes quando passamos por momentos difíceis e nos faz sorrir quando somos feridos pela dor da desilusão.
Festa do amor - a aliança de amor e comunhão realizada entre Deus e o homem em Jesus, dá sentido à nossa vida e nos entusiasma a continuar lutando pela construção de uma sociedade fundamentada no amor e na solidariedade.
Também para os judeus a Páscoa é uma das mais importantes festas do calendário judaico, conhecida como “Pessach”, sendo celebrada por oito dias. Nesta data é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. Antigamente, no hemisfério norte, a celebração da Páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera, com as flores e as plantas apareciam novamente os animais. Neste tempo os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
Além das diversas crenças religiosas, a Páscoa também é celebrada comercialmente, e para a maioria das pessoas a festa da Páscoa está associada à imagem do coelho (símbolo da fertilidade) e dos ovos de chocolate (símbolo de vida nova). Muitos ainda celebram a Páscoa de forma paganizada, sem um mínimo de senso religioso; outros como um mero feriado prolongado ou como um tempo para viajar e descansar, assim, este que deveria ser um tempo intenso de reflexão sobre os valores perenes da vida, da família e da sociedade, acaba não atingindo seu objetivo. Sabemos que as confraternizações, os encontros familiares, os alimentos específicos e muitos outros costumes são importantes e nos ajudam a celebrar a Páscoa, mas não podem nos desviar do seu principal e essencial sentido: Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para nos mostrar que o Reino de Deus anunciado e pregado por Ele está presente e vivo entre nós. Esse sim é o verdadeiro sentido da Páscoa!
Que nesta Páscoa nosso olhar se encha de luz, como os olhares das mulheres que viram o sepulcro vazio e o Filho de Deus ressuscitado (Mt 28). Que nós possamos exclamar como elas, com fé e a certeza da presença de Cristo no meio de nós: “o Senhor ressuscitou, aleluia!”.


Rosemary Ross
Formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco – Paraná. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperança. Livros: “Uma mensagem por dia, o ano todo” (Paulinas Editora) e “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia” (Paulinas Editora).É colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.
Email: rose.ross@brturbo.com.br
Site: www.rosemaryross.com.br




Mais textos deste colunista:
Dia das Mães
Campanha da Fraternidade e a juventude
Este ano, tenha atitude e faça diferente!
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados.
Celebração do Natal: origem, símbolos e significados
20 de novembro - Dia nacional da consciência negra
O professor e seu papel frente às novas tecnologias
Semana da pátria e os desafios contemporâneos
No mundo moderno ser pai é um grande desafio
GRIPE A (H1N1) – PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO
O Brasil é sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
Mensagem para as mães
A expansão das redes sociais no Brasil e no mundo.
Celebrar a Páscoa...
Comprometa-se com sua saúde e tenha uma vida longa e saudável
Dia internacional da mulher – uma história de lutas e conquistas
Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias
O que você pretende mudar em 2012?

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 8.712.829 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.