Compromisso não é possibilidade, é trato

Compartilhar no Facebook

Enviar por email Imprimir este artigo
 

17 de Dezembro de 2014


Temos vivido tempos difíceis onde o compromisso caiu em desuso e muitos não têm consideração pelas pessoas.

Com a pós modernidade vieram muitas coisas boas que ajudam a sociedade a ter uma outra mentalidade e questionar alguns absolutismos que por tanto tempo eram intocáveis e prejudiciais.

Mas infelizmente o egocentrismo veio junto neste ‚Äúpacote‚ÄĚ da p√≥s modernidade e tem tomado conta da filosofia cultural mundial e as pessoas tem se voltado cada vez mais para si mesmas.

O Compromisso é quando você faz uma aliança com alguém, mesmo que seja com você mesmo, prometendo que irá cumprir o trato firmado. Percebo que o maior compromisso de muitas pessoas hoje é consigo mesmas.

√Č triste perceber esta realidade, porque as mesmas pessoas que tem o compromisso maior com elas mesmas, um dia necessitar√£o do compromisso de outros para que elas possam ter aquilo que precisam.

Eu creio que seja muito importante cuidar de nós mesmos e nos valorizar, pois é nossa responsabilidade também. Mas se colocar em uma posição superior às pessoas todo o tempo é muito prejudicial para a própria pessoa e para a sociedade.

Quantas vezes algu√©m j√° marcou um compromisso com voc√™ e n√£o cumpriu por raz√Ķes pequenas, onde a pessoa colocou-se em uma posi√ß√£o maior que a sua e escolheu atender as pr√≥prias necessidades e n√£o levou em considera√ß√£o a sua necessidade?

Percebo também que tem pessoas desorganizadas e que não conseguem cumprir seus compromissos por terem dificuldades de manter uma ordem de prioridades e de horários. Até aí tudo bem, mas quando existem pessoas que não cumprem seus compromissos e não sentem a menor culpa por isso, é bem perigoso.

Provavelmente estas pessoas continuar√£o a seguir com suas vidas sem perceber que est√£o se distanciando de uma conex√£o sadia e real com outras pessoas.

O compromisso nos ajuda a pormos as pessoas em posição superior a nós mesmos e a considerarmos os outros melhores que nós. Quando valorizamos o compromisso que firmamos com os outros, valorizamos mais as pessoas e cuidamos para que tenhamos relacionamentos amorosos.

O amor exige compromisso. E se queremos amor em nossos relacionamentos, o compromisso é indispensável.

Compromisso não é possibilidade, é trato!


Mateus Feliciano
Casado, 31 anos, professor, palestrante, pastor, graduado em Administra√ß√£o, bacharel em Teologia (Faculdade Teol√≥gica Batista de Campinas), presidente da Seara Urbana (moradores de rua) em Campinas/SP, professor no curso de miss√Ķes urbanas e da Escola de Treinamento e Discipulado da JOCUM, integrante da Fraternidade Teol√≥gica Latino Americana (FTL) em Campinas, Coordenador e professor da Escola de Miss√Ķes Urbanas A√ß√Ķes na Cidade, Coordenador e professor do curso Teologia & Voca√ß√£o, Coordenador do P√≥lis Centro de Teologia, Missiologia, Voca√ß√£o e Artes e Coordenador e professor na Faculdade Teol√≥gica Batista de Campinas.
Email: mateus.feliciano@searaurbana.com
Site: www.searaurbana.com
Blog: http://poliscentro.com/blog




Mais textos deste colunista:
Sociedade da Imagem
Normalmente Diferentes e Diferentemente Normais
Contradi√ß√Ķes Coletivas
O Perfil de um morador de rua
A Verdade
Feminismo e Machismo
Do "Jeitinho" que somos
Gera√ß√£o ‚ÄúEma Ema‚ÄĚ

COMENTE ESTE ARTIGO:
Nome:
Email:

(0 / 255)
O tamanho máximo do comentário é de 255 caracteres.
Atenção!
Você irá receber um email para confirmar seu comentário para que o mesmo seja publicado nesta página, portanto o campo Email é de preenchimento obrigatório e, ao enviar, você assume a responsabilidade pelas suas palavras inseridas neste comentário.
*NOTA : o JornalRMC abre esse espaço para que nossos colunistas exponham, de forma voluntária, seus pontos de vista sobre os assuntos em que são especialistas. Dessa forma, as opiniões apresentadas são de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo necessariamente a opinião do portal e de seus editores.

 
SOS Impressoras
Rádio Novo Tempo Campinas
Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

.: Acessos: 7.345.343 :. | .: desde Agosto/2007 :. | .: contato: imprensa@jornalrmc.com.br :. | .: desenvolvido por: LINDEMUTH Comunicação :.