Podcast “Os Incomodados” destaca como o engajamento comunitário constrói territórios mais vivos e humanos
Marina Carvalho conversa com a apresentadora Iara Silva sobre como fortalecer laços comunitários, construir espaços mais humanos e valorizar o pertencimento
Como a força das conexões humanas e a corresponsabilidade coletiva podem transformar territórios? Essa é a pergunta que orienta o sétimo episódio do podcast Os Incomodados, da Fundação Educar. A convidada da vez é Marina Carvalho, especialista em Responsabilidade Social Empresarial e Avaliação de Projetos Sociais pela CEATS/USP e mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas.
Com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos e facilitação de grupos, Marina traz reflexões sobre o impacto do engajamento comunitário na construção de espaços urbanos mais justos, acolhedores e solidários. Em sua pesquisa acadêmica, ela investiga como diferentes atores influenciam a produção social do espaço urbano, ampliando o debate sobre o papel de todos na construção das cidades.
Durante a conversa, Marina destaca também a importância dos chamados “terceiros lugares” — espaços de convivência comunitária, como praças, centros culturais e iniciativas territoriais — que complementam a casa (o primeiro lugar) e o trabalho ou escola (o segundo lugar). Esses ambientes fortalecem vínculos, promovem cidadania e ampliam as possibilidades de participação social.
Um dos exemplos apresentados por Marina é o CIRRCO — Centro de Integração, Recreação, Responsabilidade, Cultura e Oportunidades, criado na cidade de Franca (SP). O espaço funciona como um convite à escuta ativa, ao encontro e ao protagonismo comunitário.Nós da Fundação Educar acreditamos que quando a comunidade se reconhece como corresponsável pelo território que habita, ela se torna agente ativa na construção de um futuro mais justo e solidário”, destaca Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar.
Para assistir ou escutar o episódio completo, clique aqui:
Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vr5hmhlaCVo
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal de Participações. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.