Traçado do Parque Linear do Córrego da Lagoa é definido e obras de implementação começam nos próximos meses

Fundação FEAC entregou para a prefeitura de Campinas o projeto que orienta a transformação ambiental e urbana da região dos Amarais; previsão de conclusão da próxima etapa é março de 2026

A Fundação FEAC entregou para a Prefeitura de Campinas, na última sexta-feira, 1º de agosto, o Master Plan do Parque Linear do Córrego da Lagoa, localizado na região dos Amarais. O projeto contempla um estudo macro e o planejamento para recompor a área degradada do entorno do córrego, com a implantação, em etapas, de área de convivência, iluminação, travessias para pedestre, pavimentação dos caminhos, sinalização, acessibilidade e mobiliário urbano, em um espaço de aproximadamente 4 mil metros lineares.

O plano é resultado de um trabalho técnico e intersetorial que fortalece a agenda de desenvolvimento territorial sustentável no município, beneficiando diretamente cerca de 20 mil pessoas moradoras do Jardim Santa Mônica, Jardim São Marcos, Vila Esperança e Jardim Campineiro.

A proposta foi desenvolvida pela consultoria Alameda Urb, a partir da parceria firmada em 2024 entre a Fundação FEAC e a Secretaria Municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SECLIMAS). O Master Plan integra a estratégia do programa Desenvolve Amarais, voltado à transformação de territórios vulnerabilizados por meio de ações conjuntas entre sociedade civil e poder público. A região é considerada um território-piloto para replicação futura de boas práticas urbanísticas e ambientais em outras áreas de Campinas.

Com histórico de degradação ambiental acentuada pelo crescimento desordenado e urbanização acelerada, o território dos Amarais sofre com problemas como poluição, assoreamento, desaparecimento de lagoas e perda de cobertura vegetal. Nesse contexto, o Master Plan propõe criar condições que favoreçam a recuperação ambiental do Córrego da Lagoa, impactando positivamente também o Ribeirão Quilombo.

O diretor executivo José Roberto Dalbem destacou que a entrega do Master Plan é a continuidade do trabalho em parceria com a prefeitura, que teve início em 2024, quando foi assinado o protocolo de intenções, o primeiro passo para o desenvolvimento territorial dos Amarais. “Campinas tem um compromisso com a implantação de áreas verdes e parques lineares. Este é o primeiro projeto que entregamos e o início de uma nova fase de transformação para a população dos Amarais. Logo teremos novas paisagens por ali”, afirmou.

O prefeito Dário Saadi ressaltou a importância das parcerias e afirmou que o espaço não é relevante apenas para a comunidade, mas para toda a cidade. “O parque linear é um instrumento muito importante, porque traz qualidade de vida, o convívio em comunidade e contribui para o enfrentamento das questões climáticas”, completou.

A ausência de um projeto executivo era um dos principais entraves para a realização da proposta, há muito tempo desejada pela administração pública e pela população local.

Próximos passos

A Fundação FEAC será a responsável pela execução das obras da próxima etapa, que se refere à implementação do projeto arquitetônico desenvolvido pela Alameda Urb, contando com o apoio da prefeitura. Os trabalhos devem começar nos próximos meses.

Segundo o gerente de desenvolvimento territorial da Fundação FEAC, Rafael Moya, a expectativa é que os trabalhos comecem nos próximos meses e que até março de 2026 seja entregue a próxima etapa que contempla pergolados e um espaço de convívio da comunidade a partir da praça chamada de Areninha, inaugurada no ano passado e que já começou a mudar a realidade local, sendo um espaço de lazer onde no passado era um depósito de entulhos.

A Prefeitura fará o reflorestamento da área e a instalação de outros equipamentos públicos necessários. “Agora, com o projeto da área de convivência que a FEAC vai implantar, nós vamos elaborar um projeto para a parte do reflorestamento e se é necessário implantar mais algum equipamento, como ciclofaixa, pista de caminhada, entre outros”, explicou o secretário do Clima, Braz dos Santos Adegas Júnior.

Sobre a Fundação FEAC

A Fundação FEAC é uma organização independente localizada em Campinas, dedicada a criar uma sociedade mais justa e sustentável. Focada em educação, assistência social e promoção humana, a FEAC investe em projetos próprios e em parcerias com outras organizações para apoiar regiões e populações vulneráveis, especialmente crianças e adolescentes. Financiada por recursos próprios e parcerias institucionais, a Fundação é gerida por um Conselho Curador e uma Diretoria Executiva, com uma equipe técnica especializada em suas áreas programáticas. Para mais informações acesse: https://feac.org.br/

Sobre o Autor