Monumento em estádio de futebol torna-se cenário instagramável para torcedores e visitantes
Produzido em aço maciço, GorillaZ atrai crianças, adultos e também torcidas de outros times interessados em registrar a visita em fotos e vídeos para redes sociais
O GorillaZ, monumento inspirado na mascote da Ponte Preta, é a nova atração do clube campineiro. Desde o dia 11 de agosto, quando foi inaugurada para celebrar os 125 anos de uma das agremiações mais antigas em atividade no país, a escultura tem reunido cada vez mais pessoas que registram a visita em fotos e vídeos para serem compartilhados em redes sociais. Criado e confeccionado pelo artista plástico Rodrigo Zingoni, o monumento tornou-se ao mesmo tempo ponto de encontro de torcedores de todas as idades e referência turística em Campinas (SP). Também tem despertado o interesse de outros clubes que apostam nesta forma de arte duradoura e interativa para conectar suas torcidas.
Na entrada do estádio Moisés Lucarelli, sede da Associação Atlética Ponte Preta, o GorillaZ valoriza o espaço como um local de arte acessível para o público. Referência à mascote do clube, adotada nos anos 2000 como símbolo da força da torcida alvinegra, o monumento produzido em chapas de aço maciço também compõe um cenário instagramável para fotos e vídeos feitos diariamente pelos visitantes.
Desde a modelagem em computador até o corte das chapas de aço, que passaram ainda pelas etapas de dobra, montagem, solda, acabamento e pintura na oficina de Zingoni, em Hortolândia (SP), o GorillaZ foi concebido com a proposta de ser uma arte duradoura. “Também é uma peça resistente que permite a interação com os visitantes”, diz o artista plástico. “Ver crianças, adultos, torcedores e até pessoas de outras cidades interessados em conhecer o trabalho e registrando o momento em seus celulares é algo indescritível. Ali percebi que vai muito além do estético: quando a obra está dentro de um clube, ela se conecta à emoção e cria memórias que podem atravessar gerações”, acrescenta.
Como um reforço à identidade da Ponte Preta com sua mascote, o GorillaZ vem despertando o interesse de outros clubes brasileiros em exibir um monumento acessível, que se torne ponto de referência de torcidas e visitantes. “Tenho sido procurado por outros times que querem representar mascotes e símbolos para se aproximarem ainda mais dos torcedores”, revela Zingoni.
Na avaliação do artista plástico, esses monumentos que são mais comuns na Europa, e vêm sendo adotados há algum tempo por clubes de futebol, conquistam mais visibilidade e importância quando colocados em áreas externas, como o GorillaZ instalado na entrada do Moisés Lucarelli. “Os estádios, por natureza, são pontos turísticos nas cidades, e os monumentos são um apelo ainda maior para o visitante, que tem a chance de compartilhar sua experiência por meio de redes sociais”, afirma.
Aço e sonho
Publicitário de formação, Rodrigo Zingoni iniciou sua trajetória artística ainda na infância, inspirado por um desenho que ganhou de presente de um colega do pai. Autodidata, passou pelo grafite, pela aerografia e sinalização visual até encontrar nas esculturas contemporâneas em aço sua linguagem definitiva.
Em 2015, ao concluir um monumento para a indústria HP, teve a certeza de que a arte poderia ser mais do que uma paixão. Fundou a Bendz by Zingoni – Arte Contemporânea Surpreendente, oficina que une criação artística e produção industrial com precisão.
Hoje, Zingoni trabalha para firmar uma parceria com uma grande siderúrgica para o uso de chapas de aço 100% reciclado. “Quero unir arte, identidade e sustentabilidade. O foco é transformar cada obra em símbolo do compromisso ambiental de empresas e instituições”, conclui.