Palestras sobre autismo abrem Semana de Psicologia do Unasp em Hortolândia

Com apoio do Instituto Unicamente e outras empresas, abertura do evento acadêmico, nesta segunda-feira (25/08), contou com a participação da renomada fonoaudióloga Renata Bertagnoli e da neuropsicóloga Beatriz Filliettaz

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) foi tema de palestras no primeiro dia da Semana de Psicologia do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), campus Hortolândia, realizada com apoio do Instituto Unicamente e outras empresas. Nesta segunda-feira (25/08), a comunidade acadêmica acompanhou as palestras “Como falar com a criança que não fala”, ministrada pela renomada fonoaudióloga Renata Bertagnoli; e “Será que é Autismo?”, conduzida pela neuropsicóloga Beatriz Filliettaz, diretora do Instituto Unicamente. A Semana de Psicologia do Unasp vai até quinta-feira (28/08), sempre a partir das 19h.

De acordo com a neuropsicóloga, o desenvolvimento infantil de crianças com TEA é um assunto importante para a formação acadêmica dos futuros profissionais de Psicologia. No ciclo de palestras “Será que é autismo?”, que se encerra amanhã, são abordados os marcos do desenvolvimento infantil esperados, que oferecem subsídios para conseguir identificar quando há algum atraso relacionado ao TEA. A especialista também compartilha com os estudantes os critérios diagnósticos do autismo, numa dinâmica que mistura teoria e prática clínica.

“Durante a explanação, faço dinâmicas para ilustrar, mostro os testes que podemos usar para auxiliar na avaliação e encerro com um caso fictício para analisar junto com os estudantes”, comentou a neuropsicóloga especializada em desenvolvimento infantil.

O Instituto Unicamente também presenteou os alunos do Unasp com a palestra “Como falar com a criança que não fala” ministrada por Renata Bertagnoli, fonoaudióloga especialista em linguagem, autora do método Orienta Mamãe para estimulação da fala.

Segundo Beatriz, a comunicação com autistas que não desenvolvem a fala é um desafio para a família e profissionais. Daí a importância da palestra de Renata para os futuros psicólogos.

Durante a exposição da especialista em linguagem, os estudantes puderam compreender o que é atraso de fala, suas causas e aprenderam ferramentas práticas para se conectarem e estimularem crianças não verbais. Na palestra, Renata destacou que a brincadeira é uma poderosa ferramenta para estimular crianças atípicas com comunicação não-verbal a desenvolverem a fala.

Neste ano, o tema da Semana de Psicologia do Unasp -Hortolândia é “Psicologia em Foco: Desafios, Diversidades e o Caminho para o Bem-Estar Integral”. O evento começou na segunda-feira e vai até quinta-feira (28/08, com palestras de diversos temas.

“O Instituto Unicamente está sempre disposto a compartilhar conhecimento sobre desenvolvimento infantil e sobre os recursos terapêuticos que dão suporte às crianças que precisam de ajuda. Levar essa pauta para o ambiente acadêmico nos fortalece como multiplicadores de informação”, comenta Beatriz Filliettaz.

SOBRE O INSTITUTO UNICAMENTE

O Instituto Unicamente é uma clínica especializada no desenvolvimento de crianças com transtornos de aprendizagem, deficiência intelectual, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TEA (Transtorno do Espectro Autista), dentre outros distúrbios comportamentais, com três unidades na RMC (Região Metropolitana de Campinas): Monte Mor, Hortolândia e Campinas.

Com estrutura moderna e um quadro de profissionais altamente qualificados, cada clínica é preparada para oferecer serviços especializados. A equipe multiprofissional inclui psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, dentre outros especialistas.

O Instituto é referência em terapia ABA, altamente reconhecida para o desenvolvimento neurocognitivo de crianças autistas, com atendimento particular e pelos convênios Unimed Campinas, Vivest e Proasa.

Sobre o Autor