Projeto Sensações estreia nesta sexta (05) com espetáculo onde a platéia vai assistir de olhos vendados

Espetáculo “Novas formas de se ver” é totalmente inclusivo e tem classificação livre.

O que acontece quando a visão deixa de ser o sentido principal para acompanhar uma peça de teatro? Essa é a provocação do Projeto Sensações, contemplado pelo edital nº 05/2024 (PNAB), que estreia nesta sexta-feira (05) o espetáculo “Novas Formas de se Ver”, em 11 apresentações gratuitas espalhadas por diferentes locais da cidade de Americana.

A proposta é ousada e diferente: o público será convidado a assistir de olhos vendados, mergulhando em uma experiência cênica que privilegia os sentidos e estimula novas formas de perceber a arte. Sons, cheiros, texturas e ritmos conduzem a plateia por uma narrativa que não se vê, mas se sente.

Escrito e dirigido por João Nalão, o espetáculo é uma comédia que coloca em cena cinco atores, sendo dois deles pessoas com deficiência visual, ampliando o debate sobre inclusão e aproximando o público dessa realidade. A dramaturgia se inspira em vivências reais dos artistas e pessoas com deficiência visual e acompanha a trajetória de uma jovem com baixa visão que enfrenta desafios para se relacionar, conquistar independência, manter um emprego e lidar com familiares e vizinhos cheios de preconceitos.

“O objetivo deste projeto não é apenas falar sobre inclusão e sobre as pessoas com deficiência visual, mas, sim, dar voz a elas, abrir espaços para que possam falar e para que elas estejam nesses lugares que também são delas por direito. Nosso objetivo é transformar a forma como as pessoas percebem a arte e a vida. Falar sobre a experiência das pessoas com deficiência visual e trazer essa realidade para o palco é, sem dúvidas, uma forma de quebrar barreiras e abrir horizontes”, explica João Nalão.

A produtora executiva, Kamila Lopes, ressalta a riqueza do processo: “Antes dos ensaios, realizamos uma oficina de capacitação, mas o aprendizado verdadeiro veio no dia a dia, no contato direto com os atores e com a realidade deles. A acessibilidade está presente em todas as camadas desse espetáculo”.

No total foram 14 projetos aprovados pela PNAB e que estão percorrendo a cidade de Americana. Além de inovador no formato, o projeto reafirma o compromisso da cidade de Americana em democratizar o acesso à cultura. “A administração Chico Sardelli e Odir Demarchi fomenta a cultura em diversos pontos da cidade por meio da PNAB, apoiando os artistas locais e ampliando o acesso da sociedade à produção artística”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

A estreia acontece no Senac Americana, no dia 05 de setembro, às 15h, com entrada gratuita. Uma oportunidade imperdível para viver o teatro de um jeito completamente novo.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais da Cia Finibus de Teatro (@ciafinibus).

SERVIÇO:

Espetáculo: Novas Formas de se Ver

Faixa Etária: Livre

Classificação: Comédia

Duração: 45 minutos

Ingressos: Gratuitos

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia e direção: João Nalão

Figurinos e adereços: Fernanda Zancopé

Sonoplastia: Kamila Lopes e João Nalão

Cenografia: Marcelo Leão

Identidade visual: Cadu Nascimento

Produção: Cia. Finibus de TeatroProdução Executiva: Kamila Lopes

Sobre o Autor