Primeira edição do projeto de corte e costura com foco em reaproveitamento têxtil de Mogi Guaçu bate recorde de inscrição e terá exposição
No próximo sábado, dia 13 de setembro, as participantes do projeto Sustentabilidade na Moda vão expor seus trabalhos no Centro Cultural Municipal José Fantinato da Prefeitura de Mogi Guaçu
O projeto Sustentabilidade na Moda – Formação em Upcycling que está ocorrendo em Mogi Guaçu tem promovido uma verdadeira revolução social e criativa. Unindo capacitação profissional, geração de renda e consciência ambiental, a iniciativa oferece formação gratuita a 40 mulheres do município, com foco em reaproveitamento têxtil e moda sustentável. Inédito na cidade, o projeto vem despertando protagonismo feminino e novas possibilidades de futuro por meio da costura e do design consciente.
A iniciativa recebeu mais de 530 inscrições e selecionou 40 mulheres que estão participando de oficinas práticas de corte, costura e reaproveitamento têxtil. O curso teve início em 8 de setembro e segue até o dia 15, com atividades divididas entre o CRAS Norte, no Jardim Ipê I, e o Centro de Convivência de Martinho Prado Júnior.
Durante a formação, o projeto está oferecendo às participantes um kit completo de costura, doação de máquinas de costura Lanmax para uso e posterior, além de uma bolsa-auxílio de R$ 200,00, garantindo apoio ao transporte e incentivando a permanência no curso. Após o término do curso serão selecionadas seis mulheres para participarem de uma capacitação em gestão têxtil.
A formação é conduzida pela artista Flávia de Souza, referência nacional na gestão de resíduos têxteis e atuante no Grupo Soma, que distribui cerca de 500 toneladas de resíduos por mês para empreendedoras. A metodologia é baseada no upcycling — prática sustentável que transforma tecidos e roupas sem uso em novas peças, cheias de criatividade e propósito. “Tem sido uma troca enriquecedora e acredito que muitas mulheres que estão participando pretendem transformar isso em geração de renda”, afirma Flávia.
Segundo Leonardo Pereira Santos, Gerente de Recursos Humanos da MAHLE Mogi Guaçu: “para a MAHLE, é uma grande satisfação apoiar esta iniciativa, que transforma a cidade e promove a capacitação da comunidade local. Mais do que um investimento social, essa parceria reflete nosso compromisso com o futuro das pessoas. Quando conseguimos unir o desenvolvimento social à preservação ambiental, alcançamos exatamente o que buscamos em nossos processos, por isso, estou muito feliz por fazer parte desta ação que integra dois pilares tão fundamentais para um futuro mais sustentável”.
Mostra final convida comunidade a prestigiar as criações
Como ponto alto do projeto, será realizada uma mostra aberta ao público onde as participantes irão expor as peças criadas ao longo da formação e caso tenham interesse, também poderão comercializar. A comunidade está convidada a prestigiar e apoiar essas mulheres em seu processo de empoderamento e empreendedorismo.
No mesmo dia, acontecerá a cerimônia de conclusão do curso, quando as participantes receberão seus certificados e terão um espaço de reconhecimento pela dedicação e pelo caminho percorrido durante a semana de capacitação.
Sobre a MAHLE
A MAHLE é uma parceira internacional de desenvolvimento e fornecedora para a indústria automotiva, com clientes nos setores de automóveis de passeio e veículos comerciais. Fundada em 1920, o grupo de tecnologia está empenhado na mobilidade neutra em termos climáticos do amanhã, com foco nas áreas estratégicas de eletrificação e gerenciamento térmico, bem como em novas tecnologias para reduzir as emissões de carbono do motor a combustão, tais como células de combustível ou motores de combustão limpa e altamente eficientes com combustíveis alternativos e hidrogênio. Atualmente, um em cada dois veículos no mundo é equipado com componentes MAHLE.
Com a atenção voltada para a sua relação com as comunidades locais, a empresa busca apoiar diversas iniciativas relacionadas à educação, cultura, saúde e diversidade & inclusão através de iniciativas privadas e projetos via leis de incentivos fiscais.
O projeto
O projeto “Sustentabilidade na Moda – Formação em Upcycling” (PRONAC 236113) é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução. Conta com o patrocínio da MAHLE, coordenação geral da Amora Produções Culturais, coordenação artística da Aloxique e apoio da Prefeitura de Mogi Guaçu, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Assistência Social.
Sobre a Amora Produções Culturais – Produtora do projeto
Fundada em 2012 na cidade de Porto Alegre, e desde então, atua na gestão de projetos culturais via editais e leis de incentivo. Dentre os principais trabalhos já realizados destacam-se a Produção Executiva do projeto Bibi: Biblioteca Itinerante (várias cidades 2023-2025), Blitz da Alegria (2022-2025), A Arte de Bordar (2022–2025) e Culturatech (Esteio e Novo Hamburgo – 2025).
Mostra de produtos produzidos no durante o projeto “Sustentabilidade na Moda”
Data: 13 de setembro (sábado)
Horário: das 10h às 12h
Local: Centro Cultural da Prefeitura de Mogi Guaçu
Endereço: Avenida dos Trabalhadores, nº 2.651 – Jardim Camargo
Entrada gratuita