Supermercados Pague Menos passa a comercializar sacolas retornáveis solidárias dos Amigos do Bem

Produto 100% solidário, feito por famílias do sertão nordestino, gera renda, promove dignidade e contribui para o combate à miséria

Os Clientes da Rede de Supermercados Pague Menos agora podem fazer parte de uma corrente de transformação social ao adquirirem as sacolas retornáveis solidárias dos Amigos do Bem, disponíveis em diversas lojas da Rede. Produzidas artesanalmente por famílias atendidas pelos projetos sociais da instituição no sertão nordestino, as sacolas retornáveis fazem parte de uma linha de produtos 100% solidários que geram trabalho, renda e dignidade para comunidades em situação de vulnerabilidade. Todo o valor arrecadado com a venda é revertido nos projetos da instituição, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento humano e inclusão social.

A adesão da Rede de Supermercados Pague Menos à comercialização das sacolas retornáveis solidárias dos Amigos do Bem reafirma o compromisso da varejista com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável. Ao disponibilizar espaço em suas lojas para produtos que promovem impacto direto na vida de milhares de famílias do sertão nordestino, a Rede não apenas contribui com a geração de renda e inclusão social dessas comunidades, mas também amplia o alcance de um projeto que transforma realidades com dignidade, trabalho e educação. “Trata-se de uma iniciativa que conecta o consumo consciente ao propósito coletivo, fortalecendo a cadeia de solidariedade entre nossos Clientes, nossos colaboradores e instituições sociais”, destaca Fabio Cecon, gerente de Marketing e Comunicação do Supermercados Pague Menos.

O projeto Amigos do Bem adota um modelo de atuação que busca erradicar a miséria e promover a inclusão de forma duradoura. A atuação é estruturada em cinco pilares: educação, geração de trabalho e renda, acesso à água, moradia e saúde, além do engajamento do voluntariado.

Na educação, mais de 10 mil crianças e jovens são beneficiados com projetos educacionais e profissionalizantes. Em quatro Centros de Transformação, são servidas 2,8 milhões de refeições por ano e mais de 550 bolsas de estudo são oferecidas para garantir um futuro promissor à juventude da região.

A produção das sacolas retornáveis e de outros produtos solidários está inserida em um programa de geração de trabalho e renda, que já criou mais de 1.600 postos de trabalho no sertão e beneficia diretamente 8.220 pessoas com renda mensal. São 15 unidades produtivas ativas, que aproveitam matérias-primas locais para fortalecer a economia regional.

A escassez de água ainda é um dos principais desafios do semiárido brasileiro. Por isso, o projeto já perfurou 60 poços artesianos, construiu 123 cisternas e distribui 1,3 bilhões de litros de água por ano, beneficiando mais de 140 povoados.

Outro avanço importante é na área de moradia. Já foram entregues 543 casas de alvenaria em 4 Cidades do Bem, que contam com infraestrutura completa para garantir segurança e qualidade de vida às famílias.

No campo da saúde, médicos e voluntários viajam mensalmente para atender moradores das regiões atendidas. São mais de 187 mil atendimentos por ano, em quatro Centros de Saúde, com oito consultórios médicos e odontológicos, além da atuação de 300 agentes comunitários de saúde.

Por trás de todas essas ações, está a força de mais de 10.600 voluntários ativos, responsáveis por mais de 70 mil ações solidárias anuais e 372 mil horas dedicadas ao bem. É essa rede de solidariedade que torna possível a transformação de tantas vidas.

Ter ações como essa no dia a dia do varejo representa um importante avanço na forma como as grandes redes se relacionam com a sociedade. Ao integrar causas relevantes à sua operação, a Rede de Supermercados Pague Menos contribui para que práticas de cidadania e desenvolvimento humano estejam cada vez mais presentes na experiência de compra. É um passo significativo no alinhamento da empresa aos princípios ESG (ambiental, social e governança), além de uma maneira concreta de inspirar consumidores e parceiros a participarem de movimentos transformadores.

Sobre a Rede de Supermercados Pague Menos

Inaugurada em 1989, a Rede de Supermercados Pague Menos está entre as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil, conforme o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Atualmente, possui 39 lojas em funcionamento nas cidades de Americana, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itu, Limeira, Mogi Guaçu, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Salto, São João da Boa Vista, São Pedro, Sumaré, Tietê e Valinhos. A empresa possui um Complexo Administrativo, Logístico e Entreposto de Carnes em Santa Bárbara d’Oeste, com 200 mil m². Com mais de oito mil colaboradores, segue em constante expansão. A fórmula do bom atendimento, somada aos produtos de qualidade e aos preços imbatíveis, faz da varejista sinônimo de qualidade, economia, comodidade, competência e variedade.  Supermercados Pague Menos “Faz Sua Vida Melhor”!

Sobre o Autor