Maternidade de Campinas realiza 1ª Jornada do Acolhimento com foco em empatia e inclusão no cuidado à saúde
O evento que acontece até o dia 24 de outubro e reúne autoridades, profissionais e colaboradores para debater práticas integradoras no ambiente hospitalar
Como parte das comemorações pelos seus 112 anos de história, a Maternidade de Campinas promove a primeira edição da Jornada do Acolhimento. Com o tema “Dialogar e incluir para transformar a experiência em saúde”, o encontro, que acontece no anfiteatro da instituição, convida à reflexão sobre a importância da escuta, da empatia e do respeito nas relações que se constroem dentro do ambiente hospitalar.
Segundo Altair Massaro, médico e diretor geral da Maternidade de Campinas, o simpósio representa um avanço importante na promoção de um atendimento mais humano e acolhedor. “A Jornada é uma ação que reforça nosso compromisso com a humanização do cuidado e com a valorização das relações dentro do ambiente hospitalar. Sempre buscamos criar espaços de diálogo e escuta ativa para transformar a experiência dos pacientes e também fortalecer o vínculo entre os profissionais da saúde e a comunidade”, afirma.
A programação do evento vai incluir palestras e mesas de debate sobre temas fundamentais para o cuidado integral, como violência obstétrica, comunicação e bioética nos cuidados paliativos e humanização do atendimento. A ideia é criar um ambiente de troca e construção conjunta, estimulando novas práticas e olhares que contribuam para uma assistência mais empática e efetiva.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, membros da Diretoria da Maternidade, incluindo seu Presidente, o Superintendente do Hospital e Maternidade Celso Pierro, o Reitor da PUC-Campinas, além de profissionais da área da saúde e colaboradores da instituição.
A 1ª Jornada do Acolhimento simboliza um marco para a Maternidade de Campinas, reafirmando seu papel histórico não apenas como referência em saúde materno-infantil, mas também como espaço de escuta, acolhimento e transformação humana.
Programação Jornada do Acolhimento
20/10 – Humanização no cuidado
- Mesa de abertura com autoridades;
- Palestra: Jornada do Cuidado – Dr. Altair Massaro;
- Compartilhando experiências – Grupos de humanização dos hospitais convidados.
21/10 – Violência Obstétrica, Racismo e População LGBTQIAP+
- Palestra: Projeto Cor da Desigualdade – Saúde sem Preconceito – Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo;
- Palestra: Violência Obstétrica e Racismo – Comendadora Edna Almeida Lourenço e Prof.ª Ma. Aparecida do Carmo Miranda Campos;
- Palestra: Atendimento à População Trans – Dra. Cláudia Rego e Ma. Fernanda Carriel.
Tarde – População de Alta Vulnerabilidade e Acessibilidade
- Palestra: Maternidade em contextos de uso de substâncias psicoativas – Ma. Iara Nascimento Pereira;
- Palestra: Acesso de pacientes com deficiência à atenção em saúde – Prof. Me. Daniel Nascimento;
- Palestra: Saúde da população imigrante com foco em gestantes e puérperas – Prof.ª Dra. Carolina Piccolotto Galib.
22/10 – Luto Parental (Lei 15.139/2025)
- Palestra: Ressignificando as perdas no processo do nascer – Esp. Mônica Estuque Garcia de Queiroz;
- Palestra: Lidando com as perdas do luto não reconhecido dos profissionais de saúde – Prof.ª Ma. Daniele Pompei Sacardo;
- Palestra: Possibilidades de cuidado – A Lei do Luto Parental – Esp. Gabriela de Souza Cia.
24/10 – Espiritualidade e Bioética nos Cuidados Paliativos
- Palestra: Espiritualidade em cuidados paliativos – Dr. Carlos Eduardo Joan Guimarães.
Sobre a Maternidade de Campinas
A Maternidade de Campinas é uma Instituição filantrópica reconhecida como referência regional em saúde materno-infantil. Destaca-se pelo atendimento humanizado, excelência clínica e compromisso com a população, sendo que 64% dos atendimentos são destinados a pacientes do SUS. Também atua como centro de referência em UTI Neonatal. Desde junho de 2024 conta com nova Diretoria e, em breve, deverá ser incorporada pela Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), Mantenedora do Hospital da PUC-Campinas e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.