Último trimestre de 2025 é favorável à negociação de imóveis
Consumidor aumenta seu poder de negociação e encontra condições vantajosas oferecidas pelas incorporadoras
Em comparação com outros períodos do ano, o último trimestre responde por um aumento de 20% na procura por negociações de imóveis, indica levantamento do Creci-Regional Campinas. “Mas neste final de 2025, o que se projeta é um cenário ainda melhor, com um acréscimo na busca imobiliária em torno de 15%”, afirma José Carlos Sioto, delegado do Creci-Regional Campinas. Com maior poder de negociação para a casa própria, e mesmo em imóveis para investimento, o consumidor tem a oportunidade de aproveitar a época para prospectar as melhores alternativas do mercado.
A aquisição de um imóvel é uma decisão que exige reflexões. Observar as características e a localização do empreendimento, considerando o impacto da compra no orçamento, faz parte de uma longa lista de considerações. Este processo encontra um ambiente favorável no final do ano, levando-se em conta que o consumidor tem maior poder de negociação e, consequentemente, pode usufruir de vantagens em opções de alto padrão e até em imóveis destinados ao segmento econômico do programa Minha Casa Minha Vida.
Recentemente, o governo federal anunciou um novo modelo de crédito imobiliário que altera o percentual dos recursos da poupança para financiamento imobiliário. A medida, que viabiliza mais recursos dentro das regras do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), beneficia principalmente a classe média e eleva também o valor máximo dos imóveis financiados, que passa de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões. Com a mudança, a cota máxima de financiamento também aumentou para 80% do valor do imóvel.
Em relação ao Minha Casa Minha Vida, as perspectivas para o último trimestre do ano são promissoras, a considerar o desempenho do programa no primeiro semestre de 2025. Na região de Campinas, 53,2% das 7.141 unidades comercializadas no período fazem parte do programa habitacional do governo federal, indica pesquisa Secovi-SP/Brain Inteligência Estratégica.
Do lado das incorporadoras, o último trimestre também é visto como um período especialmente propício a negociações. Com metas a alcançar no período e planejamentos por cumprir no próximo ano, as empresas costumam oferecer promoções e incentivos, como facilidades de pagamento, descontos e mesmo isenção de algumas taxas.
Na procura por imóveis de médio e alto padrões em regiões valorizadas da cidade, o Nova Campinas se destaca. No levantamento do Creci-Regional Campinas, o bairro desponta com 30% das buscas. Na sequência, vem a região do Campo Grande, com consumidores interessados em negociar imóveis localizados em loteamentos. “Quando olhamos regionalmente para imóveis destinados ao segmento econômico do Minha Casa Minha Vida, os municípios de Sumaré, Hortolândia e Monte Mor são os mais procurados”, diz Sioto.
Ao longo dos anos, o Nova Campinas tornou-se um dos locais mais desejados da metrópole. Concebido sob inspiração dos agradáveis bairros-jardins ingleses, foi projetado em 1945 e a partir da década de 1990 passou a combinar usos residencial e comercial. Nos últimos anos, o processo de verticalização permitiu que novos residenciais fossem edificados e hoje o bairro se destaca pela infraestrutura comercial e de serviços diferenciada, facilidade de acesso e mobilidade facilitada por suas ruas largas.
Hoje, o bairro é endereço de residenciais de alto padrão na cidade, como o Wide Nova Campinas, empreendimento da EBM Desenvolvimento Imobiliário, maior construtora da Centro-Oeste. “Quando decidimos por um residencial em Campinas, avaliamos os diferenciais do bairro e de que forma vem despertando a atenção de pessoas que querem viver perto da região central da cidade, sem abrir mão da tranquilidade”, afirma Marcos Túlio Campos, diretor de Incorporação da EBM.
A localização privilegiada, na Rua Sir Alexander Fleming, é o primeiro atrativo do Wide Nova Campinas. “Neste alto padrão, reunimos atributos bastante valorizados no mercado”, destaca Marcos Túlio. O residencial em construção, segundo o executivo, foi concebido para proporcionar a melhor experiência para 44 famílias. “A planta é ideal. Com 104 m2, foi projetada para três suítes.” Nos apartamentos, varanda gourmet, amplas salas de estar e jantar, entre outras dependências, também refletem formas personalizadas de morar.
As áreas de lazer e convivência dispõem de piscinas adulto e infantil, solarium, salão de festa, espaço gourmet, brinquedoteca, playground, espaço fitness e de coworking. Na fachada, a arquitetura elegante é valorizada pelo paisagismo receptivo e a utilização de materiais contemporâneos e detalhes em LED.
Com duas vagas cobertas por unidade, as garagens têm previsão de tomada para carros elétricos. A EBM também prevê ponto para churrasqueiras a gás em todos os apartamentos, rede frigorígena completa para instalação de ar-condicionado e fechadura digital na porta social de cada unidade.
“Além de contar com a infraestrutura diferenciada do bairro, o Wide Nova Campinas tem todas as qualificações para quem valoriza a qualidade de vida em uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil”, conclui Marcos Túlio Campos.
Sobre a EBM
A EBM, empresa de desenvolvimento imobiliário, está há 44 anos no mercado. Com mais de 187 empreendimentos entregues em 6 Estados brasileiros e também no Distrito Federal, reúne em seu portfólio edificações residenciais, comerciais e hoteleiras, condomínios horizontais, loteamentos, centros comerciais e shopping centers. Como holding, atua em incorporação, propriedades e urbanismo, oferecendo soluções completas e o melhor resultado para clientes, parceiros e investidores. Sediada em Goiânia (GO), pelo terceiro ano consecutivo a EBM é a maior construtora do Centro-Oeste, de acordo com o Ranking Intec, com empreendimentos de médio e alto padrões e econômicos. Dedicada a entregar qualidade e inovação em cada novo lançamento, ocupa a 18ª posição nacional, com 3 milhões de metros quadrados construídos.