ACP focou na inclusão social em evento de conscientização no Parque Taquaral

2_WhatsApp Image 2026-04-13 at 11.47.10 (1) (1)

Passados 209 anos do primeiro estudo do médico inglês James Parkinson, sobre a doença, em 1817, que assim seria denominada em sua homenagem, a inclusão social dos parkinsonianos ainda é um dos maiores problemas. Dentro desse contexto, a Associação Campinas Parkinson (ACP), realizou no domingo (12), ação de conscientização sobre a doença de Parkinson, na entrada principal do Parque Taquaral, em Campinas. Diretoria e associados da entidade, voluntários e apoiadores forneceram orientações e realizaram práticas educativas sobre a doença e divulgando a atuação institucional da ACP. O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson – 11 de abril, marca a data de nascimento do médico inglês.

Para a presidente da ACP, Sandra Fontealba, “a inclusão social ainda é um dos maiores desafios para os portadores de Parkinson”. Pelas características da doença, que em geral provoca tremores nas pessoas, elas têm vergonha e se sentem discriminadas. A entidade promove regularmente atividades voltadas para a inclusão, como palestras e rodas de conversas, onde os portadores de Parkinson, seus familiares e cuidadores, trocam suas experiências, buscando a melhoria da qualidade de vida dos parkinsonianos.

Em torno de 0,1% da população mundial tem Parkinson e a sua presença nas faixas mais jovens de idade tem aumentado nos últimos anos. No Brasil, a estimativa passa de 200 mil portadores de Parkinson.

Perfil – A Associação Campinas Parkinson foi fundada em 15 de setembro de 2007 e é uma entidade sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública municipal. Sua missão é ajudar e compreender a enfermidade, o tratamento e os recursos existentes para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com Parkinson e de seus familiares. Seu objetivo é acolher, apoiar, informar e incluir, por meio de eventos, palestras, festas, passeios e orientações dos direitos do portador da doença.

Para Entender – Os principais sintomas da doença de Parkinson são tremor de repouso, rigidez muscular, lentidão dos movimentos e alteração no equilíbrio. Como a doença é progressiva e degenerativa, o paciente deve procurar suporte médico para realizar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Por isso, o Dia Mundial da Doença de Parkinson é uma data propícia para a conscientização da sociedade.

Informações sobre a ACP no  www.campinasparkinson.org.br

Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça

Share and Enjoy !

Shares

What do you feel about this?