Entre abraços e orações, candidatos encaram primeira fase do ITA

image

Compartilhe!

Shares

Famílias percorrem quilômetros para apoiar estudantes após anos de preparação para um dos vestibulares mais disputados do país

Abraços, palavras de incentivo e até uma última oração marcaram os momentos que antecederam a primeira fase do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), realizada neste domingo (27). Em São José dos Campos (SP), estudantes do Poliedro chegaram acompanhados de familiares e encontraram professores e orientadores da instituição, que estiveram no local de prova para dar apoio antes do fechamento dos portões.

Para algumas famílias, a chegada ao vestibular representa o resultado de anos de dedicação. Adriana Noronha acompanhou o filho Arthur Noronha até a entrada e, pouco antes da prova, reuniu-se com ele para uma oração. A família morava em Curitiba e, segundo ela, o interesse do jovem pelo ITA surgiu depois da mudança para São José dos Campos.

“É um momento emocionante. A cada participação dele no vestibular, a gente não abre mão de vir acompanhá-lo. Queremos trazer uma palavra de conforto, esperança e o máximo de tranquilidade”, conta Adriana. Arthur chegou a ser aprovado em outros vestibulares no ano passado, mas decidiu seguir em busca de uma vaga no ITA.

Para Isadora Astolfo de Oliveira, de 23 anos, a trajetória já soma cinco anos de cursinho. Ela chegou à segunda fase do processo seletivo em edições anteriores e mantém um interesse que começou ainda no sexto ano, influenciado também pela trajetória do pai, que integrou a Aeronáutica.

A família vivia em Brasília e se mudou para São José dos Campos após o pai de Isadora passar para a reserva. “A expectativa é grande. É o sonho da nossa filha e queremos que dê certo. Viemos para cá para acompanhá-la, para ir atrás do sonho dela”, afirma a mãe, Renata de Oliveira Astolfo.

A mobilização também levou outros pais a percorrer centenas de quilômetros neste fim de semana. A família de Victor Souza, de 21 anos, enfrentou 14 horas de viagem de Brasília até São José dos Campos para acompanhá-lo na primeira fase. O estudante está no segundo ano de cursinho.

Imagem: Thiago Souza abraça o filho, Victor Souza 

“Dessa vez foram 14 horas, o trânsito estava um pouco mais puxado, mas vale a pena. A gente não abre mão de estar aqui junto e fazer toda a força para ele realizar o sonho dele, que é o nosso sonho”, conta o pai, Thiago Souza. Segundo ele, a principal mudança percebida ao longo do último ano foi o amadurecimento do filho. “Está mais experiente, mais consciente de tudo o que está acontecendo.”

Já Pedro Guerra, de 18 anos, viveu neste domingo sua primeira experiência no vestibular do ITA. Morador de Campos do Jordão (SP) e aluno da Turma ITA Online do Poliedro, ele está no primeiro ano de cursinho. “Eu vejo a diferença de quando entrei até agora e é muito grande. Estou calmo e acredito que esse primeiro ano será mais para conhecer e sentir a prova”, disse antes do exame.

Imagem: Pedro Guerra, aluno da Turma Online, com os pais

Apoio até a entrada

Professores, coordenadores e orientadores educacionais do Poliedro também acompanharam a chegada dos candidatos aos locais de prova em São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Para Robson Jr, coordenador pedagógico da Turma ITA do Curso Poliedro, a presença da equipe dá continuidade a um trabalho iniciado ainda no começo do ano letivo.

“A gente está, de certa forma, cumprindo uma promessa que faz no primeiro dia de aula: estaremos juntos do início ao fim. Todos estudaram muito e sabem muito, mas, como a prova do ITA é muito difícil e concorrida, o conhecimento é fundamental e a preparação psicológica também tem um papel muito importante”, afirma.

Vestibular oferece 200 vagas

A primeira fase do vestibular 2027 do ITA começou às 13h deste domingo e teve cinco horas de duração. Os candidatos responderam a 48 questões de múltipla escolha, divididas entre Matemática, Física, Química e Inglês.

Os classificados avançam para a segunda fase, prevista para os dias 20 a 23 de outubro, com provas de Matemática, Química, Física e Português, além da redação.

Neste ano, o processo seletivo oferece 200 vagas para os cursos de graduação em Engenharia, o maior número já disponibilizado pelo instituto. São 140 vagas de ampla concorrência, 50 destinadas a candidatos pretos ou pardos, seis a indígenas e quatro a quilombolas.

Na edição anterior do vestibular, 104 estudantes do Poliedro foram aprovados entre as 180 vagas oferecidas pelo ITA, incluindo os cinco primeiros colocados na classificação geral. Esta foi a 34ª vez que o Poliedro realizou a tradicional recepção aos estudantes na porta do local de prova do ITA.

Sobre o Curso Poliedro

O Poliedro Curso, com unidades em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, além de turmas on-line para estudantes de todo o Brasil, oferece uma metodologia única, que alia qualidade acadêmica diferenciada, acompanhamento individual e apoio ao aluno na gestão do tempo, dentro e fora da sala de aula. Essa abordagem contribui para a evolução de cada estudante na conquista de objetivos cada vez maiores, para si e para o mundo. 

A excelência da metodologia do Poliedro é comprovada pelos resultados obtidos nos processos seletivos mais concorridos do País. Nos vestibulares militares de 2026, houve um alto índice de aprovações no ITA (104 aprovados), no IME (192 aprovados) e na AFA (141 aprovados). No ITA, o Poliedro alcançou a expressiva marca de 1.406 estudantes aprovados ao longo de sua história. 

Nos vestibulares de Medicina de 2026, os estudantes do Poliedro conquistaram, até o momento, 1.100 aprovações, com destaque para a USP (127 aprovações), Unicamp (55 aprovações), Unifesp (64 aprovações), Unesp (31 aprovações), Santa Casa (178 aprovações), Farmerp (43 aprovações), Famema (49 aprovações e o 1º lugar), FMJ (78 aprovações), PUC-Campinas (121 aprovações, incluindo o 1º lugar) e Einstein (119 aprovações). 

Compartilhe!

Shares

What do you feel about this?