A infância fala com o corpo: podcast “Os Incomodados” discute novos olhares sobre a alfabetização
Podcast “Os Incomodados” recebe Patrícia Bignardi Torres para uma conversa sobre leitura de mundo, o brincar como linguagem da infância e o papel da escola como espaço de existência
Como ler o mundo com o corpo inteiro? Como transformar o currículo escolar em uma experiência viva, afetiva e cultural? Essas são algumas das reflexões centrais do décimo episódio do podcast Os Incomodados, da Fundação Educar. A apresentadora Iara Silva recebe Patrícia Bignardi Torres — pedagoga, pesquisadora da primeira infância e especialista em neuropsicologia infantil — para um bate-papo inspirador sobre infância, linguagem e alfabetização.
Com base em sua trajetória como educadora e pesquisadora, Patrícia explora temas como a leitura não verbal, o papel do movimento, a força dos espaços e o brincar como linguagem essencial da infância. Para ela, currículo é vida e tudo na escola deve ser pedagógico, desde as relações até os espaços físicos, que precisam estar permeados de afeto.
A convidada também provoca: será que uma educação onde o adulto manda e a criança apenas obedece é, de fato, libertadora? Patrícia leva os ouvintes a repensar o papel da escola e do educador: um ambiente onde o brincar está intencionalmente conectado à aprendizagem e à escuta verdadeira das infâncias.
“A Patrícia nos convida a olhar para a infância com escuta e intencionalidade, criando experiências para potencializar a autonomia e a aprendizagem. É um episódio que nos faz refletir sobre o que, de fato, é aprender com sentido. Uma honra receber alguém com tamanha sensibilidade e conhecimento para inspirar o retorno às aulas”, destaca Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar.
Sobre a convidada
Patrícia Bignardi Torres é mestranda em Educação pela Unicamp; pedagoga; MBA em Gestão Escolar pela USP; pós-graduada em Neuropsicologia com enfoque em Neurologia Infantil (FCM Unicamp), especializada em Docência (tradução e interpretação em Libras); pesquisadora da Primeira Infância em formação na Abordagem Pikler pela Associação Pikler Loczy França; membra da Rede Pikler Brasil; especialista na Abordagem de Reggio Emilia; professora da pós-graduação no Instituto Phorte; Diretora Pedagógica do Instituto Educacional Dona Carminha e fundadora da Vivências Pedagógicas.
Para assistir ou ouvir o episódio completo, clique abaixo:
Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-PX9X1in3DI
Link do Spotify: https://open.spotify.com/episode/4qO88gSVHP1zSNshxwYhLY
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal de Participações. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.