Assistente virtual com Inteligência Artificial criada pela startup Cheaf.Ai, da região de Campinas, é premiada pela Fogo Alto, durante o iFood Move
Solução lançada em 2024 para o setor de food servisse interage com clientes, apresenta cardápios e faz reservas, dentre outros serviços
Concorrendo com 140 startups de todo o Brasil, a recém-criada Chef.Ai, de Americana, na região de Campinas, foi uma das cinco empresas premiadas com o prêmio TOP 5 Startups pelo programa Fogo Alto durante o iFood Move, a maior feira de alimentação da América Latina, realizada em São Paulo. A Fogo Alto foi responsável pela curadoria das startups expositoras no evento, selecionando soluções com alto potencial de impacto para bares e restaurantes.
A premiação foi dedicada às startups participantes do programa que mais performaram ao longo dos últimos meses, com base em critérios como: andamento da implantação, resultados iniciais, uso da solução no dia a dia dos estabelecimentos, qualidade dos feedbacks, geração de leads, engajamento, proatividade em ajustes, autonomia e maturidade das equipes.
Fundada no final de 2024 e com seu primeiro projeto lançado no mercado em janeiro deste ano, a Chef.AI desenvolveu uma assistente virtual com Inteligência Artificial humanizada. A proposta do sistema é ajudar bares e restaurantes a impulsionar as vendas e a reter clientes.
O programa criado pela startup da região de Campinas nasceu em cima das dores e necessidades enfrentada pelo Benedito Restaurante, de Campinas. “Pegando os dados do Dia dos Namorados de 2024, verificamos que a taxa de conversão da casa era de 50%, por conta da falta de tempo da equipe em responder as mensagens dos clientes em tempo hábil e pela fila de espera”, explica Matheus Mason, CEO do Chef.Ai e sócio do restaurante.
“No Dia dos Namorados desse ano, com a ajuda da assistente virtual, que além do atendimento em tempo real e envios de informações e cardápios, expandimos a data comemorativa para quatro dias e com isso conseguimos fazer quatro vezes mais reservas em relação ao ano passado, evitando perdas de clientes ao oferecer uma solução para que os casais fugissem das filas que acontecem neste dia comemorativo”, acrescenta Mason.
As cinco startups vencedora agora seguem para o Demo Day do Fogo Alto, onde apresentarão os principais resultados e cases de sucesso construídos durante o programa. O evento contará com a presença de representantes de fundos de investimento e empresas estratégicas, oferecendo visibilidade e potencial de aporte para impulsionar o crescimento das soluções.
“O que estamos vendo são soluções que realmente entraram na operação dos estabelecimentos. A inovação só faz sentido quando vira resultado na ponta”, afirmou Gabriel Pinheiro, diretor executivo da Abrasel São Paulo e idealizador do Fogo Alto.
Carlos Keiichi, head de inovação da FabLab, reforçou: “A beleza do programa está na conexão entre tecnologia e realidade. A cada ciclo, vemos startups ganhando maturidade mais rápido porque estão escutando, ajustando e testando em campo de verdade.”
O Fogo Alto é uma iniciativa da Abrasel São Paulo, em parceria com a FabLab, com o objetivo de acelerar a produtividade do setor de alimentação fora do lar por meio de tecnologias acessíveis que ajudem, de fato, o empresário na rotina de gestão, operação e atendimento. Durante três meses, as startups passam por diagnóstico, acompanhamento personalizado, testes em campo e conexões com operadores e líderes do setor, gerando soluções aplicadas à vida real dos bares e restaurantes.
O programa conta com o apoio de patrocinadores que acreditam na inovação como ferramenta de transformação: iFood, Comgás, Rational, Zig, Vox, Unilever Food Solutions, Bidfood e Bom Gourmet.