“Benzô”: curta sobre benzimento celebra trajetória com exibição no Cine Olido
No dia 7 de novembro (sexta), às 19h, o tradicional Cine Olido recebe uma sessão especial e gratuita do curta-metragem “Benzô”, seguida por uma roda de conversa com nomes fundamentais da produção: a diretora, roteirista e pesquisadora Letícia Andra, a ilustradora e xilogravadora Catarina Dantas, e o protagonista Pajé Sérgio Macena, liderança Guarani que compartilha sua sabedoria ancestral no filme.
Após uma trajetória consagrada em mais de 20 festivais nacionais e internacionais, o filme retorna a São Paulo celebrando uma carreira marcada por reconhecimento, exibições e premiações em importantes mostras de cinema e cultura ao redor do Brasil e do mundo.
Produzido pela Corpo Ancestral, “Benzô” transporta o público para o universo do realismo fantástico com uma linguagem poética que entrelaça animações em xilogravura, espiritualidade e oralidade. A narrativa conduz o espectador a uma praia onde duas crianças descobrem o benzimento por meio dos elementos essenciais da natureza, enquanto uma caiçara e um Pajé Guarani revelam suas profundas conexões com sonhos, plantas e rezas.
Para a diretora Letícia Andra, “explorar o tema do benzimento no audiovisual é mais do que uma simples produção cinematográfica, é um ato de preservação da memória e das tradições populares”. Inspirado em sua própria história familiar, o filme nasce da ausência de registros visuais de sua avó, uma benzedeira e erveira. “A oralidade e a arte são as formas que encontrei de manter viva a presença dela”, afirma Letícia.
Trajetória
De acordo com a produtora Corpo Ancestral, desde sua estreia, “Benzô” conquistou espaço em alguns dos principais festivais do país, como o Curtaria – Festival de Curta-Metragem (SP), o YVY – Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis (RJ), o FestCine Taperoá (PB), o FestCine Pedra Azul (ES), o Festival de Cinema Guarnicê (MA), o Cine Pinhão – Festival de São José dos Pinhais (PR), a Mostra do Filme Marginal (SP), o Festival Lagamar de Cinema – FLAC (SP) e a Mostra Laroyê de Cinema Negro e Indígena (SP).
A produção da Corpo Ancestral também explica que, além de seu impacto visual e poético, o curta se destaca por sua abordagem decolonial e intergeracional, dialogando com temas de ancestralidade, espiritualidade, identidade e cura. Em mostras dedicadas à representatividade, como a Mostra SACI – Somando Visões (RS) e o Festival Elas nas Telas (PA), “Benzô” reafirma sua relevância como obra que ecoa vozes historicamente silenciadas. Também foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema Respira (RJ) e o FICCTerra – Festival Itinerante de Cine Comunitario de la Tierra (México), ampliando sua presença no circuito de festivais internacionais.
Após a sessão no Cine Olido, “Benzô” também integra a programação do tradicional Festival Satyrianas – Cine Bijou, no dia 21 de novembro, às 20h20, realizado no coração do Centro de São Paulo, fortalecendo ainda mais sua presença nos espaços simbólicos da cena cultural paulistana.
“A exibição no Cine Olido marca um novo capítulo na trajetória do filme, um reencontro com o público paulista após tantas exibições pelo mundo em uma celebração da força das narrativas afro-indígenas e femininas no cinema contemporâneo brasileiro”, finaliza Letícia Andra.
Para mais informações sobre o documentário “Benzô” acesse Instragram @benzo_curta_metragem ou @corpo_ancestral, site www.corpoancestral.com.br, ou pelo e-mail [email protected].
Serviço:
Exibição no Cine Olido
Data: 7 de novembro de 2025
Horário: 19h
Local: Cine Olido – Avenida São João, 473 – Centro, São Paulo
Entrada: Gratuita
Programação: Sessão especial do curta-metragem “Benzô”, seguida por uma roda de conversa com a diretora e roteirista Letícia Andra, a ilustradora e xilogravadora Catarina Dantas, e o protagonista Pajé Sérgio Macena.
Exibição no Festival Satyrianas – Cine Bijou
Data: 21 de novembro
Horário: 20h20
Local: Cine Bijou – Rua Aurora, 772 – Centro, São Paulo
Entrada: Gratuita
Programação: Exibição do curta-metragem “Benzô” dentro da mostra audiovisual das Satyrianas, evento tradicional que celebra a arte, o cinema e a diversidade cultural no centro paulistano.