Brasileiros reavaliam o que é essencial ter no carrinho de compras diante da alta dos preços

Esta é uma das conclusões da pesquisa “Ouro na Prateleira”, da Reds Research, constatou também que a carne perdeu espaço nas mesas nacionais e o ovo virou protagonista. Além disso, apontou que as pessoas buscam mais equilíbrio entre economia e saúde

Com a inflação dos alimentos pesando no bolso, os brasileiros estão mudando seus hábitos na hora de fazer compras no supermercado, o que impacta diretamente a cesta básica, a saúde e até as indulgências. Essa transformação foi revelada pelo estudo inédito “Ouro na Prateleira”, realizado pela REDS Research, empresa do grupo HSR, o maior grupo de pesquisa da América Latina. Conduzido entre os meses de maio e junho de 2025o levantamento ouviu mais 2 mil pessoas em todas as regiões do país para entender como os consumidores estão reagindo à alta nos preços de alimentos e bebidas.

A pesquisa revelou que 84% dos brasileiros perceberam aumentos significativos nos preços dos alimentos, e 65% afirmam que essa alta impactou diretamente sua alimentação diária percentual que sobe para 81% entre as classes mais baixas (D/E). Frente a esse cenário, os consumidores têm reavaliado o que realmente é essencial no prato.

“Embora 93% considerem a carne um alimento importante, ela aparece apenas na quarta posição entre os itens mais consumidos durante o período da pesquisa. O destaque vai para o ovo, que assumiu o protagonismo como principal fonte de proteína. Arroz e feijão seguem firmes como a base da alimentação brasileira, enquanto o café lidera entre as bebidas mais essenciais, mesmo percebido como um dos produtos com maior alta de preço. Isto porque o café faz parte da rotina e da cultura do brasileiro.” explica Karina Milaré, CEO da Reds e líder da pesquisa.

Com parte dessa mudança de hábitos monitorados pelo estudo, nos últimos 12 meses, a CEO explica ainda que a população cortou em média sete alimentos do dia a dia, priorizando o básico. “Produtos como açúcar, laticínios, óleos e sucos industrializados foram os mais abandonados, não apenas por questões financeiras. Para 62% dos consumidores, a busca por uma alimentação mais saudável também pesa na decisão, especialmente na hora de eliminar sucos prontos e alimentos ultraprocessados”, destaca Karina.


A mudança de comportamento afetou também o local de compra visto que 53% dos entrevistados passaram a comprar em atacarejos, enquanto 70% aderiram a marcas próprias ou genéricas. Além disso, 64% reduziram gastos com lazer, roupas e restaurantes, e 40% buscaram uma renda extra para lidar com o aumento de custos. Para Karina, esses números mostram uma reação em cadeia do impacto da inflação na vida dos brasileiros.    

Alguns prazeres continuam tendo espaço: 33% dos entrevistados pretendem consumir mais chocolate nos próximos meses, apesar de 31% considerarem o item caro. O mesmo acontece com o café, cujo consumo deve aumentar para 44% dos entrevistados, com destaque para as classes mais baixas, nas quais o índice sobe para 56%.

Outra constatação foi que a nova rotulagem nutricional também influencia o que vai para o carrinho. Isso porque, 75% dos consumidores já trocaram algum produto por outro mais saudável, depois de ler alertas como “alto teor de açúcar” na embalagem e 61% afirmam que estes alertas são importantes para tomar decisões de compra.

TOP 10 alimentos considerados essenciais pelos brasileiros:

  • Arroz (94%);
  • Carnes (93%);
  • Feijão (91%);
  • Ovos (89%);
  • Frutas (87%);
  • Café (85%);
  • Hortaliças (81%);
  • Laticínios (79%);
  • Óleos e gorduras (78%);
  • Açúcar (77%);

TOP 10 alimentos mais consumidos atualmente:

  • Arroz (93%);
  • Feijão (89%);
  • Ovos (89%);
  • Carnes (87%);
  • Frutas (85%;)
  • Café (84%);
  • Laticínios (77%);
  • Hortaliças (77%);
  • Açúcar (74%);
  • Óleos e gorduras (72%).

Sobre a Reds Research

 
Fundada em 2013, Reds Research é uma empresa e consultoria especialista em consumo e comportamento do consumidor, com forte atuação junto aos setores alimentício, bebidas e beleza como agente catalisador da transformação do relacionamento das indústrias com os consumidores.​ A Reds faz parte do grupo HSR Specialist Researchers, o maior grupo independente de pesquisa de mercado no Brasil. Saiba mais.

 
Sobre a HSR

HSR Specialist Researchers é o maior grupo independente de pesquisa de mercado do Brasil, composto por diversas empresas lideradas por sócios com sólido background em suas áreas de expertise. Nosso diferencial reside na perfeita integração entre uma infraestrutura física e tecnológica de ponta — que abrange desde a coleta e processamento de dados até sistemas, dashboards e inteligência artificial — e a liderança estratégica de especialistas, capazes de integrar estas soluções de inteligência artificial em nossos projetos para garantir agilidade e precisão nas entregas. Essa combinação fortalece nossa capacidade de transformar dados em insights, proporcionando soluções inovadoras e personalizadas que fomentam uma cultura de aprendizado e sustentam decisões estratégicas com resultados impactantes.

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