Campinas recebe palestra filosófica sobre gestão humanizada nesta quinta-feira
Tema será conduzido pelo filósofo e escritor Fernando Moraes, com apresentação do ator e empresário Luciano Szafir, em evento que reunirá gestores de empresas da RMC
Campinas recebe, nesta quinta-feira (28/08), o 2º HRID (Human Resources Innovation Day), evento que reunirá profissionais da área de recursos humanos de empresas da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que buscam soluções para alcançar a gestão humanizada dos seus colaboradores. O ponto alto do encontro, realizado pela FATD Consultoria e Gestão Empresarial, será a palestra do filósofo e escritor Fernando Moraes, com o tema “A urgência contemporânea de se humanizar a gestão de pessoas – Como a filosofia pode contribuir para o alcance de resultados organizacionais”. O evento acontecerá no Espaço 301 Eventos, no Parque Taquaral, a partir das 19h. É preciso adquirir ingresso antecipado pelo https://www.sympla.com.br.
Moraes é autor de nove livros, dentre eles “A Arte de Pertencer”, “O que te move”, “Tempo de Ser” e “A Alma Secreta das Palavras”. A apresentação do evento será do ator e empresário Luciano Szafir. Segundo os organizadores, os convidados serão recebidos com coquetel e ganharão um livro do palestrante.
“O Fernando Moraes é um dos filósofos contemporâneos que vem atuando diretamente no ambiente corporativo levando a reflexão sobre a importância da humanização nas relações de trabalho. Ele enxerga o ser humano como um sujeito altruísta, que pode fazer a diferença na vida das pessoas, quando é valorizado e tem oportunidade para desenvolver seus potenciais. Com a sua palestra, vamos levar essa reflexão para o ambiente corporativo e mostrar os ganhos que as empresas têm ao investir no capital humano”, explica o consultor de RH e diretor da FATD Consultoria Empresarial, Felipe Amaro.
Segundo o especialista em gestão de pessoas, ao criar um ambiente de trabalho mais humanizado, as empresas podem diminuir a incidência de faltas, a rotatividade de pessoal e os custos relacionados à saúde dos funcionários. Além disso, a gestão humanizada promove a motivação, o engajamento e a satisfação dos trabalhadores, o que se reflete em um melhor desempenho e resultados.
“Hoje, a relação de trabalho está mais focada no sentido de vida do que na atividade laboral em si. O colaborador que se sente pertencente à empresa, protagonista dos resultados, fica nela. Então, a principal inovação na gestão de pessoas, hoje, é a busca por soluções que tragam qualidade de vida para o colaborador.Queremos ajudar as empresas nessa tarefa, tão urgente, que é colocar o humano como protagonistas de seus resultados”, destaca o especialista em recursos humanos.
No dia a dia, isso significa colocar em pauta temas como qualidade de vida, segurança no trabalho, saúde mental, autoconhecimento, treinamentos, além de voltar a atenção para pequenos detalhes que possam interferir no bem-estar do trabalhador e atrapalhar a entrega de resultados.
“Se numa empresa os colaboradores do administrativo reclamam muito de dor nas costas, por exemplo, é preciso verificar se as cadeiras estão adequadas e substituí-las, se necessário. É um RH estratégico, com funções para além de fazer folha de pagamento, que deve ter essa visão e passar para a empresa”, exemplifica o especialista.
O retorno do investimento é percebido em pouco tempo. “Estudos comprovam que colaboradores felizes são 20% mais produtivos. O olhar empático da empresa garante a entrega de melhores resultados, diminui o estresse, o funcionário se sente pertencente a organização e quer permanecer nela. Tudo isso, reflete na relação das empresas com os clientes e, claro, no faturamento”, assinala Amaro.