Colégio de Campinas usa tecnologia de sala virtual para garantir atividades aos alunos em recesso

Pegos de surpresa com a determinação da suspensão das aulas para ajudar a conter o coronavírus, professores e diretoria pedagógica do Colégio Leaders School foram rápidos e criaram atividades para que os alunos do ensino Fundamental I e II continuassem suas aulas por meio da plataforma Google Classroom, acessada pela internet. A escola funciona no bairro Nova Campinas e atende cerca de 150 alunos.

Ideias criativas aliadas à tecnologia foram as soluções encontradas pela direção pedagógica do Colégio Leaders School, em Campinas, para não deixar os seus alunos sem atividades e aprendizado pelo período de suspensão das aulas presenciais, respeitando as determinações governamentais que visam à contenção das contaminações pelo coronavírus. Como o aluno não pode ir até os professores, são eles que estão indo até o aluno, mesmo que de maneira virtual, usando a internet.

Tão logo a medida de suspensão da frequência dos estudantes foi anunciada, a escola – que tem cerca de 150 alunos do berçário ao Ensino Fundamental II – convocou os professores. Com base no conteúdo programático previsto, juntos elaboraram atividades para que os alunos mantenham o contato e realizem as atividades em casa. Para os alunos da Educação Infantil, as atividades estão sendo enviadas via e-mail para as famílias até que as salas virtuais de cada ano fiquem prontas também.

Por meio da plataforma Google Classroom, os alunos do Fundamental I e II acessam uma sala de aula virtual onde estão disponibilizadas as atividades de cada disciplina, as tarefas a serem executadas e os prazos para que sejam encaminhadas aos professores. Até o dia 20 de março, o colégio poderá funcionar normalmente, porém, a recomendação é de que as famílias que tiverem condições mantenham as crianças em casa para evitar a propagação do coronavírus. Esta semana, apenas 20% dos alunos compareceram ao colégio.

“Por meio desta plataforma garantimos o direito do aluno que está em casa esta semana de assistir à mesma aula que o colega que está vindo à escola. A aula virtual também é importante para ajudá-los a criar uma consciência coletiva de seus deveres, mesmo que em outro ambiente que não o escolar”, explica Vânia Trindade, diretora pedagógica da Leaders School.

Com a surpresa da medida, as atividades presenciais limitaram-se a revisões de conteúdos para que nenhum aluno fosse prejudicado. A partir da próxima semana, graças à classe virtual, os professores podem seguir com os conteúdos programáticos até que os alunos possam retomar as aulas presenciais.

No Fundamental I, a sala virtual é única para cada série (1º ao 5º ano). Já no Fundamental II, cada disciplina tem a sua própria “classe virtual” na qual os professores compartilham sugestões de vídeos e encaminham textos para serem lidos, além de questionários para serem respondidos. Os alunos devem encaminhar suas respostas pela própria plataforma ou por e-mail. Para as atividades que exigem imagens, existe a opção de utilizar “scanner” ou a câmera do celular. As tarefas são entregues até o final de cada semana, exceto nos casos daquelas que valerão nota, pois terão o prazo de entrega estipulado previamente.

Nada muito diferente do que acontece nas aulas presenciais no Colégio Leaders School, nas quais as tecnologias são ferramentas importantes, como o incentivo à verificação de conteúdos externos oferecidos pela web, como filmes, documentários e reportagens. Para uma das atividades de História, por exemplo, o professor do 8º ano sugeriu o clássico “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin – disponível no YouTube – para embasar um resumo crítico sobre a Revolução Industrial.

Cada aluno recebeu um e-mail institucional e senha para acessar a sala de aula virtual. A diretora pedagógica Vânia Trindade destaca, entre tantos benefícios, a disponibilidade de acesso, o armazenamento ilimitado de arquivos, a interação com os colegas e professores por meio de comentários – como uma rede social –, o feedback das atividades, a segurança e a privacidade das informações.

Sobre a suspensão

Por determinação do Governo Estadual de São Paulo e da Secretaria de Saúde do Estado e orientação do Conselho Estadual de Educação, da União dos Dirigentes Municipais de Educação e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, todas as escolas públicas e particulares iniciaram a paralisação gradativa das aulas nesta semana.

Os estabelecimentos de ensino poderão funcionar normalmente até sexta-feira, dia 20 de março, para que as famílias tenham tempo de se organizar. A partir de segunda-feira, dia 23, a determinação é de suspensão das atividades presenciais por tempo indeterminado.

Sobre a Leaders School

O Colégio Leaders School é uma escola voltada para formar líderes. A metodologia de ensino é inovadora e um dos seus principais diferenciais. Por meio da aprendizagem lúdica e divertida – que vai além do conhecimento formal -, a proposta é contribuir para a formação de pessoas éticas, responsáveis, autônomas, solidárias, críticas e criativas. A escola tem como princípio a formação de cidadãos conscientes do mundo em que vivem. Tudo de forma acolhedora, agradável, alegre, amorosa e responsável.

Em um ambiente open space (salas abertas), as crianças têm, desde os oito anos de idade, o ensino de empreendedorismo, liderança, educação financeira e planejamento. “Procuramos incentivar o respeito às diferenças individuais e garantir técnicas de ensino que permitam ao aluno alcançar toda a sua potencialidade, tornando-se um cidadão que influencie positivamente o mundo a seu redor”, diz Carlos Trindade, diretor da Leaders School. O Colégio Leaders School fica na Rua Leontina Carvalho Siqueira, 38, Bairro das Palmeiras, em Campinas (ao lado da Sociedade Hípica). Informações pelo telefone (19) 3305-0202.

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