Comédia sobre ‘barulheira de SP’ estreia no Teatro Itália’Psiu!’ ironiza vizinhos chatos, ruídos das ruas e obras abusivas

Uma crítica bem-humorada contra vizinhos indesejáveis, ruas barulhentas, obras invasivas, abusos das construtoras e outros transtornos que enlouquecem a população. A poluição sonora é o tema central da comédia “Psiu!”, que reestreia na próxima quinta-feira (6/11), às 20h, no Teatro Itália, em São Paulo. Esta é a segunda temporada do espetáculo, que ficou em cartaz de agosto a outubro no Teatro Bor, na capital paulista. 

Escrita pelo dramaturgo e jornalista José Paulo Lanyi, vencedor do Prêmio Vladimir Herzog (teatro) em 2002, e dirigida por Lucián’a Stipp, a peça conta a história de Camila (Marianna Troccoli) e Renato (Felipe Reis), casal que sofre com vizinhos incômodos e a rua barulhenta onde mora e que decide se mudar para uma região “mais nobre” da grande cidade, embora as coisas não saiam como a dupla imaginava.

“Não há uma pessoa com que eu converse que não tenha uma história de abuso ou desrespeito na rua, na casa ou no prédio em que mora”, afirma Lanyi. “A nossa peça é uma ótima oportunidade para rir dos absurdos, refletir e debater esses problemas que afetam a saúde mental dos moradores de São Paulo”, destaca.

Para Stipp, a peça tem outro elemento original. “Ela mexe com o nosso dia a dia e a nossa interação com o mundo sonoro, que muitas vezes não percebemos o quanto nos afeta”, alerta. “Faz refletir sobre quanto aguentamos e somos obrigados a aguentar, quanto fazemos o que gostamos e quanto nos moldamos às imposições da sociedade”, diz a diretora do espetáculo, que é produzido pelo seu autor e por Geisa Tavares Lanyi e realizado pela Rigel Artes e Comunicação. 

“Psiu!” está em cartaz em meio a um ampla e forte reação da população paulistana contra a poluição sonora. “Diversos movimentos de moradores da cidade que sofrem com diferentes fontes de barulho se juntaram para deixar claro que esse assunto é um problema de saúde pública. Em São Paulo temos o Programa de Silêncio Urbano, mas ele conta com poucas dezenas de fiscais para cobrir a cidade inteira, só no ano passado foram 44 mil denúncias, um número atualmente impossível de dar conta”, afirma o filósofo Marcelo Sando, idealizador da Frente Cidadã pela Despoluição Sonora, que apoia o espetáculo.

Fuga dos clichês

“Participar de ‘Psiu!’ tem sido uma experiência bem divertida”, conta o ator Felipe Reis. “Renato é um homem comum que carrega no corpo e no silêncio o peso de uma cidade barulhenta demais, de um cotidiano que nos engole aos poucos e de uma cidade cara que nos aprisiona, e isso pra mim é um desafio instigante. É uma peça que foge dos clichês de comédias de casal.” 

Para a atriz Marianna Troccoli, a peça “é um retrato sensível, ácido e profundamente humano da vida em São Paulo, das pequenas batalhas do cotidiano à busca por liberdade e sentido em meio ao caos urbano”. 

A trilha sonora do espetáculo é assinada pelo músico Flávio Villar Fernandes. “Alguns procedimentos foram adotados como principais para endossar os afetos da peça, notadamente o cômico e o trágico, conformando a ironia”, diz ele, que destaca a coesão melódica da composição. 

A peça é documentada por Leandro Barbieri Beraldi, da Barbieri_Lab. O profissional que faz o making of do espetáculo dirigiu e produziu as primeiras novelas da internet no Brasil, lado a lado com Lanyi, que integrou a equipe dos folhetins on-line. 

O público pode acompanhar pelos perfis @psiuapeca todas as informações do espetáculo nas redes sociais (Instagram, Facebook e TikTok).

Sinopse

Um casal questiona suas escolhas profissionais e sofre com vizinhos chatos e com ruídos da rua onde mora. Em busca de uma vida melhor, decide se mudar para uma região “mais nobre” da cidade, mas as coisas não saem como os dois imaginavam. 

Ficha técnica 

Texto: José Paulo Lanyi
Direção: Lucián’a Stipp
Elenco: Felipe Reis e Marianna Troccoli
Cenário, adereços e figurino: Geisa Tavares Lanyi e Lucián’a Stipp
Peças em crochê para cenário e figurino: Lucimara Fercado
Design de luz: Lê Carmona
Trilha sonora e design de som: Flávio Villar Fernandes
Operação de som: Amir Henrique Mendonça
Operação de luz: Jotappe Silva
Animação 2D: André Castro
Voz off: Leandro Barbieri Beraldi e José Paulo Lanyi
Stage: Victória Marques
Making of: Barbieri_Lab Produções Audiovisuais
Fotos: Julio Aracack
Designer: Julia Maez
Assessoria de imprensa e redes sociais: Rigel Artes e Comunicação
Produção geral: Geisa Tavares Lanyi e José Paulo Lanyi
Realização: Rigel Artes e Comunicação

Serviço 

Datas: 6, 13, 20 e 27 de novembro de 2025 (sempre às quintas-feiras)
Horário: 20h
Preço: R$ 70 / R$ 35
Classificação: 10 anos
Duração: 70 minutos
Gênero: Comédia
Local: Teatro Itália
Endereço: Avenida Ipiranga, 344 (subsolo), República, São Paulo 
Capacidade máxima: 302 espectadores
Vendas: Sympla e Sampa Ingressos

Sobre o Autor