Conheça os 21 projetos selecionados na 10ª edição da Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M 

Evento aconteceu nos dias 14 e 15/12 no Clube da 3M, em Sumaré. Mais de 250 alunos concorreram ao concurso em sete categorias diferentes. Professores e escolas também foram prestigiados 

O Instituto 3M, organização idealizada pela 3M do Brasil, promoveu nos dias 14 e 15/12, no Clube da 3M, em Sumaré, a exposição dos 102 projetos na 10ª edição da Mostra de Ciência e Tecnologia e, na tarde do dia 15 divulgou o 1º, 2º e 3º lugar das melhores iniciativas nas categorias Ciências AgráriasCiências BiológicasCiências Exatas e da TerraCiências HumanasCiências da SaúdeCiências Sociais Aplicadas e Engenharia, e a revelação dos cinco projetos indicados para a semifinal da 21ª FEBRACE, maior feira Brasileira de Ciência e Engenharia, que acontece em 2023.

Em sua 10ª edição, a Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M incentiva estudantes matriculados no 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico, de escolas públicas e particulares das regiões metropolitanas de Campinas e Ribeirão Preto à prática da ciência e da inovação na resolução de problemas sociais. Além das soluções desenvolvidas pelos alunos vencedoras e a indicação à FEBRACE, a iniciativa reconheceu os Professores MobilizadoresEscola DestaqueEscola Pioneira, com premiações em equipamentos para as escolhas, dinheiro, troféu, curso, certificado digital, etc.

Participaram da 10ª edição da Mostra 48 escolas de 20 municípios da região de Campinas e Ribeirão Preto, 257 estudantes, além de 115 professores orientadores e coorientadores. A iniciativa acontece em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), organizador da Febrace, além de contar com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O projeto é parte do Desafio de Inovação Instituto 3M, que promove a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica. 

Confira a lista dos projetos dos alunos premiados por categoria:

Ciências Agrárias

  • 1º lugar: Núpik: Fertilizante concentrado em potássio e macronutriente obtidos a partir de semente de abóbora cabotiá e de café 

Alunos: Eduarda Oliveira da Silva; Jefferson Camillo Lopes e Nicolle Reis Trindade. 

Orientadores: Vivian Marina Barbosa e Douglas Luis da Silva.

Cidade: Santa Bárbara D’Oeste

  • 2º lugar: E-Flora: Protótipo microcontrolador para análise climatológica e monitoramento do solo para soja

Alunos: Felipe dos Santos do Prado; Lucas Gomes Dutra e Matheus Araújo da Silva

Orientadores: Erica Fatima Inacio e Fernanda Rebeschini Nascimento

Cidade: Santa Bárbara D’Oeste

  • 3º lugar: Dispositivo para a escolha de cultura agrícola ideal

Alunos: Lucas Marcelino; Braian Alves e Roniere da Silva Lima

Orientadores: Geraldo Moreno Florentino Júnior e Camila Tombasco Furlan

Cidade: Campinas

Ciências Biológicas

  • 1º lugar: Biopolímero com amido de tamarindo de absorve CO²

Aluna: Ana Silvia Araujo Ribeiro 

Orientadores: Carlos Henrique da Silva e Osmair Luiz Da Silva

Cidade: Hortolândia

  • 2º lugar: Xô chulé: Um protótipo para neutralizar o mal odor gerado nos pés pela bromidrose

Alunas: Maria Luiza Ferreira Souza e Sabrina Gomes Silva

Orientador: André Antonio Oliveira Callegari

Cidade: Hortolândia

  • 3º lugar: Ação antimicrobiana da uva japonesa

Alunos: Ana Clara Valentin Silva; Isabela Ferreira Barbosa e Nathan Augusto dos Santos Souza

Orientador: Ronaldo Mateus Nogueis dos Santos

Cidade: Hortolândia

Ciências Exatas e da Terra

  • 1º lugar: GCRecon – Inteligência Artificial no Reconhecimento de Imagens (Animais)

Aluno: Murillo Iamarino Caravita

Orientadores: Raquel Cristina Bertolini Lot e Wagner Luiz Schmidt

Cidade: Paulínia

  • 2º lugar: Medição e mapeamento de dióxido de carbono em ambientes fechados: Desenvolvimento do aplicativo Bio Tech e protótipo Carbon Eye

Alunos: Lethicia Barros Souza; Moisés Corrêa Gomes e Rebeca Queiroz Rodrigues de Paiva 

Orientadora: Anália Barreto Souza

Cidade: Campinas

  • 3º lugar: O estudo da espécie lactuca sativa, na poluição atmosférica de Campinas

Alunas: Julia Andrade Dias Dionisio; Maria Eduarda Mendes Gomes e Nicole Carolina Sousa de Araujo

Orientadores: Evelyn Tiemi Takamori e Andre Luís Malavazzi    

Cidade: Campinas

Ciências Humanas

  • 1º lugar: Empreendimento para jovens

Aluna: Maria Clara Cruz Pianca

Orientadoras: Ana Paula da Costa Faustino e Marcia Cristina de Souza

Cidade: Sumaré

  • 2º lugar: A influência do preconceito no julgamento humano

Alunas: Geovana Beatriz Barreto Costa; Larissa Pereira de Souza e Rauane Ramos de Oliveira               

Orientadoras: Maria Leandra Figueiredo Pioto e Roberta Borges Ferreira Pires

Cidade: Pitangueiras

  • 3º lugar: Como se defender? Um jogo para estimular a criação de argumento

Alunas: Maria Luiza Cordeiro Lima; Milena Soldati da Silva e Daniela Dionisio da Rocha

Orientadora: Manoela Paiva Menezes

Cidade: Hortolândia

Ciências da Saúde

  • 1º lugar: Sistema de monitoramento autônomo de temperatura para refrigeradores hospitalares

Alunos: Vinicius de Arruda Brotto Porteiro e Otavio Fanger Menezes

Orientadores: Marcelus Guirardello e Regina Morishigue Kawakami

Cidade: Campinas

  • 2º lugar: Projeto Arte Maker – Trabalhando educação socioemocional através da arte

Alunas: Ana Clara Alves Deluca; Beatriz Miler Asbahr e Isabelle Oliveira Rodrigues 

Orientadora: Gislaine Aparecida Barana Delbianco

Cidade: Limeira

  • 3º lugar: Bebabri MED-SEU aplicativo para lembretes de remédios

Alunas: Geovana de Oliveira Barros da Silva e Giovanna Maria do Carmo Brilhante 

Orientadores: André Luís dos Reis Gomes de Carvalho e Francisco da Fonseca Rodrigues

Cidade: Campinas

Ciências Sociais Aplicadas

  • 1º lugar: Sistema para organização entre as empresas e os serviços de Equoterapia: A ajuda da tecnologia para que mais crianças possam receber o tratamento adequado de equoterapia

Alunas: Ana Julia Timossi Moreira; Maitê Câmara Agnello e Phoebe Regina dos Santos Ribeiro

Orientadoras: Mirella Christine Caruso Cassante Ganzarolli e Rita de Cássia Gonçalves de Carvalho

Cidade: Paulínia

  • 2º lugar: O uso de tecnologia por idosos

Alunos: Diego Sossai Carneiro; Emilly Caroline Martini e Thainara Taylor Carvalho de Barros

Orientadora: Aurilene Macena Antunes

Cidade: Araras

  • 3º lugar: Jogo do Direito: Informação através da Diversão

Alunas: Geovanna Marques de Souza e Thawany Rafaela Mantuani Souza

Orientadora: Manoela Paiva Menezes

Cidade: Hortolândia

Engenharia

  • 1º lugar: Click Help – Dispositivo contra violência à mulher

Alunos: Alessandro Alves de Araújo e Thayná Quinteiro 

Orientadoras: Carolina Fernanda de Andrade e Leonardo Panazzolo 

Cidade: Hortolândia

  • 2º lugar: Um container de fibra: Um novo material sustentável para produção de containers

Alunas: Ana Beatriz Leardine Quijada; Júlia Andrade Guarnieri e Julia Teixeira Ziroldo 

Orientadora: Andressa Bruscato

Cidade: Valinhos

  • 3º lugar: Rastreamento de animais microchipados

Alunas: Kauany Vitoria Chaves Braz e Lorena Silva de Barros Villagelin

Orientador: Rafael Bonato

Cidade: Paulínia

Os estudantes e professores na primeira colocação em suas categorias receberão uma medalha e um certificado digital por pessoa, além do valor de R$ 1.100,00 e um troféu por projeto. Os segundos mais bem classificados receberão uma medalha e um certificado digital por pessoa, o valor de R$ 900,00 por projeto. Os terceiros colocados receberão uma medalha e um certificado digital por pessoa e o valor de R$ 700,00 por projeto.

Durante a tarde de premiação, foram revelados ainda os cinco projetos indicados para a fase semifinal da 21ª FEBRACE, que ocorre em 2023 em São Paulo, além dos Professores MobilizadoresEscola Destaque e Escola Pioneira. Confira abaixo:

Indicação à 21ª edição do Prêmio FEBRACE

ProjetoAlunosOrientadoresCidade
Click Help – Dispositivo contra violência à mulher Alessandro Alves de Araújo
Thayná Quinteiro 
Carolina Fernanda de Andrade
Leonardo Panazzolo
Hortolândia
Um container de fibra: Um novo material sustentável para produção de containersAna Beatriz Leardine Quijada
Júlia Andrade Guarnieri
Julia Teixeira Ziroldo 
Andressa BruscatoValinhos
Biopolímero com amido de tamarindo de absorve CO²Ana Silvia Araujo RibeiroCarlos Henrique da Silva
Osmair Luiz Da Silva
Hortolândia
Núpik: Fertilizante concentrado em potássio e macronutriente obtidos a partir de semente de abóbora cabotiá e de café Eduarda Oliveira da Silva
Jefferson Camillo Lopes
Nicolle Reis Trindade  
Vivian Marina Barbosa
Douglas Luis da Silva
Santa Bárbara D’Oeste
GCRecon – Inteligência Artificial no Reconhecimento de Imagens (Animais)Murillo Iamarino CaravitaRaquel Cristina Bertolini Lot
Wagner Luiz Schmidt
Paulínia

Reconhecimento para Professor Mobilizador

  • 1º lugar: Camila Tombasco Furlan/Campinas
  • 2º lugar: Borges Ferreira Pires/Pitangueiras
  • 3º lugar: Ernani de Oliveira Mendes Neto/Ribeirão Preto

Os professores receberão um certificado digital de reconhecimento pelo seu empenho e sua dedicação na orientação de projetos. O professor premiado com o 1º lugar, ainda receberá um curso online complementar de Língua Inglesa com duração de 1 ano.

Prêmio Escola Destaque

  • Escola Estadual Priscila Fernandes da Rocha/Hortolândia
  • Escola Estadual Professora Liomar Freitas Câmara/Hortolândia
  • Escola Estadual Culto à Ciência/Campinas

As escolas contempladas receberão uma placa de reconhecimento pelo apoio e valorização dos professores no desenvolvimento de projetos investigativos com seus alunos.

Prêmio Escola Pioneira

  • Escola Estadual Professora Leila Mara Avelino/Sumaré
  • Escola Estadual Mara Falconi de Felício/Pitangueiras
  • Escola Salesiana São José – Centro Profissional Dom Bosco/Campinas

A Escola Pioneira 2022 receberá prêmio na forma de bens duráveis, bens de consumo ou prestação de serviços no valor de R$ 30 mil reais para cada escola. O valor deverá ser utilizado no desenvolvimento e continuidade de projetos de ciências investigativas na unidade escolar.

Estiveram presentes na cerimônia de premiação, Marcelo Oromendia, presidente da 3M Brasil, o professor doutor Marcelo Knörich Zuffo, professor titular da Escola Politécnica da USP, além de Paulo Gandolfi, diretor de P&D da 3M do Brasil e vice-presidente do Instituto 3M, além da professora doutora Irene Karaguilla Ficheman, gerente de tecnologias para a educação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC e o professor Marcelo Zuffo, da Poli-USP.

Para saber mais sobre a Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M, acesse o site oficial

Sobre o Instituto 3M

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, que completou 15 anos em 2021, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para o empreendedorismo. Para mais informações, acesse o link

Sobre a 3M

A 3M acredita que a Ciência ajuda a criar um mundo melhor para todos. Ao estimular o poder das pessoas, das ideias e da ciência para inovar de forma sustentável, nossos colaboradores em todo o mundo abordam de uma forma única as oportunidades e desafios de nossos clientes, das comunidades e do planeta. No Brasil, onde conta com cerca de 3,3 mil funcionários, a companhia mantém três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2021, alcançou faturamento bruto de R$ 4,6 bilhões no País. Saiba mais sobre nosso trabalho para melhorar vidas e nossa atuação em Blog de Curiosidades da 3Msite oficial ou Instagram.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *