Evento sobre a Reforma Tributária contou com mais de 250 empresários  no Teatro do Sesi em Campinas

Ciesp-Campinas reuniu especialistas e auditores da Receita

As principais alterações na Reforma Tributária brasileira, que passa a ser implementada a partir do próximo ano, foram apresentadas para mais de 250 empresários da região, reunidos em evento promovido pela Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), no teatro do Sesi Campinas, nessa quinta – 10 de julho. Auditores da Receita Federal que atuam no desenvolvimento desse novo modelo tributário e especialistas no tema, durante toda a manhã, apresentaram aos empresários e executivos as principais mudanças e como as empresas devem se preparar para a transição tributária.

Para o advogado e diretor do Departamento Jurídico do Ciesp estadual, Helcio Honda, é importante as empresas analisarem a implementação da Reforma Tributária nas suas empresas, uma vez que serão sete anos de transição. Nesse período serão mantidos os dois sistemas tributários – o velho e o novo, que entrará em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2026.

“A Reforma vai impactar muito o dia a dia de todas as empresas e também a competitividade delas. O Ciesp tem acompanhado bastante o processo da Reforma Tributária e é importante ouvir os profissionais da Receita envolvidos diretamente nesse processo, como nesse evento em Campinas, com esclarecimentos que ajudarão às empresas nessa transição”, acrescentou Honda.

O vice-diretor do Ciesp-Campinas, Valmir Caldana, também diretor do Departamento Jurídico da entidade, comentou sobre a importância das empresas conhecerem a plataforma eletrônica, que traz uma solução integrada para o controle tributário, num único ambiente tecnológico. Conforme Caldana, esse sistema eletrônico já está sendo testado desde primeiro de julho e a sua dinâmica de operação foi apresentada aos empresários e executivos no evento.

Plataforma da Reforma Brasileira de Consumo é uma solução integrada para cálculo, arrecadação e toda a governança de controle tributário, num único ambiente tecnológico, que tem como objetivo processar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), para os governos federal, estaduais e municipais.


A plataforma desenvolvida pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), em parceria com a Receita Federal, será o principal ponto de contato entre os contribuintes e o Fisco para o novo tributo federal: a CBS, que unifica PIS, Cofins e IPI. A proposta é permitir testes e ajustes ao novo modelo antes da entrada em vigor, em 2026. Além do CBS, a reforma institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unifica ICMS e ISS. A gestão do IBS ficará a cargo de um Comitê Gestor com estrutura tecnológica própria. 

O evento  teve como moderador Bruno Santos – sócio tributário do Finocchio & Ustra (apoiador do evento) e os convidados,  Helcio Honda – advogado eDiretor Jurídico do Ciesp Estadual; Luiz Dias de Alencar Neto – coordenador técnico operacional do Pré-Comitê Gestor do IBS; Marcos Flores – auditor fiscal e gerente do projeto de implantação da Reforma Tributária do Consumo, na Receita Federal do Brasil; Robson Dias Lima – gestor nacional do Projeto Estratégico Reforma Tributária Brasileira – Serpro; Victor Rodrigues Junior – co-fundador e sócio para Desenvolvimento de Produtos da Verot Easy Tax e o auditor fiscal, Fernando Mombelli –  gerente de projeto da Receita Federal do Brasil, atuando junto à implementação da Reforma Tributária.

Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça

Sobre o Autor