Jovens gremistas de Campinas se reúnem em encontro presencial promovido pela Fundação Educar
Evento realizado em parceria com Unidade Regional de Ensino (URE) Campinas Leste e Oeste contará com a presença do poeta e slamer Lucas Afonso
No próximo dia 3 de outubro (sexta-feira), das 9h às 12h, o Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi Campinas, receberá o Encontro de Gremistas e Articuladores, promovido pela Fundação Educar em parceria com a Unidade Regional de Ensino (URE) Campinas Leste e Oeste. O evento reunirá jovens de escolas públicas da cidade que participam da formação da Academia Educar em Rede, projeto que, em Campinas, terá duração de dois anos e encontros realizados principalmente de forma online.
Este será o único encontro presencial de 2025, e tem como objetivo fortalecer os vínculos entre os participantes, promover a troca de experiências entre os grêmios e celebrar as conquistas já alcançadas. Ao todo, 901 estudantes gremistas estão envolvidos na formação este ano, desenvolvendo competências que fortalecem a liderança, a empatia e a participação ativa no ambiente escolar.
A programação do encontro incluirá apresentações culturais preparadas por algumas escolas da rede, com manifestações como poesia, fanfarra e coral, além de um momento para que estudantes compartilhem os projetos desenvolvidos pelos grêmios ao longo do ano, apresentando os resultados, aprendizados e desafios vividos.
O evento contará com a presença do MC, slamer e arte-educardor Lucas Afonso que foi campeão do slam Brasil 2015 e representante do país na Copa do Mundo de Poesia na França, Lucas é autor do livro A Última Folha do Caderno e reconhecido por seu trabalho com a palavra falada como instrumento de transformação social. Sua presença promete provocar reflexões profundas sobre identidade, escuta e protagonismo juvenil.
A Supervisora Educacional Unidade Regional de Ensino Campinas Oeste, Sandra Maciel da Conceição destaca a importância do projeto. “A parceria com a Fundação Educar tem sido extremamente significativa para a nossa rede. Trata-se de uma colaboração que vai além da oferta de conteúdos: ela mobiliza, forma e inspira tanto os estudantes quanto os articuladores. A formação dos grêmios ganha consistência e profundidade com os temas abordados, como protagonismo juvenil, direitos humanos, comunicação não violenta e ética. Isso tem fortalecido não apenas a atuação dos coordenadores dos grêmios, mas também a cultura de convivência e participação nas escolas.”
Para a gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli, esse processo é transformador: “Acreditamos profundamente no poder da juventude como agente de transformação social. Os grêmios estudantis são espaços vivos de cidadania, onde os jovens aprendem na prática o valor do diálogo, da empatia, da escuta e da ação coletiva. Este encontro presencial é a materialização de tudo isso: jovens que se reconhecem como protagonistas e que estão dispostos a transformar suas escolas e comunidades. É por isso que a Fundação Educar investe em formações duradouras e significativas como esta. Estamos formando líderes conscientes, éticos e preparados para os desafios do presente e do futuro.”
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.