Moradores de Campinas e região já podem escolher seu fornecedor de energia elétrica
LUZ desafia monopólio de energia no Brasil com tecnologia para controle do consumo em tempo real e descontos de até 30% na conta
As leis brasileiras que regem o mercado livre de energia estão cada vez mais democráticas. Em pouco tempo, todos os consumidores do País poderão escolher quais empresas vão contratar para fornecer o insumo para suas residências, comércios e indústrias. O sistema será parecido com o que já acontece nos setores de telefonia, internet e tv por assinatura. A única diferença é que não haverá novas redes nas cidades. A energia elétrica chegará por meio das atuais distribuidoras que já existem e prestam serviços no País.
Outra boa notícia é que existem consumidores que já podem contar com esta opção agora. São os moradores de 278 municípios atendidos pela CPFL Paulista, no interior de São Paulo. Ou seja, atualmente eles já podem migrar para a LUZ, fornecedora digital de energia que acaba de se lançar ao mercado.
A LUZ atua nas macrorregiões de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Bauru, por meio da geração distribuída compartilhada, regulamentada no Brasil pela lei 14.300, sancionada em janeiro de 2022 pelo Governo Federal. A legislação desde então permite que empresas gerem sua própria energia e a distribua pelas redes das distribuidoras que existe no País.
Por meio de fazendas solares próprias e de parceiros, a LUZ gera sua própria energia e a disponibiliza para milhões de consumidores do interior paulista. O anúncio das operações dessa nova empresa promete gerar impacto na abertura do mercado livre de energia já que outras também terão a liberdade de oferecer serviços pelo País. A companhia tem como proposta de valor: simplicidade e empoderamento por meio de uso inteligente de dados pelo aplicativo.
A LUZ já nasceu 100% digital e sua meta é ser a empresa líder de energia do Brasil em alguns anos. “Queremos ser a porta de entrada de grandes inovações que, com certeza, virão para esse mercado nos próximos anos”, disse Flávio Catani, executivo de varejo e um dos cofundadores da nova empresa.
A marca é comandada também pelos executivos Samantha Albuquerque, especialista em marketing e estratégia de negócios digitais, e Alfredo Silva, reconhecido em segurança e infraestrutura de tecnologia. A nova empresa tem como principal investidor o Grupo Delta Energia.
A LUZ defende a universalização e democratização da energia elétrica no Brasil baseada em números. “Fizemos uma ampla pesquisa nacional que nos revelou que somente 30% das pessoas estão satisfeitas com seu serviço de energia atual; a LUZ nasce para mudar essa realidade e libertar essas pessoas”, explica Samantha Albuquerque, cofundadora da empresa, especialista em Marketing.
Olhar do consumidor e o mercado livre energia
O cenário do mercado de energia mostra também que o consumidor já pede por essa transformação. Por não ter poder de escolha, grande parte da população brasileira se encontra insatisfeita. A Associação Brasileira dos Consumidores de Energia Elétrica (Abraceel) divulgou pesquisa nacional feita pelo Datafolha, em novembro, que mostra que oito em cada dez brasileiros querem ter o direito de escolher o seu fornecedor de energia elétrica. Além disso, a própria Abraceel, em ranking de 2020, já apontava o Brasil na 55ª posição no Ranking Internacional de Liberdade de Energia Elétrica.
A expectativa da LUZ é que esse cenário comece a mudar a partir do momento que suas operações se tornem mais abrangentes, em todo território nacional. No ano que vem, a empresa atenderá também consumidores de todo o interior de São Paulo e de outros estados.
Tecnologia e economia
Os moradores de 278 municípios atendidos pela CPFL Paulista têm a opção de contar com um sistema tecnológico e inovador de fornecimento de energia elétrica com a LUZ. A nova empresa substitui o atual sistema analógico brasileiro, que domina o mercado de energia, por um 100% digital. “Com o aplicativo exclusivo da LUZ, o cliente recebe, em tempo real, o seu consumo e, a partir de 2023, informações personalizadas sobre como economizar”, conta Alfredo Silva, cofundador da nova fornecedora de energia elétrica.
Essas informações por família ocorrerão pelos algoritmos que conseguem entender o hábito de cada cliente. Será possível, por exemplo, avisar pelo smartphone que uma geladeira deve ser trocada, ou que o equipamento de ar-condicionado ficou ligado, e, a partir de então, sugerir a troca ou desligar o equipamento para diminuir o valor da fatura.
Outro ponto que merece destaque é que os clientes da LUZ têm desconto garantido na conta que pode chegar a até 30%. O percentual depende da fidelidade do cliente com a nova empresa e a economia que cada um consegue obter em relação ao seu atual consumo.
Quem quiser ser cliente da LUZ precisa acessar o site www.sualuz.com.br . A contratação é feita por cadastro que ocorre em três cliques e cerca de cinco minutos de navegação. Após a finalização desta etapa, instaladores farão a instalação do medidor da LUZ para que os serviços já passem a ser disponibilizados pela empresa e o cliente já comece a ter acesso ao aplicativo.