Palestra filosófica sobre gestão humanizada aponta caminhos para empresas da RMC alcançarem resultados

Evento realizado pela FATD Consultoria Empresarial, em Campinas, será conduzido pelo filósofo Fernando Moraes, com apresentação do ator Luciano Szafir; objetivo é despertar lideranças inovadoras, capazes de transformar colaboradores em protagonistas para o sucesso da organização

A gestão humanizada, que prioriza o bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores, pode levar à redução de doenças ocupacionais, ao aumento da produtividade e dos lucros nas empresas. A afirmação é do consultor Felipe Amaro, diretor da FATD Consultoria e Gestão Empresarial, que prepara o 2º HRID (Human Resources Innovation Day), que reunirá lideranças e profissionais de RH (Recursos Humanos). O evento será no dia 28 de agosto, no Espaço 301 Eventos, em Campinas, a partir das 19h. Os ingressos podem ser adquiridos neste link: https://www.sympla.com.br/evento/rh-human-resources-innovation-day-hrid/3053721?referrer=www.google.com.

Neste ano, o tema é “A urgência contemporânea de se humanizar a gestão de pessoas – Como a filosofia pode contribuir para o alcance de resultados organizacionais.” Para abordar o assunto, a FATD convidou o filósofo, escritor e apresentador Fernando Moraes, autor de nove livros, dentre eles “A Arte de Pertencer”, “O que te move”, “Tempo de Ser” e “A Alma Secreta das Palavras”. A apresentação do evento será do ator e empresário Luciano Szafir.

Segundo Amaro, ao criar um ambiente de trabalho mais humanizado, as empresas podem diminuir a incidência de faltas, a rotatividade de pessoal e os custos relacionados à saúde dos funcionários.  Além disso, a gestão humanizada promove a motivação, o engajamento e a satisfação dos trabalhadores, o que se reflete em um melhor desempenho e resultados.

“A maior parte das doenças emocionais e psicossomáticas que estão aparecendo, atualmente, são reflexo da falta de organização e gestão humanizada nas empresas. Há pesquisas que mostram, por exemplo, que 30% dos acidentes de trabalho estão relacionados ao estresse, que gera falta de atenção, e a falhas na comunicação interpessoal entre lideranças e liderados”, observa o especialista em recursos humanos.

A boa notícia é que esse cenário acende um sinal de alerta nas organizações que, nos últimos anos, estão em busca de soluções para ampliar o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho, na tentativa de construir uma relação em que todos ganham. E é para contribuir com essa jornada de renovação que a FATD traz aos gestores a palestra de Moraes,que se consolida como uma das vozes mais relevantes na conexão entre filosofia e mundo corporativo.

“Corporações bem-sucedidas no mundo conseguiram atingir seus resultados, melhoraram seu desempenho de meta e lucro apostando nas pessoas. Deram oportunidade para os colaboradores desenvolverem seus potenciais e talentos. A filosofia pode ajudar as empresas a pensarem a gestão de pessoas revisitando o conceito de humanização nas relações de trabalho, tendo o humano como protagonistas de seus resultados. Empatia, solidariedade, alteridade e generosidade, são valores essencialmente humanos para se pensar o mundo do trabalho contemporâneo. É sobre isso que vamos refletir”, adianta o filósofo.

A falta de gestão humanizada gera prejuízos ao trabalhador, às empresas e à sociedade em geral. De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), afastamentos causados por doenças e acidentes de trabalho representam perda média anual de 4% para o PIB mundial (Produto Interno Bruto). No Brasil, essa porcentagem equivale a aproximadamente R$ 468 bilhões/ano. Mas é possível mudar esse cenário, segundo Amaro.

“A empresa que quer ter uma ampliação no faturamento por meio do esforço dos colaboradores, precisa transformar o RH em um parceiro de negócios, com autonomia, para que possa ter uma visão da organização como um todo e passe a trazer soluções assertivas para cada setor. O investimento no capital humano é a principal inovação que as empresas devem fazer e queremos mostrar os caminhos para essa transformação nesse evento”, assinala o diretor da FATD.

NA PRÁTICA

No dia a dia, isso significa colocar em pauta temas como qualidade de vida, segurança no trabalho, saúde mental, autoconhecimento, treinamentos, além de voltar a atenção para pequenos detalhes que possam interferir no bem-estar do trabalhador e atrapalhar a entrega de resultados.

 “Se numa empresa os colaboradores do administrativo reclamam muito de dor nas costas, por exemplo, é preciso verificar se as cadeiras estão adequadas e substituí-las, se necessário. É um RH estratégico, com funções para além de fazer folha de pagamento, que deve ter essa visão e passar para a empresa”, exemplifica o especialista.

O retorno do investimento é percebido em pouco tempo. “Estudos comprovam que colaboradores felizes são 20% mais produtivos. O olhar empático da empresa garante a entrega de melhores resultados, diminui o estresse, o funcionário se sente pertencente a organização e quer permanecer nela. Tudo isso, reflete na relação das empresas com os clientes e, claro, no faturamento”, assinala Amaro.

SOBRE A FATD CONSULTORIA EMPRESARIAL

Com mais de 10 anos de experiência no mercado, a FATD Consultoria e Gestão Empresarial consolidou-se como uma das principais consultorias especializadas em Recursos Humanos, Competências em Gestão Organizacional, além de soluções sob medida para Marketing estratégico. A empresa, com sede em Campinas, apresenta soluções em formações corporativas para organizações que buscam melhor desempenho no alcance de metas por meio dos seus principais parceiros: seus colaboradores.

SOBRE FERNANDO MORAES

Fernando Moraes é filósofo, escritor, palestrante, professor e apresentador  do Programa Humanideia na Band+ e na Rádio CBN. É autor de nove livros, dentre eles Tempo de Ser, Renovo, O que te move, A Arte de Pertencer e A Alma Secreta das Palavras. Com passagem por projetos de desenvolvimento humano no Brasil e no exterior, Moraes é hoje uma das vozes mais relevantes na conexão entre filosofia e mundo corporativo. Entusiasta da filosofia que acolhe o cotidiano, ele acredita no poder dos bons afetos como fio condutor do desenvolvimento humano.

O QUE

2º Human Resources Innovation Day – Evento voltado para lideranças e profissionais de RH

QUANDO

28 de agosto, às 19h

ONDE

Espaço 301 eventos, em Campinas.

INGRESSOS:

https://www.sympla.com.br/evento/rh-human-resources-innovation-day-hrid/3053721?referrer=www.google.com

Sobre o Autor