“PIO Hub”: agência de marketing de influência do Grupo EP, une credibilidade, impacto positivo e resultados
Nova empresa conta com talentos da empresa e abre seleção de talentos externos a partir do dia 25/10; Conglomerado reforça portfólio multiplataforma
O Grupo EP, conglomerado de mídia afiliado à Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, apresenta a PIO Hub, sua nova agência de marketing de influência. Criado com foco na Creators Economy e no fortalecimento da relação entre marcas e criadores de conteúdo, a agência nasce com uma proposta moderna, criativa e respaldada pela credibilidade do grupo de comunicação, que aprimora o seu portfólio multiplataforma. Com nomes de influenciadores que já fazem parte dos veículos de TV (EPTV) e rádio (EP FM) do Grupo EP, a PIO Hub dá um novo passo em sua trajetória e abre inscrições, que podem ser feitas aqui, no dia 25/10 para a seleção de novos talentos externos, que passarão a integrar o time.
O propósito da marca é atrair, impulsionar e apoiar influenciadores, oferecendo oportunidades de crescimento e visibilidade, ao mesmo tempo em que gera valor para as marcas que desejam comunicar com propósito. A missão é ser referência regional em marketing de influência, unindo credibilidade, impacto positivo e resultados reais. Seus pilares se baseiam no pioneirismo, na influência com propósito, na oportunidade de crescimento mútuo e na transparência em todas as etapas do relacionamento com os criadores e parceiros.
De acordo com dados da Goldman Sachs, a Creator Economy deve praticamente dobrar nos próximos cinco anos, movimentando cerca de US$480 bilhões no mundo até 2027. No Brasil, esse ecossistema já é um dos mais vibrantes do planeta: em 2025, o país conta com aproximadamente 14 milhões de criadores de conteúdo, sendo 71% da Geração Z e 24% dos Millennials, segundo o Censo Criadores de Conteúdo da Wake. O mercado é impulsionado por influenciadores que atuam em múltiplas plataformas. Nesse cenário, a autenticidade se consolida como um valor essencial: 7 em cada 10 brasileiros consideram esse atributo decisivo na hora de seguir um criador, e 8 em cada 10 já compraram produtos recomendados por influenciadores.
“A PIO Hub nasce com o propósito de dar protagonismo aos criadores. A ideia estar próximo dos talentos, estimulando sua criatividade e viabilizando projetos que talvez não conseguissem realizar sozinhos. O hub também se propõe a ser um espaço de conexão, onde podem surgir parcerias entre criadores, marcas e produtos do próprio Grupo EP. Mais do que uma agência voltada à comercialização de espaço publicitário, a PIO Hub representa uma nova forma de enxergar a influência, gerando valor real e compartilhado para todos os envolvidos”, afirma André Otaviano, diretor de Novos Negócios do Grupo EP.

André Otaviano é diretor de Novos Negócios do Grupo EP – Crédito: Divulgação
A PIO Hub nasce como um centro de conexões que busca unir talentos e empresas em torno de histórias autênticas e relevantes, e já conta com nomes da casa como Larissa Cavalcante, apresentadora do Manhã EP da EP FM e do programa de TV Chega Aí ; Tatiane Camargo, apresentadora do programa de TV Mais Caminhos; Zé Neves, apresentador do Manhã EP da EP FM e do Arena CBN da CBN Campinas; Leonardo Vilela, editor e videomaker do Terra da Gente; Marcos Felipe, apresentador do EP Agro e Virgínia Alves, repórter do EP Agro.
O projeto também reforça a importância de uma produção de conteúdo autêntica e constante, incentivando os influenciadores a criarem narrativas próprias e relevantes para suas comunidades e também desenvolverem projetos em parceria com o Grupo EP, com a possibilidade de cocriação e monetização com as marcas. Mais do que números, a PIO Hub valoriza o engajamento real.
Para André Otaviano, o propósito da PIO Hub vai além da presença digital. “Nós reconhecemos a força e o alcance das redes sociais, mas também entendemos a dimensão e a credibilidade da mídia clássica. O grande diferencial da PIO Hub está justamente em conectar esses dois universos, oferecendo aos criadores a chance de alcançar novas audiências e dar às marcas a oportunidade de se comunicar tanto com o público digital quanto com o da grande mídia. Essa integração amplia o impacto das campanhas e reforça o papel social e de influência positiva que o Grupo EP exerce na região”.
A PIO Hub já estreia com grandes parcerias. Supermercados Pague Menos e Montreal são algumas das marcas que já investiram em talentos da agência e estão desenvolvendo campanhas multiplaformas, integrando conteúdo com influenciadores, presença digital e exposição nos canais do Grupo EP. Mais do que uma agência, a PIO Hub se propõe a ser uma plataforma de desenvolvimento para novos talentos, oferecendo suporte completo: prospecção e negociação de parcerias, assessoria de imprensa, mentorias personalizadas, acompanhamento de vendas e entregas, gestão de agenda e criação de mídia kit personalizado. O objetivo é garantir que cada criador tenha as ferramentas e o acompanhamento necessários para profissionalizar sua presença digital e ampliar seu alcance.
Significado PIO Hub
O nome PIO Hub carrega em si o conceito de pioneirismo e conexão. “PIO” faz referência à palavra “pioneiro”, “inovador” e “oportunidades”, reforçando o propósito do Grupo EP de inovar e liderar movimentos na região, enquanto “Hub” simboliza o papel de centro de conexões entre marcas, criadores e público. Juntos, os termos traduzem a essência do projeto: um espaço colaborativo onde ideias se encontram, talentos se desenvolvem e novas oportunidades de influência e comunicação ganham vida.
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é o maior conglomerado de comunicação do Brasil, formado por empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 46 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, PIO Hub (agência de marketing de influência), EP Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
A EPTV também é destaque em reconhecimento: foi eleita uma das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2025, segundo pesquisa da revista internacional TIME, em parceria com a Statista.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12,3 milhões de telespectadores e representa 7,18% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2025 / IPC Maps 2025).